

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A cirurgia de artroplastia total de quadril (ATQ) é utilizada para o tratamento da artrite avançada do quadril. O fisioterapeuta tem um papel importante na reabilitação pré e pós-operatória dessa cirurgia. Nesse contexto, marque a alternativa CORRETA:
Após uma ATQ não cimentada os pacientes costumam ter permissão para apoiar todo o peso tolerado quase que imediatamente após a cirurgia.
Antes de descontinuar o uso de um meio auxiliar para deambulação no pósoperatório, é importante recuperar a força dos adutores e extensores do quadril, de modo a manter a estabilidade e simetria durante a deambulação.
São fatores de risco que devem ser observados antes de iniciar a reabilitação, que podem contribuir para luxação articular após a ATQ: história de cirurgia prévia de quadril, demência e acesso cirúrgico anterior, que apresenta risco mais elevado do que o acesso posterior, anterolateral ou lateral.
Mesmo se o paciente tiver permissão para apoiar todo o peso sobre o membro operado, e descontinuar o uso de muleta ou bengala conforme a tolerância, ele deve, por precaução, continuar usando o auxílio durante as primeiras semanas quando for subir e descer escadas, para um apoio de peso protegido.