

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A implantação de programas preventivos em saúde do trabalhador, tanto os programas auditivos quanto os vocais, é um grande desafio para muitos profissionais dos serviços públicos ou para aqueles que atuam em empresas/instituições privadas. Assinale a alternativa CORRETA relacionada aos programas de promoção em saúde voltados para os trabalhadores.
Os programas devem ser estruturados sob um eixo principal, que são as ações educativas. A partir dessas ações será possível obter condições para promoção da saúde do trabalhador.
Um Programa de Preservação Auditiva (PPA) eficiente inclui a eliminação dos agentes otoagressivos no ambiente de trabalho, e as mudanças de comportamentos, tanto dos trabalhadores quanto dos responsáveis pela empresa.
Quanto à prevenção das disfonias, o Protocolo DVRT (Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho), publicado em 2011, propõe como uma medida individual o aquecimento/desaquecimento vocal e amplificação, que podem ser estratégias protetoras eficazes.
No Protocolo DVRT (Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho) deve-se prezar para que as estratégias coletivas não se sobreponham às individuais, pois o trabalhador deve sempre ser o protagonista no cuidado a sua saúde.