O sistema cardiorrespiratório tem importância extrema para que o corpo humano funcione de forma adequada. Responsável por diversas funções no corpo humano, o sistema cardiorrespiratório está em processo constante de adaptação frente à demanda do organismo. O entendimento de sua anatomofisiologia é imprescindível para se entender a fisiopatologia e as formas de tratamento nos casos de falha desse sistema vital.
Considerando a fisiologia cardiorrespiratória, é correto afirmar que
a válvula mitral, ou atrioventricular direita, participa do coração em seus compartimentos que recebem sangue arterial.
a pressão intratorácica negativa atua basicamente no sistema respiratório e não gera influência na demanda de sangue nas veias cavas.
através das veias pulmonares, o sangue chega ao coração no átrio esquerdo que desce ao ventrículo esquerdo para ser ejetado através da aorta para todo o corpo.
o sangue possui uma função vital na remoção de substâncias não saudáveis às células como os radicais livres, oxigênio e íons de hidrogênio, que acidificam o meio intracelular.
as artérias pulmonares que saem do coração, com grande concentração de oxigênio, são responsáveis por manter os tecidos bem nutridos e oxigenados, além de exercer a função depurativa dos órgãos, ou seja, de remoção de elementos prejudiciais.