

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando a abrangência do SUS referida no texto, analise as afirmativas abaixo.
I | O princípio da universalidade diz respeito ao acesso aos serviços de saúde nos níveis de média e alta complexidade. |
II | Estão incluídas ainda, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, a execução de ações de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. |
III | A integralidade de assistência é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. |
IV | Deve existir uma igualdade segmentária da assistência à saúde, mas sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. |
Em relação aos princípios e ao domínio de ação do SUS, estão correras as afirmativas
III e IV.
I e IV.
II e III.
I e II.
Considerando esse relato, deve-se concluir que, a ação dos profissionais do NASF junto aos ACS caracteriza a dimensão
preventivo-curativa.
clínico-assistencial.
técnico-pedagógica.
técnico-administrativa.
O núcleo de apoio de saúde da família (NASF) surgiu como uma ferramenta que possibilita ressignificação das práticas dos profissionais que participam dessa política, de toda a equipe trabalhadora da atenção básica, da população assistida e da rede de atenção. Sendo assim, segundo De Souza e colaborares (2013), um dos princípios básicos do processo de trabalho do fisioterapeuta inserido no NASF é
a organização das atividades de maneira individualizada.
o foco nas atividades de reabilitação.
a assistência frequente a todos os indivíduos.
o conhecimento do território.
Tendo como base o exposto e considerando as competências do SUS, dispostas no artigo 200 da Constituição Federal, analise as prerrogativas apresentadas abaixo.
I | Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. |
II | Colaborar na proteção do indivíduo, família e comunidade, secundarizando atividades que envolvam o meio ambiente. |
III | Declinar em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico. |
IV | Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e água para consumo humano. |
Estão entre as competências do SUS as atribuições presentes em
I e IV.
II e III.
I e III.
II e IV.
As discussões sobre Redes de Atenção à Saúde (RAS) têm auxiliado na organização da atenção às doenças agudas e às doenças crônicas no Brasil. Entende-se por Redes de Atenção à Saúde organizações ____________ de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral à determinada população, coordenada pela atenção ____________________, cuja organização acontece em territórios sanitários definidos pelos fluxos sanitários da __________________.
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é
hierárquicas / primária à saúde / regionalização
hierárquicas / especializada / população em busca de atenção
poliárquicas / primária à saúde / população em busca de atenção
hierárquicas / primária à saúde / população em busca de atenção
É um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Pode ser utilizado como uma ferramenta do processo de integração entre NASF e equipes vinculadas (ESF):
Redes de Atenção à Saúde (RAS)
Projeto Terapêutico Singular (PTS)
Projeto de Intervenção
Estudo de Caso
Clínica Ampliada
Estratégia para se atingir a igualdade de oportunidades no tocante ao usufruto de boas condições de saúde e de acesso aos serviços de promoção, prevenção e recuperação, levando-se em conta as disparidades de ordem social, étnica, econômica e cultural. Qual princípio do SUS (Sistema Único de Saúde) é considerado na afirmativa acima?
Equidade.
Universalização.
Igualdade.
Integralidade.
A Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF) introduz uma estratégia importante na consolidação do Modelo Social de Deficiência e tem sido utilizada mundialmente por profissionais da reabilitação (OMS, 2004).
Sobre a CIF, é correto afirmar que
a classificação se destina a uniformizar a descrição de condições de saúde de pessoas com incapacidade.
a CIF apresenta, para cada domínio, procedimentos de avaliação, com instrumentos de medida calibrados, para quantificar a funcionalidade.
tecnologias de apoio concebidas para melhorar a funcionalidade de uma pessoa com incapacidade são normatizadas pela CIF para que estejam em conformidade aos seus propósitos.
duas pessoas com o mesmo código de Classificação Internacional de Doenças (CID) vão apresentar os mesmos códigos da CIF em aspectos relacionados às estruturas e funções do corpo e às atividades, mas podem apresentar diferença nos códigos de participação e fatores contextuais.
tem sido utilizada como uma ferramenta estatística em estudos populacionais e em sistemas de informação.
O Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) foi criado em 2000, e é reconhecido como um documento público e um sistema de informação oficial de cadastramento de informações acerca dos estabelecimentos de saúde.
Sobre o SCNES, é correto afirmar que
uma das finalidades do SCNES é ser instrumento de indução política e de mecanismo de controle.
o cadastramento das equipes de saúde que atuam em territórios quilombolas no SCNES é opcional.
o cadastramento no SCNES é facultativo aos estabelecimentos de saúde que não prestam atendimento através do Sistema Único de Saúde.
o SCNES constitui o cadastro oficial do Ministério da Saúde quanto à realidade da capacidade instalada e mão-de-obra assistencial de saúde no país, independentemente da natureza jurídica do estabelecimento de saúde.
o cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no SCNES são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde para todos os estabelecimentos de saúde de seu município, independentemente da integração destes com o Sistema Único de Saúde.
A Bioética propõe como princípios básicos a justiça, a autonomia, ______________ e a não maleficência, e estes princípios se tornam então a base da ética profissional na área da saúde.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é
De modo geral, quando se pensa em clínica, imagina-se um médico prescrevendo um remédio ou solicitando um exame para comprovar ou não a hipótese de determinada doença. No entanto, a clínica precisa ser muito mais do que isso. A Clínica Ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar cada pessoa a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.
Nesse contexto, Clínica Ampliada é
assumir a responsabilidade sobre o serviço na Unidade básica de Saúde.
buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de trabalho multiprofissional.
manter um compromisso radical com o sujeito doente, que será visto de modo singular.
reconhecer os limites dos conhecimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Assinale a alternativa correta sobre Sarampo.
Sua transmissão ocorre de forma direta – por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar – de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema.
É transmitida pelas vias áreas superiores (tosse ou espirro), por meio do convívio próximo e prolongado com uma pessoa doente sem tratamento e apresenta longo período de incubação, em média de 2 a 7 anos.
Sua transmissão ocorre por via oral (ingestão de alimentos e água contaminados), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
Sua transmissão ocorre de forma direta – por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar – de 10 dias antes e até 7 dias após o aparecimento do exantema.
É uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com doença ativa, que lançam no ar partículas, em forma de aerossóis, que contêm bacilos.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação em saúde desestimula o engajamento da população em assuntos relacionados à própria saúde.
II. A obesidade é um problema que pode levar à artrose secundária.
Marque a alternativa CORRETA:
O Planejamento e Programação Local em Saúde é uma proposta metodológica de planejamento aplicado ao nível local do SUS, inspirada no enfoque estratégico-situacional do planejamento em saúde (VILASBÔAS, 2004). Nesse processo coletivo de planejamento, a _______________________ é um diagrama cujo objetivo é organizar a explicação do problema identificado durante o processo de _______________________, momento ________ de um processo de planejamento.
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é
árvore de problemas / análise da situação / inicial
análise de viabilidade / árvore de problemas / final
árvore de problemas / análise de viabilidade / inicial
análise de viabilidade / análise de coerência / inicial
análise da situação de saúde / análise de coerência / final
Leia as afirmativas a seguir:
I. Controlar o peso por meio de uma boa alimentação é uma forma de elevar o risco de desenvolver câncer.
II. A equipe da Estratégia Saúde da Família é proibida de realizar o encaminhamento das urgências identificadas.
Marque a alternativa CORRETA:
Paciente com febre com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sinais/sintomas: cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração, exantema e que tenha estado em áreas de transmissão de dengue ou com presença de Aedes aegypti nos últimos 15 dias, além de apresentar sangramento. Ele deverá ser assistido na
Unidade de Atenção Primária em Saúde.
Unidade de Atenção Secundária em Saúde sem leito de observação.
Unidade de Atenção Secundária em Saúde com suporte para observação.
Unidade de Atenção Terciária em Saúde com leitos de internação.
Unidades de Atenção Terciária em Saúde com leitos de unidade de terapia intensiva.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Ossos e músculos se unem através de estruturas denominadas tendões.
II. À luz da lei nº 8.080/90, a alimentação de qualidade é um fator prejudicial à saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A curva que representa a relação Comprimento-Força para o músculo completo é o resultado da combinação da curva ativa associada ao grau de sobreposição dos filamentos proteicos que constituem os sarcómeros, com a curva passiva que depende da tensão passiva acumulada pelas estruturas elásticas durante o alongamento.
II. A Estratégia Saúde da Família visa à desorganização da atenção básica no Brasil.
III. A rotação do tronco é feita pelos músculos da perna e por outros músculos inferiores rasos.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Está correta a afirmativa II, apenas.
Está correta a afirmativa III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
A Educação em Saúde é um processo dinâmico, no qual se pretende que as pessoas considerem a saúde como um valor, incentivando a utilização de serviços de saúde, bem como estimulando as pessoas a conseguirem saúde através de seus próprios esforços e ações. Todas são propostas desse processo, EXCETO:
Proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos acerca da educação e saúde na comunidade como forma de manutenção de um viver saudável.
Discutir a saúde popular e os mitos relacionados ao diagnóstico, tratamento e reabilitação e à reinserção social após a doença.
Analisar a saúde como um evento biológico, combatendo a ideia de produção social e promovendo a qualidade de vida individualmente.
Refletir sobre o processo de trabalho como processos de aprendizagem, enunciando situações e necessidades de ordem pedagógica.
Refletir a produção do conhecimento para a mudança das práticas em saúde, bem como a educação popular para a gestão das políticas públicas de saúde.
Durante a avaliação fisioterapêutica, é importante averiguar a qualidade dos sons vindos do aparelho respiratório. Um dos achados da ausculta pulmonar é o sibilo, um assobio agudo durante a respiração, mais aparente durante a expiração. Normalmente, os sibilos de ausculta pulmonar são indicativos de quê?
Pressão no peito.
Condição pulmonar por tabaco.
Hiperventilação das vias aéreas.
Broncoespasmo.