No período pré-natal a gestante deve ser encaminhada para acompanhamento fisioterapêutico. Sobre a avaliação e a intervenção da Fisioterapia na gravidez, considere V para verdadeiro e F para falso.
( ) O acompanhamento fisioterapêutico no pré-natal visa preparar para o parto, aliviar as dores e desconfortos, prevenir disfunções musculoesqueléticas e uroginecológicas.
( ) Na gestante a partir do segundo mês de gestação, entre 20% e 90% das mulheres apresentam dores lombares e pélvicas, cuja etiologia provavelmente está associada à retificação da lordose lombar compensatória que contribui para o estresse mecânico na coluna lombar.
( ) Na gestante, a biomecânica alterada, sob a influência da relaxina e do estrogênio, pode aumentar o estresse mecânico sobre as articulações pélvicas e na coluna lombar.
( ) A lombalgia na gestante é caracterizada pela dor na região lombar, entre a 12ª costela e irradiando para os glúteos; enquanto a dor na cintura pélvica ocorre entre a crista ilíaca posterior e os glúteos, particularmente nas proximidade da articulação sacroilíaca.
( ) Para prevenção de traumas perineais, a massagem perineal poderá ser feita na gravidez para aumentar o tônus e a rigidez dos músculos do assoalho pélvico, visando à prevenção de disfunções do assoalho pélvico, principalmente a incontinência urinária, tanto na gravidez quanto no pós-parto.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
V, F, V, V, V.
F, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.