

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Quais são os 3 ossículos do sistema auditivo?
Martelo, bigorna e estribo
Martelo, bigorno e estibo
Martela, bigorna e estibo
Martelinho, bigorna e estribo
Martelinho, bigorno e estibo
Considere a imagem a seguir:

Considerando a imagem acima é correto afirmar que:
1 representa a janela redonda e 2 representa a janela oval.
1 representa a janela redonda e 3 representa o helicotrema.
2 representa a janela oval e 4 representa a cóclea.
3 representa o helicotrema e 4 representa a cóclea.
Assinale a alternativa que corresponde ao músculo conhecido como músculo inspirador.
Costela.
Diafragma.
Epiglote.
Esternocleideomastóideo.
Os músculos da língua são inervados pelo hipoglosso (XII), cujo núcleo está localizado no assoalho bulbar do:
Primeiro ventrículo.
Segundo ventrículo.
Terceiro ventrículo.
Quarto ventrículo.
É um órgão que se encontra na região cervical e tem como funções primordiais a respiração, a proteção das vias aéreas e a fonação. Marque a opção correta.
Tireóide
Laringe
Pulmão
Coração
Cóclea
A mastigação é uma função orofacial realizada a partir dos movimentos mandibulares e do funcionamento das articulações têmporo-mandibulares, envolvendo praticamente todos os músculos da cabeça e do pescoço. Assinale a alternativa que apresenta os músculos envolvidos no movimento de elevação mandibular.
Masseter, temporal, estiloglosso e pterigoideo lateral.
Masseter, temporal, digástrico e pterigoideo medial.
Masseter, temporal, digástrico e pterigoideo lateral.
Masseter, digástrico, pterigoideo medial e pterigoideo lateral.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A orofaringe ou faringe média está ligada pela parte anterior com a cavidade bucal e comunica-se com a faringe superior.
II. A raiz da estrutura da língua, com músculos genio-hiloideo e milo-hiloideo, é fixa no osso hiloide e na mandíbula.
Marque a alternativa CORRETA
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Na figura seguinte, está esquematizado o sistema auditivo:
-

-
Representado pelo número (1), temos o:
pavilhão acústico
canal auditivo
nervo coclear
vestíbulo
Em relação aos aspectos anatômicos do sistema auditivo periférico, assinalar a alternativa CORRETA:
As células ciliadas externas (CCE), aproximadamente 12.000 células no homem, estão dispostas em um arranjo de três fileiras ao longo das espiras cocleares, e cada célula tem de 100 a 300 estereocílios, mantendo disposição em forma de “V” ou “W”, projetando-se da superfície reticular. Têm forma cilíndrica, são maiores na base da cóclea e menores no ápice e estão firmemente fixadas à lâmina basilar, sendo banhadas pela perilinfa no pólo ciliar e pela perilinfa nas partes laterais.
As CCE estão envolvidas parcialmente pelas células de sustentação e no pólo basal há ligação firme com as células falângicas externas. Permanecem os espaços de Nuel entre as células, o que lhes permite movimento, e, devido às células falângicas externas, podem repercutir sobre a lâmina basilar e estrutura do canal espiral da cóclea.
Os cílios das CCE apresentam alturas diferentes. Os cílios das fileiras mais externas são mais curtos e os mais internos são mais longos e estão implantados na membrana tectória. Os estéreocílios mantêm-se ligados entre si em cada fileira através de ligamento de elastina, que sai do polo apical do cílio mais curto e o une ao cílio mais longo da camada seguinte, formando uma unidade.
As células ciliadas externas (CCE) são receptoras, ou seja, codificam uma mensagem sonora, e estão relacionadas a sons menos intensos. Possuem contrações rápidas e lentas, constituindo-se em efetores cocleares ativos e funcionam como um sistema amplificador coclear, aumentando em até 50 dB a intensidade de um estímulo, com capacidade de seletividade de frequências, pois a contração rápida não requer ATP e cálcio e segue ciclo por ciclo a frequência de estimulação.
Determinado músculo laríngeo abduz, eleva, alonga e afila a prega vocal, mantendo todas as camadas da mucosa rígidas, porém a borda livre arredondada. Quando contrai, desloca o processo muscular posteriormente, abduzindo as pregas vocais. Esse músculo é o
aritenóideo.
cricoaritenóideo posterior
tireoaritenóideo.
cricotireóideo.
cricoaritenóideo lateral.
Em relação à ponte mucosa, assinalar a alternativa CORRETA:
A ponte mucosa é um eixo de tecido conjuntivo frouxo, diferente do presente na lâmina própria, revestido pelo mesmo tipo de tecido epitelial estratificado que envolve a prega vocal.
Localiza-se em qualquer região da prega vocal membranosa, mas ocorre com maior frequência em seu terço médio, na superfície superior, na borda livre ou na face subglótica.
O tamanho da lesão não varia no comprimento, apenas na espessura, estando comumente associado a outros tipos de lesões, como microdiafragma, cisto, sulco, pólipos, reações inflamatórias nodulares, edema de Reinke, leucoplasias, entre outras.
Em função de sua característica morfológica, ou seja, por não causar nenhum abaulamento da margem livre, sua identificação durante a investigação videoendoscópica é quase impossível. Sua identificação só é possível por meio da videoestroboscopia.
As fibras aferentes responsáveis pela condução das informações percebidas na língua e estruturas constituintes da cavidade oral estão, respectivamente, ligadas aos nervos cranianos e são transmitidas para as áreas de associação motora:
IX, X; de Brodman 18 e 19
VII, X, XI; de Brodman 12 e 13
V, XI; de Brodman 7 e 5
V, VII, IX; de Brodman 6 e 4
Sobre anátomo-fisiologia e desenvolvimento da audição, é CORRETO afirmar que:
O último órgão a se diferenciar e amadurecer no desenvolvimento da orelha é a porção vestibular da orelha interna.
Na 20º semana gestacional, as estruturas das orelhas interna e externa já estão formadas e ossificadas.
Na 30º semana gestacional, ocorre o desenvolvimento do tímpano.
Em torno da 20º semana gestacional, a orelha interna atinge o tamanho e a diferenciação adulta.
Com relação à anatomia, o esqueleto da laringe consiste em 9 cartilagens unidas por vários ligamentos e membranas, sendo uma delas denominada como cartilagem tireóidea, que
possui formato de anel de sinete, está ligada à membrana cricotireóidea pelos ligamentos cricotireóideos e está fixada ao primeiro anel traqueal pelo ligamento cricotraqueal.
tem formato de uma folha, situada posteriormente ao osso hioide e anteriormente ao ádito da laringe e funciona como opérculo protetor das vias aéreas inferiores durante movimento de deglutição.
possui a forma de uma pirâmide triangular, articulando- se com a borda superior da lâmina cricóidea através de uma articulação do tipo sinovial condilar, e o ápice está fixado à prega ariepiglótica.
é formada por 2 lâminas quadriláteras unidas anteriormente no plano mediano nos seus 2/3 inferiores, formando a proeminência laríngea descrita como mais pronunciada nos homens e mais evidente na puberdade.
tem formato de cunha, situa-se nas pregas ariepiglóticas e aproxima-se do tubérculo da epiglote quando o ádito da laringe é fechado durante a deglutição.
O Telencéfalo é composto de dois hemisférios cerebrais simétricos, e cada hemisfério dividido em lobos direito e esquerdo com características de superfície e estruturas profundas no córtex, incluindo ambos substâncias cinzenta e branca. Quais os lobos e suas respectivas funções que correspondem as funções específicas de fala, linguagem e audição?
O lobo occipital é responsável pela visão, reconhecimento e associação visual, pelo equilíbrio e consciência postural.
O lobo frontal é responsável pela linguagem receptiva, movimentos voluntários, planejamento motor e cognição.
O lobo parietal é responsável pela sensação consciente e Linguagem, como recuperação de palavra, leitura e escrita.
O lobo temporal é responsável pela audição e linguagem expressiva. O lobo límbico pela emoção, memória, medo e agressão.
De acordo com o desenvolvimento e maturação dos órgãos e sistemas no feto, a maturação pulmonar ocorre comumente em qual período gestacional? Assinale a opção correta:
Entre a 1ª a 4ª semana gestacional;
Entre a 4ª a 5ª semana gestacional;
Entre a 5ª a 10ª semana gestacional;
Entre a 30ª e 34ª semana, ou seja, bem perto das últimas semanas gestacionais.
A musculatura intrínseca da laringe aproxima, afasta e é responsável pela tensão das pregas vocais, nas funções laríngeas de respiração, esfíncter de proteção e fonação. São denominados intrínsecos os músculos que têm origem e inserção na laringe, ao passo que os músculos extrínsecos apresentam apenas uma das inserções na laringe e outra fora dela, como no tórax, mandíbula ou no crânio. Os músculos intrínsecos da laringe são, respectivamente,
tirearitenóideo, crioaritenóideo posterior, cricoaritenóideo lateral, aritenóideo, esternocleidomastóideo, ariepiglótico e tireoepiglótico.
milo-hióideo, crioaritenóideo posterior, cricoaritenóideo lateral, aritenóideo, cricotireóideo, ariepiglótico e tireoepiglótico.
tirearitenóideo, omo-hióideo, cricoaritenóideo lateral, aritenóideo, cricotireóideo, ariepiglótico e tireoepiglótico.
tirearitenóideo, crioaritenóideo posterior, cricoaritenóideo lateral, aritenóideo, cricotiróideo, ariepiglótico e tireoepiglótico.
tirearitenóideo, crioaritenóideo posterior, cricoaritenóideo lateral, digástrico, cricotireóideo, ariepiglótico e tireoepiglótico.
São consideradas alterações estruturais mínimas da cobertura das pregas vocais, todas abaixo citadas, EXCETO:
sulco vocal.
medialização da prega ventricular.
cisto epidermoide.
ponte de mucosa.
microdiafragma laríngeo.
Tendo como base o fato de que o sistema auditivo é caracterizado anatomofisiologicamente por algumas divisões, assinale a alternativa que corresponde à divisão do ouvido responsável pela ventilação, equalização da pressão e condução mecânica do som.
Orelha média.
Orelha interna.
Labirinto.
Cóclea.
Meato acústico externo.
A articulação temporomandibulaar (ATM) é do tipo diartrose entre a cabeça da mandíbula e a fossa temporal, além do tubérculo articular do osso temporal. Essa articulação é extremamente complexa e possuem movimentos que dependem das funções do sistema estomatognático. Alguns fatores contribuem para a disfunção que tal articulação exceto:
Hábitos orais deletérios.
Mastigação ineficiente.
Fatores psicológicos.
Trauma no complexo craniofacial.