Imagem de fundo

Leia o caso a seguir. Paciente do sexo masculino, 68 anos, com diagnóstico de doença de...

Leia o caso a seguir.


Paciente do sexo masculino, 68 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson (Hoehn & Yahr estágio 2) há 5 anos, apresenta rigidez muscular em membros superiores e inferiores, tremor de repouso em mãos, bradicinesia e episódios de congelamento da marcha (freezing). Possui também diabetes mellitus tipo 2 com hemoglobina glicada de 8,5% e neuropatia periférica leve em pés.


A conduta fisioterapêutica indicada para esse paciente, considerando as duas condições clínicas, é


A

prescrever exercícios em piscina aquecida de alta intensidade sem monitorização, priorizando a redução do tremor de repouso por meio da imersão.


B

restringir a intervenção a exercícios respiratórios e relaxamento, evitando mobilização ativa pelo risco de hipoglicemia durante o esforço físico.


C

indicar uso de órteses rígidas em membros superiores e inferiores para controle postural e prevenção de quedas associadas ao freezing.


D

realizar exercícios de mobilidade e alongamento, treino de marcha com pistas externas, treino de equilíbrio e orientações sobre cuidados com os pés.