A escoliose é caracterizada por alterações tridimensionais da coluna vertebral sendo a forma de apresentação mais comum à idiopática do adolescente. A classificação da escoliose serve como um norte para a compreensão da etiologia, progressão e escolha de abordagens terapêuticas. Sendo assim, etiologicamente falando, julgue as afirmativas que classificam a escoliose como:
( ) A escoliose idiopática do adolescente é caracterizada pela presença de uma curva estrutural na coluna vertebral, com rotação vertebral evidente no lado convexo da curva.
( ) A escoliose degenerativa ocorre devido ao desgaste progressivo das estruturas da coluna vertebral, como os discos intervertebrais e as articulações facetárias, resultando em curvas anormais da coluna em adultos com idade avançada.
( ) A escoliose funcional é caracterizada por curvas anormais da coluna que são reversíveis e não associadas a deformidades estruturais na coluna vertebral.
( ) A escoliose neuromuscular é causada por distúrbios neurológicos que afetam os músculos e nervos que sustentam a coluna vertebral, levando a desequilíbrios musculares e deformidades na coluna.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, V, V.
V, V, V, F.