Imagem de fundo

A locomoção é uma função complexa. Os movimentos dos...

A locomoção é uma função complexa. Os movimentos dos membros inferiores, que auxiliam na marcha humana, permitem que um indivíduo fique de pé e caminhe ao realizarem uma sequência coordenada de ações entre segmentos articulares e musculares, sendo realizados ora para estabilizar, ora para permitir a execução de movimentos coordenados que fisiologicamente não geram esforços ou desgastes, e tiram proveito inclusive da força da gravidade. O fisioterapeuta deve estar familiarizado com a anatomia funcional dos segmentos envolvidos na realização da marcha, a fim de que possa estabelecer um adequado plano de reabilitação funcional para seu paciente nas suas diversas necessidades. O ciclo da marcha humana é composto por fase de balanço, ou oscilação, e fase de apoio. Em cada uma dessas fases, um determinado músculo ou grupo muscular realiza movimentos e ações específicas e conjuntas. Considerando a fisiologia da marcha humana, pode-se afirmar:


A

Durante a fase de pré-balanço, os músculos da jarrete estabilizam o joelho para desacelerar o membro inferior e preparar o apoio duplo.


B

Durante a fase de apoio, no toque do calcâneo, no contato inicial, os flexores plantares do tornozelo realizam contração concêntrica para preservar o arco longitudinal do pé e permitir a acomodação do passo.


C

Durante a fase de apoio, na resposta à carga, os abdutores do quadril estabilizam a pelve para que os flexores plantares do tornozelo desacelerem a massa.


D

Durante a fase de balanço, na resposta à aceleração, o tibial anterior permite o impulso do hálux para garantir a cadência do membro inferior ao realizar a passada.


E

Durante a fase de balanço, no balanço médio, os flexores do joelho realizam contração excêntrica para desacelerar a perna.