Imagem de fundo

Um fisioterapeuta deverá fazer a progressão do tratamento...

Um fisioterapeuta deverá fazer a progressão do tratamento de uma paciente submetida à cirurgia de prótese total do joelho. Trata-se de uma mulher de 48 anos de idade, ativa, com quadro de artrose associado a desvio acentuado do alinhamento articular. Ela foi operada há dois dias e, até o momento, realizou apenas exercícios de mobilidade ativoassistidos – flexão, hiperextensão; contrações isométricas do quadríceps; elevações do membro em extensão; e, aplicações periódicas de crioterapia. Com relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que melhor indica os fatores imprescindíveis para o início do treino de marcha.


A

Desempenho muscular de tronco, membros superiores e ausência de edema na articulação.


B

Desempenho muscular global, capacidade cardiorrespiratória e nível intelectual.


C

Desempenho muscular global, ausência de edema, capacidade cardiorrespiratória e realização de treino pré-operatório.


D

Controle inflamatório, efetiva ativação do quadríceps, capacidade de elevar o membro em extensão e presença de um recurso auxiliar para marcha – no caso, uma bengala.


E

Controle inflamatório, efetiva ativação do quadríceps, capacidade de elevar o membro em extensão e presença de um recurso auxiliar para marcha – no caso, um andador ou muletas.