O ajuste adequado da PEEP, tanto em pacientes com SDRA como em pacientes sem SDRA, merece constante atenção dos fisioterapeutas durante o manejo da ventilação mecânica. Sobre a PEEP, seus efeitos, suas complicações e seu ajuste, assinale a alternativa correta.
A utilização de PEEP elevada durante manobras de recrutamento alveolar máximo é fortemente indicada em pacientes com SDRA devido ao colapso alveolar.
A utilização da razão recrutamento/insuflação (R/I ratio) permite avaliar recrutabilidade, mas não identifica pacientes suscetíveis à hiperdistensão alveolar.
A titulação da PEEP deve sempre ser realizada com o objetivo de promover a melhor mecânica pulmonar, independente dos efeitos hemodinâmicos, ou na troca gasosa.
Em pacientes com insuficiência cardíaca esquerda a utilização de níveis de PEEP < 5 cmH2O promove melhora hemodinâmica e do desempenho cardíaco.
Níveis elevados de PPEP, mesmo com melhora da saturação de O2, podem cursar com aumento da pressão de distensão (driving pressure) e aumento do risco de desenvolvimento de lesões como barotrauma.