Durante a avaliação cinesiológica de um paciente realizando...
Imagem de fundo

Durante a avaliação cinesiológica de um paciente realizando...

Durante a avaliação cinesiológica de um paciente realizando o movimento de flexão do cotovelo (rosca direta) segurando um halter, o fisioterapeuta observa a atuação do músculo bíceps braquial. Considerando os princípios da biomecânica e o sistema de alavancas, assinale a alternativa que classifica corretamente o tipo de alavanca predominante nesta articulação durante esse movimento específico e a relação das forças envolvidas.


A

Alavanca interpotente (terceira classe), onde a força de resistência é aplicada entre o eixo e a força muscular.


B

Alavanca de equilíbrio, caracterizada por ter o braço de força sempre maior que o braço de resistência, facilitando a força pura.


C

Alavanca interfixa (primeira classe), onde o eixo articular situa-se entre a força muscular e a força de resistência.


D

Alavanca inter-resistente (segunda classe), onde a força de resistência situa-se entre o eixo articular e a força muscular.


E

Alavanca interpotente (terceira classe), onde a força muscular é aplicada entre o eixo articular e a força de resistência (peso).