Imagem de fundo

A CID 11 define a gagueira como “distúrbio desenvolvimental...

A CID 11 define a gagueira como “distúrbio desenvolvimental da fluência da fala que é caracterizado por rupturas persistentes, frequentes ou pervasivas do fluxo da fala, que surge durante o período do desenvolvimento, e está fora dos limites das variações normais esperadas para idade e nível de funcionamento intelectual, o que resulta em redução da inteligibilidade e afeta significativamente a comunicação. Pode envolver repetições de sons, sílabas ou palavras, prolongamentos, quebra de palavras, bloqueios, uso excessivo de interjeições e quebras abruptas e rápidas da fala”. Com base nos conhecimentos acerca da gagueira, é correto afirmar que


A

a gagueira crônica do desenvolvimento é caracterizada por rupturas involuntárias no fluxo da fala não passíveis de recuperação espontânea.


B

as modificações na retroalimentação auditiva são prejudiciais para a fluência de fala, por aumentar a percepção da gagueira.


C

as rupturas involuntárias não interferem no parâmetro de esforço envolvido no ato da fala, mas sim nos parâmetros de continuidade e no tempo envolvidos no ato de fala.


D

apesar da gagueira afetar a fala, isso não acontece durante o uso da atividade motora e melódica utilizada na autoexpressividade de fala durante a prosódia de leitura.


E

o único sintoma da gagueira crônica do desenvolvimento é o prolongamento inadequado e a repetição de sons, não havendo bloqueios nem repetição de sílabas.