Imagem de fundo

Nas disfonias neurológicas, os achados da avaliação clínica...

Nas disfonias neurológicas, os achados da avaliação clínica fonoaudiológica podem sugerir indícios de comprometimentos neurológicos. De acordo com Behlau, quando um paciente neurológico apresenta uma voz muito grave, pode ser indício de


A

perda do controle de variação de intensidade pela resistência glótica que pode acontecer em alterações extrapiramidais.


B

perda do controle fino de frequência e intensidade, que pode acontecer em alteração central cerebelar.


C

comprometimento de regime vibratório duplo e diferença de tensão entre as pregas vocais, por exemplo, em casos de desnervação.


D

incapacidade de encurtar as pregas vocais com predomínio da ação do cricotireóideo, geralmente compensatória à paralisia de nervo recorrente.


E

incapacidade de alongar as pregas vocais, geralmente por paralisia de nervos laríngeos superiores.