Imagem de fundo

Partículas instáveis, denominadas mésons μ, são produzidas...

Nas questões de Física, quando necessário, utilize:


  1. aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
  2. cos 30º = sen 60º =
  3. cos 60º = sen 30º =
  4. calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)
  5. calor latente de fusão do gelo: Lf = 80 cal/g
  6. temperatura de fusão do gelo: θf = 0 ºC
  7. densidade do gelo: μg = 0,92 g/cm3
  8. densidade da água: μA = 1,0 g/cm3

Partículas instáveis, denominadas mésons μ, são produzidas pela incidência de raios cósmicos sobre as elevadas regiões da atmosfera terrestre.


Para um referencial R’, em repouso em relação a esses mésons, tais partículas deveriam se desintegrar muito rapidamente após seu surgimento, durando apenas um intervalo de tempo Δt’ e não deveriam ser detectadas na superfície da Terra. No entanto, são detectadas e em abundância! Esse “problema” só é compreendido sob a interpretação relativística do movimento dos mésons, já que eles se movem a altíssimas velocidades em relação à superfície da Terra.


Ao se observar o movimento de um méson μ, a partir da superfície da Terra, mede-se seu tempo de vida como sendo Δt = 15,9 ∙ Δt’. Considerando que, em relação à R’, esse méson percorre 660 m, então, para um observador na superfície da Terra, tal méson percorre, em m, uma distância igual a


A

41,5


B

660,0


C

5247,0


D

10494,0