Imagem de fundo

A apraxia de fala é um distúrbio de fala de etiologia neurológica no qual há comprometi...

A apraxia de fala é um distúrbio de fala de etiologia neurológica no qual há comprometimento da capacidade de programar voluntariamente a posição da musculatura dos órgãos fonoarticulatórios e a sequência dos movimentos musculares para a produção de fonemas e palavras. Em relação à apraxia da fala, analise as afirmativas a seguir.


I. Pacientes com apraxia de fala apresentam acentuada discrepância entre o desempenho da fala automática e da fala espontânea, estando a fala espontânea relativamente preservada. Ela apresenta-se pior que a repetição, além de o paciente apresentar maior tempo de latência na produção do discurso espontâneo.

II. São observados erros fonêmicos, incluindo omissões, adições, repetições e, principalmente, substituições. A repetição de fonemas tende a ser mais fácil de pontos anteriores para posteriores.

III. Os erros de articulação aparecem mais comumente nas palavras que são fundamentais para a comunicação e se acentuam com o aumento da palavra. Os erros em relação à zona de articulação são mais frequentes do que os relacionados ao modo de articulação.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.