

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A energia solar pode ser aproveitada por meio de células fotovoltaicas, porém a elevação crescente dos preços dessas células tem impossibilitado a sua utilização em áreas que não dispõem de outras formas de energia.
Certo
Errado
A energia eólica, fonte limpa de energia, é produzida pela movimentação de hélices resultante da ação do vento, e a área ocupada pode ser usada, simultaneamente, pela agropecuária.
Certo
Errado
A utilização de combustível nuclear é considerada uma forma “limpa” de geração de energia elétrica, sem perigo nenhum de acidente que libere gases e partículas radioativas para a atmosfera.
Certo
Errado
A indústria pode ser definida como o “conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação de matérias-primas, de modo manual ou com auxílio de máquinas e ferramentas, no sentido de fabricar mercadorias”. Sobre os tipos de indústria existentes no planeta, analise as assertivas a seguir:
I. Considerando os bens produzidos, o IBGE classifica as indústrias de transformação em três categorias: indústrias de bens intermediários, de bens de capital e de bens de consumo (subdividido em não duráveis, semiduráveis e duráveis).
II. As indústrias de bens intermediários são as responsáveis por equipar as indústrias em geral, assim como a agricultura, os serviços e toda a infraestrutura. Tendem a se localizar em lugares onde há boa infraestrutura industrial, nas proximidades de empresas consumidoras de seus produtos, ou seja, em grandes regiões urbano-industriais.
III. As indústrias de bens de capital são aquelas que fabricam produtos semiacabados utilizados como matéria-prima por outros setores da indústria. Essas também são chamadas de “indústrias pesadas”.
IV. As indústrias de bens de consumo podem também ser chamadas de indústrias leves. Essas são as mais dispersas espacialmente: estão localizadas em grandes, médios e pequenos centros urbanos ou até mesmo na zona rural de diversos países. Procuram, preferencialmente, instalar-se em regiões urbano-industriais onde há maior disponibilidade de mão de obra e mais facilidade de acesso ao mercado consumidor.
Quais estão corretas?
Apenas I e III.
Apenas I e IV.
Apenas II e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e IV.
Ao conjunto de estruturas e mecanismos dispostos em uma localidade para o fornecimento de energia damos o nome de:
Rede de transmissão.
Balanço energético.
Eficiência energética.
Rede elétrica.
Matriz energética.
O Brasil possui uma matriz energética diversificada, que inclui várias fontes alternativas e renováveis de energia. Sobre as energias eólicas e solar, é correto afirmar que:
A energia eólica é uma fonte de energia não renovável, uma vez que é gerada pelo movimento do ar causado pelo vento e a energia solar é uma fonte de energia renovável e abundante.
A geração de energia solar oferece aos consumidores a possibilidade de gerar sua própria eletricidade, mas a energia eólica depende da existência de combustíveis fósseis.
As turbinas eólicas ocupam uma área relativamente pequena em comparação com a energia gerada, mas a energia solar emite poluentes atmosféricos ou gases de efeito estufa.
A indústria de energia eólica cria empregos na fabricação, instalação, operação e manutenção de turbinas eólicas e a geração de energia solar, oferecendo aos consumidores a possibilidade de gerar sua própria eletricidade.
Qualquer recurso natural que possa ser utilizado para obter energia é um recurso energético. No Brasil, se destaca um tipo de combustível considerado renovável e alternativo feito a partir da cana de açúcar. Este combustível é:
Etanol.
Petróleo.
Gasolina.
Óleo diesel.
Denomina-se matriz energética o conjunto de fontes de energia em um país, estado ou cidade, que visam prover a demanda de energia. Sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:
Uma matriz enérgica é composta apenas pelas fontes renováveis de energia.
A energia solar não faz parte da matriz energética, porque é uma fonte de energia renovável.
Uma matriz energética agrupa toda energia gerada por fontes renováveis e não renováveis de energia.
A energia hidráulica compõe a matriz energética como uma fonte de energia não renovável.
“Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa, cuja densidade é inferior à da água, sendo inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais empregados como fonte de energia da atualidade.” O petróleo é uma fonte de energia
artificial.
renovável.
não-renovável.
limpa e biodegradável.
O Brasil bate recorde em produção de energia renovável em março. O grande volume de chuvas e o maior aproveitamento dos ventos têm feito a produção de energia atingir níveis recordes no País.
(Fonte: Agência de noticiais G1, 30 de março de 2023).
São exemplos de fontes renováveis.
I. Hídrica.
II. Nuclear.
III. Solar.
IV. Eólica;
V. Petróleo.
VI. Biomassa.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – III – IV – VI.
II – IV – V.
I – III – V.
III – IV – V.
II – VI.
O tema energia é central para o desenvolvimento sustentável e para o enfrentamento dos desafios ambientais. A matriz energética de um país X é, predominantemente, baseada em fontes não renováveis. Isso levanta preocupações sobre os impactos ambientais e a necessidade de transição para fontes mais sustentáveis. Nesse contexto, qual das seguintes alternativas representa uma fonte de energia considerada renovável e menos impactante?
Carvão.
Petróleo.
Gás natural.
Energia solar.
No que se refere a impactos ambientais decorrentes da implantação de grandes projetos de usinas hidrelétricas no Brasil, assinale a opção correta.
Há, nesses projetos, favorecimento da concentração econômica nacional e internacional, prejudicando o modo de vida de populações locais.
Houve ampla participação e integração de governos municipais e estaduais, e da sociedade civil em processos decisórios para implantações de grandes usinas hidrelétricas.
Existe independência econômica do país em relação aos subsídios e financiamentos de projetos de usinas hidrelétricas.
Ao longo dos anos, benefícios econômicos foram indiscutíveis e houve redução de desmatamentos em várias regiões do país.
Microprojetos diferenciados para cada região brasileira é uma estratégia local que se preocupa com as especificidades das áreas afetadas.
É uma fonte de energia que consiste na conversão natural do calor do interior da terra para o aquecimento de edificações e geração de eletricidade a partir do vapor e da água aquecida. Trata-se de uma fonte de energia ambientalmente mais limpa e com menor emissão de gases poluentes quando comparada às energias fósseis.
Essa forma de energia é definida como:
geotérmica.
solar.
maremotriz.
termoelétrica.
heliotérmica.
Analise a tabela a seguir.
Brasil
Os 15 principais produtos exportados em 2015
Produtos | Valor (milhões de dólares) | Participação (em %) |
1. Minérios | 30.839 | 17,10 |
2. Petróleo e derivados | 22.890 | 12,70 |
3. Material de transporte | 21.748 | 12,07 |
4. Complexo soja | 17.115 | 9,50 |
5. Açúcar e etanol | 13.776 | 7,65 |
6. Químicos | 13.477 | 7,48 |
7. Carnes | 13.292 | 7,38 |
8. Produtos metalúrgicos | 12.948 | 7,19 |
9. Máquinas e equipamentos | 8.187 | 4,54 |
10. Papel e celulose | 6.769 | 3,76 |
11. Café | 5.739 | 3,19 |
12. Equipamentos elétricos | 4.815 | 2,67 |
13. Calçados e couros | 3.513 | 1,95 |
14. Fumo e sucedâneos | 2.762 | 1,53 |
15. Metais e pedras preciosas | 2.270 | 1,26 |
Total | 180.140 | 100,0 |
A partir dos dados da tabela e dos seus conhecimentos em Geografia, assinale a afirmativa correta.
O valor das exportações dos produtos agrícolas supera o valor do segmento primário-exportador.
Os itens minérios e produtos do complexo soja respondem, juntos, por 40% do valor exportado.
Quanto ao volume exportado, as commodities têm uma participação bem menor que a dos produtos industrializados.
As exportações mostram uma economia produtora de bens primários voltada para o mercado externo.
Em termos de valor, os produtos industrializados representam, aproximadamente, 80% da pauta das exportações brasileiras.
A matriz elétrica brasileira vem passando por um processo planejado de expansão e diversificação de fontes. Atualmente, as hidrelétricas:
I. São muito importantes para o sistema elétrico brasileiro, porque representam a maior parte da capacidade instalada de produção de energia elétrica no País.
II. São irrelevantes para o sistema elétrico brasileiro, porque possuem pouca capacidade de armazenamento de energia.
III. São a principal fonte geradora de energia e, portanto, o gerenciamento dos recursos hídricos é fundamental para a segurança energética do País.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente o item III.
Somente os itens I e III.
Energias não renováveis, por definição, são aquelas encontradas na natureza em quantidades limitadas, que possuem ciclo de formação de milhões de anos e que, uma vez esgotadas, suas reservas podem não ser capazes de se regenerar. São recursos não renováveis:
Canas de açúcar.
Derivados do petróleo.
Luzes Solares.
Biocombustíveis.
Oito bacias hidrográficas do Brasil nascem no cerrado.
-
Hidrelétrica de Itaipu não existiria sem as nascentes que brotam no cerrado.
-
Você sabia que o Rio São Francisco começa no cerrado? O Rio Paraguai também. Até a Hidrelétrica de Itaipu não existiria sem as nascentes do cerrado. Da Lagoa Bonita, na Estação Ecológica de Águas Emendadas, no Distrito Federal, a água vai se juntar a pequenos córregos e formar o Rio Paraná. Das 12 importantes bacias hidrográficas do Brasil, oito têm as nascentes no cerrado.
-
GAIGHER, Cláudia. Oito bacias hidrográfi cas do Brasil nascem no cerrado. G1.com.globo, 13 nov. 2019. Disponível em: https:// g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1378860-16619,00-OITO+ BACIAS+HIDROGRAFICAS+DO+BRASIL+NASCEM+NO+C ERRADO.html. Acesso em: jul. 2022.
-
Sobre os potenciais hídricos no Brasil e sua importância em diferentes aspectos no ensino de Geografia, considerem as seguintes afirmativas:
-
I - Apesar de o Brasil possuir o maior percentual de água doce do mundo, o real motivo da seca em específicos recortes regionais se dá pelo mau uso dos recursos hídricos, que é naturalmente distribuído de modo equitativo às regiões.
II - No conjunto dos rios brasileiros, predomina o padrão de drenagem endorreica, com intensa devastação da mata ciliar e assoreamento nos leitos fluviais.
III - Teresina, capital do Piauí, uma cidade mesopotâmica, se destaca não só pela beleza cênica do encontro dos rios Parnaíba e Poti, mas, sobretudo por que estes recursos hídricos se diferenciam de outros rios nordestinos pelo beneficiamento trazido pelos processos naturais de eutrofização de suas águas.
IV - Na bacia do rio São Francisco, estão localizadas algumas das principais usinas hidrelétricas do Brasil, tais como: Três Marias, Sobradinho, Itaparica e Xingó.
V - O rio Paraná, por se encontrar inteiramente situado no Brasil subtropical, possui um regime fluvial sazonal intermitente.
VI – Dadas suas características morfológicas e hidrográficas, a região Centro-Oeste funciona como uma espécie de "caixa d'água" do País, na medida em que dispersa águas em várias direções.
-
Estão CORRETAS:
III, IV e V apenas.
I, III e IV somente.
IV e VI apenas.
II, III e IV somente.
Todas estão corretas.
Do ponto de vista econômico, o Brasil tem, num período recente de sua história, adotado internamente modelo que privilegia o consumo, em detrimento do investimento. No cenário externo, insere-se numa economia que demanda cada vez mais matérias-primas, como é o caso chinês. Essa conjuntura tem exercido modifi cações em sua estrutura produtiva, tais como:
redução da capacidade industrial, processo que vem sendo caracterizado como desindustrialização.
incremento das plantas industriais e ativação da capacidade produtiva ociosa.
movimento de reindustrialização impulsionado pela necessidade de benefi ciamento de materiais primários.
modernização de plantas industriais que reforçam a concentração dessa atividade no Sudeste do Brasil.
implantação de um modelo de redistribuição de renda com ótimos resultados na redução das desigualdades regionais.
Os biocombustíveis adquiriram enorme importância econômica e social nos últimos 20 anos, mas o setor sucroenergético brasileiro entrou em uma profunda crise a partir dos anos 2010.
-
A esse respeito, leia o fragmento de texto a seguir.
-
“A produtividade agrícola do setor sucroenergético sofreu quedas consideráveis nas últimas três safras. (...) Contudo, ao considerar na análise uma série histórica longa, observa-se queda pronunciada do ritmo de ganhos de rendimento agrícola, bem como a deterioração de importantes indicadores de difusão tecnológica (...) a produtividade agrícola da lavoura brasileira de cana-de-açúcar atingiu, em 2007, a marca histórica de 11.200 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR)1 por hectare (ATR/ha), nível quase 130% superior ao verificado em 1975, no início do Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Contudo, a performance nos últimos anos passou a apresentar trajetória distinta, com anos seguidos de reduções de produtividade, ainda que, no longo prazo, a trajetória continue crescente. Em 2011 e 2012, por exemplo, a produtividade da lavoura canavieira ficou abaixo do patamar de 10.000 kg de ATR/ha. Como resultado, a afirmação de que o Brasil tem a indústria de cana mais competitiva do mundo deixou de ser verdadeira.”
-
BNDES Setorial, n. 37, mar. 2013, p. 399-442
-
Levando em consideração o fragmento acima, relacione o que se pode considerar como fatores estruturais e o que pode se considerar como fatores conjunturais para explicar tal quadro.
-
I. Fatores estruturais da crise
II. Fatores conjunturais da crise
-
( ) Altos valores no Índice de Atualização Varietal (IAV)
( ) Baixa renovação dos canaviais
( ) Adversidades climáticas
( ) Altos valores no Índice de Concentração Varietal (ICV)
-
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
II – II – II – I.
I – I – II – I.
I – I – I – II.
I – II – I – II.
I – II – II – I.
Os recursos energéticos são de extrema importância para o desenvolvimento econômico nas sociedades. Em relação a esses recursos, é correto afirmar que:
A justificativa para o predomínio da matriz energética contemporânea deve-se ao fato de que ela não exige uma complexa infraestrutura, tampouco articulações de interesses diversos.
Muitos estudiosos afirmam que uma fonte alternativa de energia para o século XXI é a hulha.
Além da cana-de-açúcar, outras fontes da biomassa tropical podem ser usadas para a produção de combustíveis para motores, a exemplo do dendê, da mamona, do babaçu, da celulose, entre outros.
A região da Bretanha e da França, em função da pouca amplitude das marés, faz uso de uma fonte de energia renovável, representada pelos ventos.