

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Com base no caso a seguir, responda às questões de números 17 e 18.
Criança, 3 meses de idade cronológica, prematura extrema, possui diagnóstico de broncodisplasia e vem apresentando dificuldade na sucção e deglutição na mamadeira. A fonoaudióloga que a acompanha identificou, durante a oferta, desperdício importante do pouco volume ingerido, padrão de extensão no momento da deglutição, associado a escape posterior, tempo de alimentação aumentado, descompensando clinicamente e logo evoluindo com sinais de recusa e baixa aceitação.
Diante do desempenho orofaríngeo insatisfatório, a fonoaudióloga deverá dar continuidade à avaliação de via oral com:
líquido fino por meio do copo de borda livre, visando melhor adaptação ao fluxo e controle oral
dieta pastosa homogênea por meio do canudo, visando promover o vedamento labial e o ritmo de oferta
dieta pastosa heterogênea por meio de colher com tamanho adequado, visando captação e proteção das vias aéreas inferiores
líquido engrossado por meio da mamadeira e bico com furo em cruz, visando oferecer maior propriocepção intraoral do alimento e menor risco de escoamento precoce para orofaringe