

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A Articulação Temporomandibular (ATM) representa a ligação articulada da mandíbula com a base do crânio, sendo composta por um conjunto de estruturas anatômicas que possibilitam a mandíbula executar variados movimentos durante a mastigação. A ATM pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas, artrites inflamatórias e sinovites. Sua anatomia e dinâmica são de grande importância para a compreensão das funções do sistema estomatognático, assim como para o estudo das disfunções temporomandibulares. Em relação à anatomia da ATM, assinale a afirmativa correta.
O músculo pterigoideo medial tem origem na crista infratemporal do esfenoide; é o abaixador da mandíbula que se relaciona diretamente com a ATM, cuja contração traz o mento para frente, realizando a protrusão mandibular.
A cápsula articular se origina da borda da fossa mandibular, envolve o tubérculo articular da mandíbula e se insere no côndilo da mandíbula, acima da fóvea esfenoidea. Ela é frouxa, o que permite que a mandíbula se desloque anteriormente de forma natural, sem danificar suas fibras.
O disco articular é uma estrutura côncava, flexível, formado por tecido conjuntivo cartilaginoso, normalmente situado entre o declive anterior da eminência articular e o colo mandibular, dividindo o espaço articular em dois compartimentos – superior e inferior. Em condições de normalidade, eles se comunicam, viabilizando a movimentação adequada da articulação.
O líquido sinovial lubrifica a ATM, contribuindo para amortecer os impactos e nutrir os tecidos avasculares da articulação. É um filtrado plasmático rico em sais minerais, glicose e pequenas proteínas. É formado pela membrana sinovial que reveste internamente a cápsula articular. A ATM possui duas membranas sinoviais: a superior que reveste a cápsula fibrosa acima do disco articular, e a inferior que reveste a cápsula abaixo do disco.