

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Brasil tem 206,08 milhões de habitantes, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) [agosto, 2016] pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas publicadas no Diário Oficial da União indicam que o país tinha, em 1º de julho deste ano, 206.081.432 habitantes. No ano passado, a população era de 204.450.649, ou seja, o crescimento da população foi de 0,8%.
(Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2016/08/30/ibge-brasil-ja-tem-206-milhoes-de-habitantes.htm>. Acessado em 31.08.2016.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos em geografia da população, assinale a alternativa correta.
O percentual de crescimento populacional indicado mostra que a teoria malthusiana tinha razão, isto é, que a população está crescendo em progressão geométrica e a de alimentos, em ritmo aritmético.
A taxa de natalidade caiu de forma significativa nas últimas duas décadas e a percentagem de crescimento atual é explicada pela vinda de migrantes e refugiados de outros países.
Em termos absolutos, a expressiva diferença no montante da população entre um ano e outro indica que as políticas públicas de controle de natalidade da última década não conseguiram diminuir o crescimento populacional.
O aumento da densidade demográfica nas regiões Norte e Centro-Oeste, que equilibrou a distribuição da população nacional, tem sido um fator relevante no crescimento populacional.
Embora apresente essa taxa de crescimento, há uma tendência de diminuição da representatividade da população jovem no Brasil em relação à população em processo de envelhecimento, confirmando a mudança da estrutura etária brasileira.
Considere a distribuição dos Biomas brasileiros numerados no mapa abaixo.

(www.ibge.gov.br)
Está correta a relação constante em
1 Caatinga; 2 Pampa; 3 Amazônia; 4 Cerrado; 5 Mata Atlântica; 6 Amazônia.
1 Pampa; 2 Caatinga; 3 Pantanal; 4 Cerrado; 5 Mata Atlântica; 6 Pantanal.
1 Pampa; 2 Caatinga; 3 Amazônia; 4 Pantanal; 5 Cerrado; 6 Mata Atlântica.
1 Caatinga; 2 Pampa; 3 Cerrado; 4 Amazônia; 5 Mata Atlântica; 6 Pantanal.
1 Caatinga; 2 Pampa; 3 Amazônia; 4 Cerrado; 5 Mata Atlântica; 6 Pantanal.
A última alteração na regionalização oficial do Brasil, realizada pelo IBGE, foi motivada pela criação do estado do Tocantins, desmembrado do território de Goiás. Em função da localização geográfica, de características socioeconômicas e fisiográficas, mas também por uma atuação política, Tocantins e Goiás passaram a fazer parte de duas regiões distintas, que são, respectivamente:
Centro-Oeste e Norte.
Centro-Oeste e Nordeste.
Norte e Centro-Oeste.
Nordeste e Sudeste.
O Brasil é um país de baixa densidade demográfica e também apresenta uma distribuição muito desigual da população pelo território. Das áreas listadas a seguir, qual delas apresenta densidades inferiores a 3 hab/km²?
Zona Cacaueira (BA).
Grande parte do Amazonas.
Encosta do Borborema, no agreste (PE, PB).
Sul de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira
Na atualidade, a China é listada entre as grandes potências econômicas mundiais. Sobre as relações comerciais Brasil-China é certo afirmar que:
Nos últimos dez anos a balança comercial brasileira teve saldo negativo em US$ 5 bilhões a cada ano.
É crescente o interesse dos chineses em investimentos em infraestruturas no território brasileiro.
Minério de ferro e soja são os produtos mais vendidos pelos chineses ao Brasil.
97,5% dos produtos brasileiros vendidos a China são considerados manufaturados.
A importação de produtos chineses tem impacto insignificante na produção industrial brasileira.
Leia o texto abaixo.
CAPÍTULO II
DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
Seção I
Da Delimitação das Áreas de Preservação Permanente
Art. 4º considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: [...]
IV - as áreas no entorno das nascentes e dos olhos d'água, qualquer que seja a sua situação topográfica, no raio mínimo de 50 (cinquenta) metros; [...]
Disponível em: <http://saema.com.br/files/Novo%20Codigo%20Florestal.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2016. Fragmento.
De acordo com esse texto, a importância do estabelecimento de Áreas de Preservação Permanente está atrelada ao
aspecto burocrático legislativo, na medida em que as áreas citadas contribuem, minimamente, para manutenção da qualidade ambiental.
fomento de políticas públicas que versem pela ocupação dessas áreas de preservação, de forma a contribuir para o desenvolvimento social.
papel natural dos olhos d’água, enquanto sistemas, em que em nenhum momento são realizadas trocas com os demais elementos do ecossistema.
planejamento urbano e agrário das áreas de preservação ambiental de maneira arbitrária, conforme o interesse do proprietário das terras.
sistema ambiental formado pelas nascentes que estabelecem uma relação de interdependência com os elementos vegetacionais da paisagem.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o nome das capitais dos seguintes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Santos, Niterói e Salvador.
São Paulo, Niterói e Feira de Santana.
Santos, Rio de Janeiro e Vitória da Conquista.
São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Assinale a alternativa que indica o nome do subcontinente a que pertence o Brasil.
América Central.
África Negra.
América do Sul.
Europa Ocidental.
Observe o esquema abaixo. Terra em transe 1 Desenho esquemático de um escorregamento, com a indicação dos elementos que o constituem. (Fonte:ABNT) 2 Corrida de lama, com a indicação dos elementos que o constituem. (Fonte: Skinner & Porter (2003)

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/movimentos_gravitacionais_de_massa_tragedias_de_verao.html
O papel dos elementos climáticos nos deslizamentos de encostas no Rio de Janeiro está explicado na opção:
dentre os elementos climáticos mais relevantes à detonação de deslizamentos nas encostas, sobressai o papel do regime de distribuição pluviométrica e a irregularidade dos eventos de chuvas que contribuem para o processo erosivo.
os períodos de seca nos meses de janeiro e fevereiro provocam a aceleração do intemperismo que contribuem para os deslizamentos de encostas.
dentre os elementos climáticos mais relevantes à detonação de deslizamentos nas encostas, sobressai o papel do regime de distribuição pluviométrica e a intensidade dos eventos de chuvas.
o desmatamento da vegetação latifoliada encontrada nas encostas do Rio de Janeiro associado ao regime pluviométrico provoca deslizamento de encostas.
dentre os elementos climáticos mais relevantes à detonação de deslizamentos nas encostas, sobressai o papel da configuração geomorfológica e a irregularidade dos eventos de chuva.
O El Niño é um evento de teleconexão oceano-atmosfera caracterizado por anomalias positivas das águas superficiais e profundas nas porções central e leste do oceano Pacífico equatorial. As áreas mais fortemente influenciadas são as Américas, Ásia e Oceania, regiões essas que margeiam o oceano supracitado, alterando a dinâmica tanto das correntes marítimas quanto da circulação atmosférica regional e global. Essa alteração assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra.
(Mendonça, F.; Danni-Oliveira, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Texto, 2007).
Sobre o El Niño e a dinâmica climática global, é correto afirmar:
As anomalias que produzem o El Niño são decorrentes de atividades humanas, principalmente devido às emissões de GEE (gases de efeito estufa) provenientes da queima de combustíveis fósseis industriais e veiculares.
É considerado uma variabilidade natural existente há milhares de anos, com relatos históricos de ocorrência nas civilizações pré-colombianas, e que pode ter seus efeitos intensificados devido às mudanças climáticas.
Está associado ao aumento de atividade sísmica no oceano Pacífico equatorial, que emite grande quantidade de calor no assoalho oceânico, provocando o aquecimento das águas superficiais.
Tem relação direta com o aumento do fluxo de raios cósmicos durante os períodos de baixa atividade solar, permitindo maior entrada desse tipo de radiação em nosso sistema e alterando a dinâmica atmosférica.
É o responsável pela existência do clima semiárido no sertão nordestino, principalmente devido ao ramo divergente da célula de Walker que ocorre sobre a região.
Analise as afirmativas sobre as Metrópoles Brasileiras, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Brasília, Salvador, Campinas e Recife são metrópoles nacionais.
( ) São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles globais.
( ) Manaus, Goiânia e Salvador são consideradas como metrópoles regionais.
V – F – V
V – V – F
F – V – V
V – F – F
F – V – F
Analise os seguintes gráficos, que representam o crescimento populacional de duas regiões metropolitanas brasileiras.

Considerando os gráficos anteriores e com base em seus conhecimentos, essas regiões metropolitanas, no período considerado:
Analise as afirmativas sobre a inserção da economia brasileira no capitalismo monopolista do pós II Guerra Mundial, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A dívida externa foi severamente reduzida e a economia nacional teve picos de crescimento.
( ) A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas.
( ) Houve expressivo crescimento da dívida e dependência do financiamento externo.
V – V – F
V – F – V
F – V – V
V – F – V
F – F – V
A Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é constituída por 20 municípios e apresenta uma população que supera os 2,4 milhões de habitantes, de acordo com a estimativa da população feita pelo IBGE (2015). Contudo, além da capital, apenas dois desses municípios da RMG apresentam população maior que 100 mil habitantes. São eles:
Aparecida de Goiânia e Trindade.
Senador Canedo e Inhumas.
Anápolis e Luziânia.
Nerópolis e Aragoiânia.
Sobre as vegetações e ecossistemas de Marcação-PB, pertencem ao município, exceto:
Vegetação pioneira
Manguezais
Matas de restinga
Mata úmida
Mata de araucária
Em 2014, o IBGE divulgou as estimativas populacionais dos municípios brasileiros. Um professor de Geografia, com o intuito de discutir esse tema na sala de aula, elaborou um mapa temático representando a distribuição da população no Norte Goiano. A variável visual que melhor representa os modos de implantação dessa informação no mapa é
![]()
![]()

![]()
O estado do Acre é dividido geograficamente em cinco microrregiões. Existem diferenças entre a quantidade de pessoas, a extensão territorial bem como nos aspectos sociais e econômicos. Entre as alternativas a seguir, a que apresenta a maior extensão territorial é a seguinte microrregião:
Brasileia.
Tarauacá.
Rio Branco.
Cruzeiro do Sul.
Sena Madureira.

Fonte: http://www.diarioregional.com.br/2015/11/18/industrias-do-abc-ja-fecharam-quase-28-mil-vagas-neste-ano-diz-pesquisa-fiespciesp/ (acesso em 19/03/2016)
O país vem experimentando uma forte recessão econômica há dois anos e, por consequência, resulta em mais desemprego. No entanto, a matéria acima reporta um processo que está relacionado não apenas ao momento imediato, mas à fuga de muitas indústrias do tradicional parque industrial do ABCD para outras partes do país, mais conhecido como “desconcentração espacial da indústria”. Dentre os fatores abaixo, um deles justifica erroneamente este processo que é:
a guerra fiscal promovida por outros estados, que aumentam os custos de produção para as empresas que desejam se deslocar para novas áreas
a maior organização sindical local que impõe paralisações, em busca de melhores salários para os operários, prejudicando o ritmo da produção
o gargalo do sistema viário, prejudicando o fluxo de insumos e produtos industrializados
o preço elevado dos terrenos, inibindo a expansão física das plantas industriais
Leia o fragmento de notícia abaixo.
A reprimarização da pauta de exportações do país já é um fato. Entre 2007 e 2010, a participação das commodities primárias na pauta de exportações brasileiras saltou dez pontos percentuais, de 41% para 51%, depois de ter estacionado no patamar dos 40% nos anos 1990. Os dados são de estudo dos pesquisadores Fernanda De Negri e Gustavo Varela Alvarenga, publicado no número 13 do boletim Radar, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
(Fonte: NASSIF, Maria I. Exportações – O avanço das commodities. Notícia de 27/07/2011, acesso em 08/11/2016).
A reprimarização consiste no crescimento da importância do setor primário na economia brasileira. A notícia trata especificamente da pauta de exportações, que revela:
o papel do Brasil enquanto disseminador de novas tecnologias de produção agrícola, aplicáveis a todos os países do mundo com a criação de sementes transgênicas.
o retorno do Brasil enquanto exportador de produtos de alta tecnologia, dos quais podemos destacar a produção de celulares na Zona Franca de Manaus.
a reafirmação do Brasil enquanto exportador de produtos de baixo valor agregado, do setor primário da economia, notadamente o setor agropecuário.
o destaque do Brasil na economia mundial enquanto exportador de produtos agrícolas, com destaque para os produtos vegetais de origem extrativista.
a nova situação da pauta de exportações brasileira, incluindo as commodities enquanto produtos adaptados à situação geográfica de seu território.
Em relação ao crescimento populacional brasileiro e à transição demográfica, assinale a alternativa INCORRETA:
A esperança de vida ao nascer e a taxa de mortalidade infantil são importantes indicadores da qualidade de vida da população de um país.
O Brasil ingressou em um período de “janela demográfica”, quando ocorre a diminuição da razão de dependência da população economicamente dependente (crianças e idosos) sobre a população adulta (de 15 a 64 anos).
A urbanização brasileira atuou como fator decisivo na redução das taxas de fecundidade.
O declínio da taxa de crescimento vegetativo indica que o Brasil está passando por uma transição demográfica, na qual há uma queda tanto da taxa de mortalidade quanto da de natalidade.
Desconsiderando as taxas de emigração e imigração, a estagnação do crescimento demográfico ocorrerá no momento em que o crescimento vegetativo for nulo, exceto quando houver um saldo positivo de migração externa.