

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma paciente de 58 anos foi encaminhada para o setor de fisioterapia após realizar a artroplastia total do joelho esquerdo há 20 dias devido à osteoartrose avançada. Durante a avaliação, apresentou redução da amplitude de movimento, diminuição da força muscular do membro inferior esquerdo, marcha lenta, insegurança durante a deambulação e necessidade de uso de andador. Considerando o caso clínico apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
A prática de subida e descida de escadas deve ser evitada durante toda a reabilitação pós-operatória, pois as demandas biomecânicas dessa atividade podem prejudicar a recuperação funcional do membro operado.
O uso do andador deve ser contraindicado durante o período inicial da reabilitação, pois favorece a dependência funcional e atraso na recuperação da marcha.
Durante o treinamento de marcha com dispositivo auxiliar, o paciente deve, imprescindivelmente, avançar primeiro o membro inferior não acometido.
O treinamento de marcha pode incluir mudanças de direção, treino em diferentes superfícies e prática de obstáculos, conforme a evolução funcional e a segurança do paciente.