

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os ossos do carpo são divididos em duas fileiras. Na fileira distal, no sentido rádio – ulna, são os seguintes ossos:
Trapézio, trapezoide, capitato e hamato.
Hamato, capitato, trapezoide e trapézio.
Escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme.
Pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide.
Hamato, trapezoide, piramidal e escafoide.
Dentro do critério adotado de anatomia funcional, o funcionamento do Sistema Nervoso, de maneira geral, resume-se em que são os neurônios, que realizam a função neural e podem ser classificados em três tipos. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Neurônio receptor.
2. Neurônio de associação.
3. Neurônio efetor.
Coluna 2
( ) Geralmente localizados no Sistema Nervoso Central que realiza a interpretação do estímulo (que pode ser consciente ou não), analisa as informações, armazena sob a forma de memória, elabora padrões de resposta ou gera respostas espontâneas (comanda e desencadeia a resposta adequada a este estímulo). Quanto maior o número de neurônios de associação participando em uma via nervosa, mais elaborada será a resposta.
( ) Sensitivo ou aferente é o que recebe o estímulo e os encaminha ao SNC, geralmente está localizado na periferia e no interior do corpo e nos órgãos de sentidos especiais localizados na cabeça (visão, audição, olfação, equilíbrio e gustação).
( ) É o que conduz o impulso nervoso (geralmente emanado dos neurônios de associação) ao órgão efetuador (encarregado da resposta), músculo estriado esquelético, glândula ou músculo liso. No caso de estímulo em glândula e músculo liso, a resposta é involuntária (não depende de nossa vontade), pertencendo ao sistema nervoso autônomo. Deste modo, fechando assim, um ciclo de recepção, interpretação e envio de resposta, sendo que, em sentido amplo, esta seja a maneira, com a qual o SN se relaciona com o meio ambiente e com o meio interno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 2 – 1.
2 – 3 – 1.
2 – 1 – 3.
1 – 3 – 2.
1 – 2 – 3.
Os pulmões são as principais estruturas do sistema respiratório, pois é através desse órgão que ocorre a:
Hematose.
Alcalose.
Hemólise.
Acidose.
Hidrólise.
Sobre o órgão tendinoso de Golgi, marque a alternativa CORRETA.
Responde à dor, toque e frio.
Responde ao sentido de posição e movimento.
Responde ao alongamento leve ou de baixo limiar.
Responde aos estímulos vibratórios e à pressão profunda.
Responde ao alongamento ou tensão no tendão muscular.
Ao realizarmos a goniometria para o movimento de desvio radial do punho, o eixo deverá estar posicionado sobre a articulação
radiocarpal
úmero-ulnar
carpometacárpica
metacarpofalangeana
Qual o maior órgão e o maior osso do corpo humano?
Coração e Fêmur.
Fígado e Tíbia.
Pele e Úmero.
Pele e Fêmur.
Complete as lacunas e depois assinale a alternativa correta: A pleura é uma _______ ____________, definida como um tecido fino que reveste os pulmões e é subdivida em camadas parietal e visceral. A pleura _______ está em íntimo contato com as paredes da cavidade torácica e do mediastino A pleura ____________ adere ao tecido pulmonar. A cavidade pleural é preenchida por fluido para reduzir o atrito. Dentre as patologias que acometem as pleuras, pode-se citar: derrame pleural e ________________.
bolsa sanguínea – visceral – parietal – fibrose pulmonar
bolsa sinovial – parietal – visceral - acidente vascular cerebral.
bolsa faríngea – visceral – parietal – faringite
bolsa serosa – parietal- visceral – pneumotórax
Os músculos apresentam propriedades contráteis e elásticas quando são estimulados, promovendo encurtamento ou relaxamento após uma contração. O encurtamento adaptativo do tecido é chamado de:
torque
flacidez
inibição
contratura
A articulação do tornozelo propriamente dita é um gínglimo (dobradiça) formada pela extremidade distal da tíbia e fíbula, ligamento transverso inferior e o tálus. Determinado ligamento é um feixe triangular, robusto e achatado. Consta de dois feixes de fibras: superficial (fibras tibionaviculares, calcaneotibiais e talotibiais posteriores) e profundo (fibras talotibiais anteriores). Sua principal função é estabilizar a região medial do tornozelo e impedir o movimento de eversão. Esse ligamento é o:
calcaneofibular.
talofibular anterior.
deltoide.
talofibular posterior.
tibiofibular posterior.
No ambulatório de fisioterapia, são comuns as queixas de dores nas costas, predominantemente de dores lombares. Estima-se que até 90% dos pacientes com dores nas costas têm uma razão mecânica para a sua dor. Assim, o conhecimento sobre anatomia e biomecânica da coluna vertebral, especialmente da lombar, é primordial para o fisioterapeuta. Sobre a coluna lombar e sua anatomia, biomecânica e avaliação, é correto afirmar que:
A coluna lombar é destinada a suportar carga e proporcionar mobilidade do tronco. O plano principal de movimento é durante a rotação axial, no nível de L3 e L4.
O acoplamento na coluna lombar é o oposto do acoplamento da coluna cervical e torácico, em que os processos espinhosos movem-se na direção da concavidade da curva na flexão lateral fisiológica.
São cinco o número de vértebras da coluna lombar, de L1 a L5, seguidas por cinco corpos sacrais fundidos que formam o sacro e o cóccix. O alinhamento da coluna lombar geralmente tem um contorno lordótico, sendo considerado normal de 20º a 30º (ápice em L3) em uma pessoa em pé.
Abaixo de L5 o canal vertebral contém muitas raízes nervosas que formam a cauda equina, em que o padrão dermatomal sistemático é evidente sob a forma de segmentos em ordem distal a proximal ao longo da borda cefálica do membro inferior.
A musculatura intrínseca das costas é inervada pelos ramos secundários anteriores de nervos espinhais segmentares. Esses nervos também inervam a pele e os tecidos subcutâneos sobrejacentes aos músculos intrínsecos das costas, à coluna vertebral e às meninges.
O fisioterapeuta, ao avaliar a coluna cervical de um paciente, utiliza testes especiais. Sobre isso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(_) O teste de distração é realizado com o paciente sentado e as mãos do examinador no queixo e na região posterior da cabeça do paciente, realiza-se, então, a distração da região cervical, a qual, ao abrir os forames neurais, pode aliviar a dor consequente à compressão radicular nesse nível.
(_) A manobra de Spurling é realizada com extensão lateral da cabeça do paciente, na qual o examinador realiza pressão sobre o topo. O teste é positivo quando ocorre aumento dos sintomas radiculares na extremidade. Dores inespecíficas podem ser consequentes ao aumento de pressão das superfícies articulares das vértebras ou devido a espasmos musculares.
(_) O sinal de Lhermitte é usado para o diagnóstico de irritação meníngea. Com o paciente sentado, flete-se a cabeça de encontro ao tórax, podendo-se sensibilizar o teste com a extensão dos membros superiores. É positivo quando o paciente refere dor ou parestesias, podendo também queixar-se de dor irradiada para as extremidades.
(_) O teste da artéria vertebral testa a potência das artérias vertebrais, as quais atravessam os forames vertebrais. Com o paciente em posição supina, deve ser mantido nas seguintes posições por pelo menos 30 segundos: extensão cervical, rotação para a direita e para a esquerda, rotação para ambos os lados com o pescoço estendido. A rotação para a direita geralmente afeta a artéria vertebral esquerda e vice-versa. Os sintomas de estenose são tonturas, sensação de cabeça vazia e nistagmo.
(_) O teste de Adson testa a permeabilidade da artéria subclávia que pode ser comprimida pela costela cervical ou contratura dos músculos escalenos anterior e médio. Palpando-se o pulso radial, deve-se abduzir e rodar externamente o membro superior do paciente. Em seguida, o paciente deve prender a respiração e mover a cabeça em direção ao membro examinado. Qualquer compressão da artéria será percebida como uma diminuição ou mesmo desaparecimento do pulso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V – F – V.
F – V – F – F – F.
V – F – F – V – V.
V – V – V – F – F.
F – V – F – V – F.
As vértebras cervicais são as maiores e mais robustas da coluna vertebral.
Certo
Errado
Os meniscos (discos fibrocartilaginosos) separam os côndilos tibiais dos femorais. Quando o joelho está flexionado, os meniscos se deformam para manter a congruência entre os côndilos. Pressionando para baixo, forçando lateral e medialmente, podemos ter crepitações ou dor em qualquer lado. Assinale a alternativa correta que indica a qual dos seguintes testes ortopédicos isto se refere.
Teste de Mcmurray
Teste de deslocamento da dor à palpação de Steinman
Teste de compressão de Apley
Teste de Losee
Os cílios são uma das especializações de superfície de células epiteliais que se desenvolvem a partir de corpúsculos basais localizados no citoplasma apical, nas proximidades do domínio apical.
Certo
Errado
Em um paciente que rompeu os tendões distais dos dedos da mão esquerda após um acidente doméstico, podemos encontrar uma ação contraditória. Mesmo que o paciente exerça o estímulo para a flexão das interfalangeanas a ação de movimento resultante é a extensão. Esta situação ocorre devido à ação dos músculos lumbricais.
Certo
Errado
A definição de Ponto-Gatilho como sendo “ponto localizado e de alta irritabilidade na forma de nódulo em uma área rígida de um músculo estriado esquelético sensível à palpação” (TRAVELL & SIMONS, 1993) muito contribuiu para o entendimento e tratamento desta disfunção.
Analise as assertivas.
I. Os pontos-gatilho tendem a se manifestar no epimísio, de acordo com os padrões de distensão miofascial.
II. Os pontos-gatilho miofasciais podem estar envolvidos em todos os tipos de dor musculoesquelética ou de dor muscular mecânica, inclusive em bebês.
III. Embora possa haver muitas semelhanças entre pontos-gatilhos e os pontos de acupuntura, eles não são equivalentes.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Apenas I.
Apenas III.
I e II.
I, II e III.
leia e analise a afirmativa a seguir.
As articulações sinoviais, muitas vezes, para funcionarem bem e manterem integras suas estruturas, precisam de estímulos mecânicos que favorecem o fluxo e a produção de líquido sinovial em seus compartimentos internos. Um exemplo de manobra que favorece essa realidade são as técnicas de __________ e __________ da articular.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
coaptação / decoaptação
estiramento / rotação
deaptação / translação
estiramento / intercessão
rotação / deaptação
A anatomia palpatória utiliza-se dos dedos polegares e indicadores em pinça para realizar uma busca e uma averiguação por edemas que são comuns em algumas condições edematosas.
Certo
Errado
Qual é o músculo que consegue atuar tanto como extensor quanto flexor da mesma articulação, dependendo da posição da mesma?
Adutor longo.
Semitendinoso.
Deltóide.
Reto femoral.
Sobre o músculo diafragma, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O diafragma é um músculo essencialmente inspiratório.
( ) O diafragma é um músculo extenso, que separa as cavidades torácica e abdominal.
( ) O diafragma tem suas fibras musculares anteriores mais curtas que as posteriores, dando assim a configuração de uma cúpula com convexidade em direção ao tórax.
( ) O estudo ultra-sonográfico do diafragma é indicado para identificação dos distúrbios funcionais, na confirmação de uma boa intubação endotraqueal, nos tumores, nas hérnias e nas eventrações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V- V - F
F - F - V - F
V - F - V - F
F - V - F - V
V - V - V - V