Imagem de fundo

A fisiopatologia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) apresenta alguns sinais c...

A fisiopatologia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) apresenta alguns sinais clínicos. Sobre isso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Durante a expiração, as vias aéreas, já estreitadas pela inflamação, remodelação e secreções excessivas, são prematuramente fechadas, prendendo o ar nas vias aéreas e espaços aéreos distais. Esse aprisionamento de ar causa a hiperinflação, que é definida como um aumento anormal da quantidade de ar dentro do tecido do pulmão, no fim de uma expiração corrente.

( ) Haverá aumento da resistência vascular pulmonar secundária a danos na parede capilar e vasoconstrição reflexa na presença de hipoxemia, resultando em hipertrofia do ventrículo direito, o que é denominado de cor pulmonale.

( ) Conforme a doença progride e mais áreas dos pulmões ficam envolvidas, a hipercapnia se torna pior e a hipoxemia, uma condição na qual existe um aumento da quantidade de dióxido de carbono no sangue arterial, irá se desenvolver.

A

C - C - E.

B

E - C - C.

C

C - E - E.

D

E - C - E.