Imagem de fundo

Analise as afirmativas a seguir. 1. O planejamento do...

Analise as afirmativas a seguir.


1. O planejamento do território envolve, por princípio, diversas dimensões e aspectos do espaço social, em diferentes escalas, do local ao global, bem como as diversas esferas da vida social. O planejamento territorial abarca tanto os aspectos setoriais do planejamento propriamente dito quanto os aspectos socioespaciais das intervenções sobre o espaço social.

2. O planejamento territorial perpassa, pelo direito à cidade, à moradia, à mobilidade urbana, formas alternativas de uso e de apropriação do espaço social no âmbito do planejamento urbano e metropolitano propriamente dito até o desenvolvimento territorial, bem como a gestão territorial e ambiental, concernente à organização social do espaço, à gestão e exploração dos recursos naturais, das áreas de marinha e dos recursos hídricos etc., em escalas que se estendem do local ao nacional.

3. O planejamento territorial, assim entendido, quando o planejamento de parcelas do espaço social se reduz, portanto, a um dos aspectos da gestão ambiental, e, consoante a essa visão, o planejamento territorial traduz, pura e simplesmente, no planejamento do ambiente, que é um complexo conjunto de intervenções, conduzidas por agentes institucionais do setor público.

4. O planejamento territorial lida com problemas e conflitos ambientais que tangem distintos valores e interesses de diferentes atores. As políticas territoriais não falham em alcançar um compromisso entre a razão científico-acadêmica, pois abrange um estudo de técnica e de interesses políticos e sociais envolvidos. Assim, o planejamento territorial deve ser compreendido como uma panaceia para todos problemas sociais e ambientais no âmbito do sistema capitalista, pois a prática de planejamento não deixa de ser uma intervenção conjuntural sobre problemas estruturais.


Sobre planejamento territorial, está correto o que se afirma em


A

1, 2, 3 e 4.


B

1 e 2, apenas.


C

2 e 3, apenas.


D

1, 3 e 4, apenas.