Questões de Concurso sobre Lentes

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
200 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Suponha-se que o raio de curvatura das faces de uma lente biconvexa simétrica de vidro (n = 1,5) seja igual a 40 cm. Nesse caso, considerando-se que a lente esteja imersa no ar (n = 1), é correto afirmar que a distância focal dessa lente é de 40 cm.


C

Certo


E

Errado

Uma vela e um anteparo são colocados de lados opostos de uma lente convergente perpendicularmente ao eixo principal e distante 125 cm um do outro.


Verifica-se que há duas posições em que a lente pode ser colocada, distantes 75 cm uma da outra, para obter imagens nítidas da vela projetadas no anteparo.


A distância focal da vela é igual a


A

10 cm.


B

15 cm.


C

20 cm.


D

25 cm.


E

30 cm.

Tal associação de lentes pode ser substituída por uma lente equivalente de vergência negativa, gerando-se a mesma imagem.


C

Certo


E

Errado

Se o objeto da figura A estiver posicionado à distância x1 do foco objeto da lente e sua imagem conjugada estiver posicionada à distância x2 do foco imagem da lente, então a distância focal f da lente pode ser corretamente calculada por meio da seguinte equação: f = (x1x2)1/2.


C

Certo


E

Errado

Durante uma apresentação, Warlley precisava projetar a imagem de um objeto na parede da sala, porém, devido à falta de equipamento adequado, ele resolveu montar um dispositivo óptico que funciona conforme ilustra as imagens a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Esse dispositivo está funcionando como


A

um espelho côncavo.


B

um espelho convexo.


C

uma lente divergente.


D

uma lente convergente.

Ao se fixar a posição do objeto e da lente L1 e se afastar a lente L2 para a direita, a imagem final aproxima-se do centro óptico da lente L2.


C

Certo


E

Errado

Um lápis está posicionado perpendicularmente ao eixo principal e a 30 cm de distância do centro óptico de uma lente esférica delgada, cuja distância focal é -20 cm. A imagem do lápis é

OBSERVAÇÃO: Utilizar o referencial de Gauss.


A

real e invertida.


B

virtual e aumentada.


C

virtual e reduzida.


D

real e aumentada.


E

real e reduzida.

Considere uma lente biconvexa feita de um material com índice de refração 1,2 e raios de curvatura de 5,0 cm e 2,0 cm. Ela é imersa dentro de uma piscina e utilizada para observar um objeto de 80 cm de altura, também submerso, que se encontra afastado a 1,0 m de distância. Sendo o índice de refração da água igual a 1,3, considere as seguintes afirmativas:


I. A lente é convergente e a imagem é real.

II. A lente é divergente e a imagem é virtual.

III. A imagem está a 31 cm da lente e tem 25 cm de altura.


Considerando V como verdadeira e F como falsa, as afirmações I, II e III são, respectivamente,


A

V F F.


B

F V F.


C

F F V.


D

V V F.


E

F V V.

Uma vela acesa foi colocada parada, verticalmente, a 4 m de distância de uma parede também vertical. Na região entre a vela e a parede existem duas posições onde se pode fixar uma lente convergente gaussiana, de distância focal 0,75 m, de modo que sejam projetadas sobre a parede imagens nítidas da chama dessa vela. Essas posições estão indicadas na figura e nomeadas como Posição 1, a uma distância x1 da vela, e Posição 2, distante x2 da vela.


Imagem associada para resolução da questão


É correto afirmar que a relação é igual a:


A


B


C


D


E

A professora queixou-se à mãe de Pedrinho de que o aluno tem apresentado dificuldade para realizar a leitura de textos em geral. Segundo o relato da professora, Pedrinho, para conseguir ler um texto numa folha, precisa afastá-la de seus olhos. Do ponto de vista da óptica, o aluno, possivelmente, apresenta:


A

miopia, devendo fazer uso de lentes divergentes.


B

miopia, devendo fazer uso de lentes convergentes.


C

hipermetropia, devendo fazer uso de lentes divergentes.


D

hipermetropia, devendo fazer uso de lentes convergentes.

Miopia é um problema de visão que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Lentes divergentes são usadas como forma de correção desse problema. Em relação à imagem de um objeto real produzida por uma lente divergente, podemos afirmar que é sempre:


A

real e maior que o objeto.


B

real e igual ao objeto.


C

real e menor que o objeto.


D

virtual e maior que o objeto.


E

virtual e menor que o objeto.

Suponha que uma lente esférica delgada tem distância focal de 6 cm e que um objeto está se aproximando da lente com velocidade constante de 2 cm/s na direção paralela ao eixo central. Quando o objeto se encontra a 10 cm da lente, a velocidade com que a imagem correspondente se afasta da lente é de


A
1,5 cm/s.

B
2,0 cm/s.

C
4,5 cm/s.

D
5,0 cm/s.

Um telescópio refrator é construído com uma objetiva acromática formada pela justaposição de duas lentes esféricas delgadas, uma convexo-côncava, de índice de refração n1 e raios de curvatura R e 2R; e a outra biconvexa de índice de refração n2 e raio de curvatura R.

Já a ocular é uma lente esférica delgada simples com uma distância focal que permite um aumento máximo para o telescópio igual, em módulo, a 5.

Observando-se através desse telescópio um objeto muito distante, uma imagem final imprópria é conjugada por esse instrumento.

Considere que o telescópio seja utilizado em condições usuais nas quais é mínima a distância L entre as lentes objetiva e ocular, que o local onde a observação é realizada tenha índice de refração constante e igual a 1; e que sejam desprezadas as características do sistema óptico do observador.

Nessas condições, o comprimento mínimo L desse telescópio será dado por


A


B


C


D

Ocorre quando a córnea é pouco curva ou seu olho é mais curto do que o normal. Quando o olho está em um estado de relaxamento, a luz é focada na parte de trás, fazendo com que objetos próximos fiquem embaçados, trata-se:


A

Miopia.


B

Astigmatismo.


C

Hipermetropia.


D

Vista cansada.

Uma lente é um objeto transparente que necessariamente é limitado por duas superfícies refratoras e possui um eixo central em comum. Raios luminosos podem mudar a direção ao penetrar em lentes. Um exemplo claro desse desvio é quando a lente está imersa no ar. Qual das alternativas abaixo explica o desvio dos raios luminosos em lentes?


A

Como o índice de refração do ar e da lente são diferentes, a luz é refratada ao penetrar e ao sair da lente.


B

Uma lente desvia os raios luminosos independentemente dos índices de refração do meio material e do meio onde a lente está imersa.


C

Com índices de refração igual ao do ar, a passagem de luz na lente é facilitada, fazendo com que os raios luminosos sejam desviados.


D

Ao penetrar nas lentes, as ondas eletromagnéticas interagem com o meio material e perdem energia, provocando assim o desvio dos raios luminosos.


E

Ondas eletromagnéticas possuem elevados valores de comprimento de ondas. Ao interagir com uma lente, o meio muda e seu comprimento de onda aumenta mais ainda. Para que isso ocorra, a luz deve desviar.

Uma pessoa não consegue ver os objetos, pois a imagem está sendo formada após a retina. Para ver a imagem nitidamente, essa pessoa deverá usar óculos:


A

com lentes divergentes.


B

com lentes convergentes.


C

com lentes convergentes e divergentes, simultaneamente.


D

com duas lentes convergentes.

   
Gerar simulado