Imagem de fundo

Independentemente do fator desencadeante do acidente...

Independentemente do fator desencadeante do acidente vascular cerebral, o que determina a evolução clínica e o prognóstico dos pacientes é a magnitude do AVC. O desenvolvimento do aumento da hipertensão intracraniana, quando não controlada adequadamente, pode agravar a lesão cerebral. Sobre o tratamento fisioterápico de pacientes que desenvolveram hipertensão intracraniana, é correto afirmar que:


A

a aspiração endo ou nasotraqueal tende a desenvolver grande aumento da PIC, sendo assim estão indicadas a sedação e/ou curarização, quando esses procedimentos se fizerem necessários.


B

a tapotagem está indicada mesmo na eventualidade de gerar agitação em pacientes pouco sedados.


C

a vibrato-compressão pode levar à diminuição brusca da pressão intracraniana pela diminuição da pressão intratorácica, que promove o fluxo do líquido para a coluna.


D

o desmame do ventilador deverá ser iniciado para que a diminuição da pressão intracraniana seja diminuída como efeito adverso.