

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A eficiência do bombeamento cardíaco é muito controlada pelos nervos simpáticos e parassimpáticos, suprindo com abundância o coração. A respeito do controle do coração por tais nervos, marque a alternativa incorreta.
A quantidade de sangue bombeada a cada minuto pelo coração pode aumentar em várias vezes 100% pela estimulação simpática. Em contrapartida, o débito cardíaco pode ser diminuído a zero ou quase zero pela estimulação vagal.
A estimulação simpática aumenta a força de contração do músculo cardíaco, crescendo portanto o volume de sangue bombeado e a pressão de ejeção.
A intensa estimulação vagal pode diminuir a força de contração em até 20 a 30%. Essa diminuição só não é maior porque as fibras vagais estão principalmente distribuídas nos ventrículos e muito pouco nos átrios
A intensa estimulação simpática pode aumentar a frequência cárdica no homem adulto para ate 180 a 200 e, raramente, ate 250 batimentos por minutos em jovens.
A intensa estimulação vagal do coração pode parar os batimentos cardíacos por uns poucos segundos, mas após isso o coração “escapa” e começa a bater numa frequência de 20 a 40 batimentos por minuto.