Imagem de fundo

Um atleta de 28 anos, jogador de rugby, sofreu um trauma...

Um atleta de 28 anos, jogador de rugby, sofreu um trauma durante uma partida ao realizar um tackle com o ombro em abdução de 90° e rotação externa. Após o impacto, relatou dor intensa no ombro direito acompanhada de perda súbita de força, limitação para elevar o braço e dificuldade para dormir sobre o lado afetado. A ressonância magnética evidenciou uma lesão de Hill–Sachs grave.

Com base neste caso clínico, assinale a alternativa correta:


A

O relato de dor pode piorar em posição de flexão e adução de ombro.


B

O relato de dor pode piorar em posições de abdução ou hiperextensão de ombro.


C

A positividade do teste de apreensão no final da abdução e rotação lateral (end range) está atribuída à presença de defeito na cavidade glenoidal, e não à lesão de Hill-Sachs.


D

A confirmação da instabilidade do ombro não é necessária sob anestesia, pois o exame físico em vigília é sempre suficiente para detectar lesões de Hill-Sachs.


E

Após a lesão não há possibilidade de uma nova luxação.