

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
K., 9 anos, apresenta queixa de respirar pela boca.
Analise as afirmativas abaixo sobre a avaliação das funções do sistema sensório motor oral.
1. A mastigação deve ser avaliada com alimentos que não provoquem atipias, assim representarão a mastigação real do paciente; deve ser filmada para que os golpes mastigatórios sejam posteriormente computados, a fim de definir qual o padrão mastigatório encontrado.
2. A deglutição não pode ser avaliada através do afastamento do lábio inferior no momento em que ela ocorre, uma vez que não é possível observar o comportamento da língua, bem como outros sinais de alteração e a eficiência da deglutição dessa forma.
3. A fala deve ser avaliada através das provas de fala espontânea, repetição de palavras e nomeação de figuras. Na prova de repetição de palavras é importante não dar pista visual ao paciente, o que seria um facilitador para a produção de fala.
4. O modo respiratório é definido através do teste da água, o qual demonstra a possibilidade de uso nasal por parte do paciente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.