

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ricardo assistiu em um programa de televisão, que em sua cidade, a previsão do tempo está marcando calor de 30ºC com possibilidade de chuva para tarde e noite. Sobre o tempo podemos afirmar que:
É o estado atmosférico de um determinado local de forma momentânea que pode sofrer diversas variações.
Para garantir a previsão do tempo é necessária uma análise durante um grande período, podendo chegar a anos.
Para configurar uma previsão do tempo, devemos observar seus elementos como a chuva, vento e umidade por um longo período de dias, sofre poucas variações.
O tempo depende, especificamente, do Clima de um local, se tornando previsível sua análise, sofrendo poucas alterações.
Sobre a circulação atmosférica, assinale as afirmativas abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
(_) A circulação na troposfera média e superior é um componente importante da circulação geral da atmosfera.
(_) Um anticiclone polar móvel é uma área de baixa pressão, com desvio à direita no HN e giro no sentido anti-horário.
(_) Um ciclone extratropical é uma área de baixa pressão, com desvio à esquerda no HS e giro no sentido horário.
(_) Os padrões de cristas e cavados no fluxo superior jamais são importantes para sustentar a circulação ciclônica e anticiclônica em superfície.
(_) As grande ondulações geradas pelo fluxo de ar geostrófico nos ventos de oeste são chamadas de ondas de Rossby.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V – F – V – F – V.
F – F – V – V – V.
F – V – F – F – F.
V – V – F – F – F.
V – F – V – V – F.
Sobre o planeta Terra:
1. A esfericidade de nosso planeta é responsável pela existência das diferentes zonas climáticas.
2. Quanto mais nos afastamos do Equador, menor a inclinação com que os raios solares incidem na superfície terrestre.
3. O eixo da Terra é perpendicular em relação ao plano de sua órbita ao redor do sol.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
Massa de ar que atua no Brasil caracterizada por ser quente e úmida, formar-se sobre a Amazônia e atuar praticamente em todo território brasileiro, provocando grande quantidade de chuva:
Massa Equatorial Continental.
Massa Equatorial Atlântica.
Massa Tropical Continental.
Massa Tropical Atlântica.
Chuvas na Bahia são reflexo de La Niña
As chuvas intensas que atingiram a Bahia nos últimos dias são reflexo do fenômeno climático La Niña. Apesar de comuns nesse período do ano, os temporais tiveram intensidade e duração atípicas. A Bahia segue em estado de alerta para chuvas intensas, já que há previsão de os temporais persistirem nos próximos dias.
Disponível em: https://www.otempo.com.br/brasil/chuvas-na
bahia-sao-reflexo-de-la-ni-a-e-aumento-da-temperatura-no
oceano-1.2588953. Acesso em: 1 jan. 2022 (Adaptado).
O fenômeno climático La Niña
corresponde a um aquecimento anormal das águas do oceano Atlântico.
relaciona-se a um resfriamento atípico das águas do oceano Pacífico.
tem relação com o aumento de terremotos e maremotos no Globo.
causa um aumento da quantidade de chuvas nos litorais do Chile e do Peru.
A caracterização climática da região Nordeste é um pouco complexa, conforme afirma Silva et al. (2008), pois constitui domínio dos climas quentes de baixas latitudes, apresentando temperaturas médias anuais sempre superiores a 18°C, verificando-se desde territórios mais secos, no interior, até mais úmidos, na costa leste da região.
No Nordeste Brasileiro (NEB), os principais mecanismos causadores de chuvas são os Sistemas Frontais, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e as perturbações ondulatórias no campo dos ventos alísios. O Estado da Paraíba é caracterizado por dois regimes de chuvas: um de fevereiro a maio, nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú; e, outro de abril a julho, no Agreste, Brejo e Litoral. Tais regiões homogêneas foram determinadas por Braga e Silva (1990) através de técnicas objetivas de análise multivariada, estendidas por Silva (1996), distribuídas no Litoral, Brejo, Agreste, Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão.
Na Mata Paraibana, a umidade e os índices pluviométricos são mais elevados frente ao interior do Estado. Assinale a alternativa correta que contém um fenômeno que contribui para estes elevados índices no litoral paraibano.
Massas de ar úmidas provenientes do Oceano Atlântico.
Ventos Alísios vindos do Norte Amazônico.
Massas de ar frias vindas do Centro-Oeste.
El Niño com o aquecimento maior das águas do Oceano Pacífico.
Com base nas noções de meteorologia, sobre as chuvas convectivas, é CORRETO afirmar que:
São chuvas rápidas que podem ser seguidas de temporais.
Recebem esse nome porque as massas de ar quente e ar frio se chocam frontalmente.
Ocorrem quando há um impedimento que barra a massa de ar úmida.
São denominadas de "chuva de relevo".
Esse tipo de chuva é muito comum no litoral.
Assinale a alternativa que indica corretamente a camada da atmosfera em que se encontra a maior quantidade de ozônio, conhecida como camada de ozônio, que auxilia a manutenção da vida em nosso planeta, pois filtra cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.
Mesosfera
Estratosfera
Termosfera
Exosfera
Troposfera
A Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, também chamada de COP 26, no ano de 2021 aconteceu em qual país?
China
Escócia
Estados Unidos da América
Inglaterra
França
Com base na obra de OLIVEIRA, SILVA e HENRIQUES sobre as camadas da atmosfera, em relação à estratosfera, assinalar a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:
É uma camada em que a temperatura aumenta com a altitude, por causa da absorção da radiação ultravioleta do Sol pelo ozônio.
A partir da estratosfera, até cerca de 80km da superfície, vem a mesosfera.
É nessa camada que se situa a camada de ozônio.
Estende-se desde a superfície até uma altitude média de 12km. No Equador, sua extensão, a partir da superfície, é de 20km e, nos polos, é de 8km.
Ao conjunto de alterações físicas e químicas sofridas pelas rochas ao estarem expostas na superfície da Terra chamamos de meteorização. A partir deste processo, seguido da erosão e da deposição do material por ele formado, e posteriormente com a diagênese, formam-se as rochas sedimentares. Também é a partir da meteorização que é formado o regolito, e, num estágio mais avançado, o solo.
Sobre os vários fatores que influenciam no processo de meteorização analise as afirmações abaixo:
I. A fauna e a flora são os fatores de maior importância para o processo de meteorização, pois a matéria orgânica por elas fornecidas passam por reações químicas remobilizando materiais. Os materiais produzidos pela meteorização podem ser transportados para outro local ou permanecerem na posição original. Em qualquer um dos casos, vão gerar um solo.
II. Quanto maior o tempo de exposição de uma rocha, mais intensa será a ação da meteorização sobre ela. Calcula-se que em um milhão de anos este processo rebaixa o relevo de 20 a 50 metros.
III. O relevo torna-se um elemento importante para o processo de meteorização, ao determinar a maior ou menor velocidade do fluxo da água das chuvas, com consequente menor ou maior infiltração no solo. Em encostas de alta declividade, a água fica pouco tempo em contato com as rochas e assim não consegue promover adequadamente as reações químicas. Nas baixadas, a água fica, ao contrário, bastante tempo em contato, mas não se renova facilmente, de modo que fica saturada nos componentes solúveis e perde sua capacidade de continuar atacando os minerais. Portanto, é nas encostas suaves que a meteorização é mais intensa.
IV. O clima influencia bastante no processo de meteorização, visto que, ele é que determina a distribuição sazonal das chuvas e as variações de temperatura, que contribuem para a fragmentação das rochas, através da alternância de períodos de dilatação com períodos de contração.
É correto o que se afirma em:
Apenas I.
I, II e III.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
Apenas IV.
O ozônio é um gás azul pálido, muito oxidante e reativo. Ele age como um filtro que protege o planeta da radiação ultravioleta.
Encontramos o gás ozônio em quais camadas atmosféricas?
Troposfera e Mesosfera
Termosfera e Mesosfera
Termosfera e Troposfera
Estratosfera e Mesosfera
Troposfera e Estratosfera
Analise as afirmativas abaixo sobre a circulação atmosférica e a circulação oceânica.
1. Uma maior incidência de luz solar define uma faixa de temperatura mais baixa nas proximidades da linha do Equador.
2. A insolação desigual é responsável pelas diferenças térmicas na Terra, mas as diferenças térmicas estão associadas às diferenças de pressão atmosférica.
3. A circulação atmosférica, originada pelas diferenças térmicas e de pressão, funciona como mecanismo de condução de calor entre as zonas de iluminação do globo terrestre.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
Considerando-se as camadas da atmosfera, assinalar a alternativa que apresenta uma informação CORRETA sobre a estratosfera:
É onde se encontra a camada de ozônio.
Nela, a temperatura diminui com a altitude.
Logo após a estratosfera, encontra-se a termosfera.
Local onde a temperatura é, inicialmente, isotérmica.
Assinale a alternativa que indica exclusivamente gases responsáveis pelo efeito estufa no Planeta Terra.
O2, CH4 e N2
O2, CH4 e NO2
CO2, H2 e O2
CO2, CH4 e N2
CO2, CH4 e NO2
Em relação às estações do ano, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
O(A) _________ inicia-se às 07h29 do dia 20 de março. Sendo uma estação de transição entre o verão e o(a) ________, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12°C e 18°C, chegando a valores inferiores a 10°C nas regiões serranas. Nessas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18°C e 28°C. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22°C, e a máxima variando entre 30°C e 32°C.
outono | inverno
primavera | inverno
outono | primavera
inverno | outono
O planeta Terra é envolto em uma camada atmosférica que nos permite viver, respirar, plantar nossa comida. Camada essa em que podemos ter chuva e vento.
Essa camada é chamada de:
exosfera.
mesosfera.
troposfera.
termosfera.
estratosfera.
O climograma permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada localidade, e graficamente é possível fazer a leitura das variações de temperatura e precipitações durante um determinado período de tempo. Observe os climogramas ABAIXO.

Localidade 1

Localidade 2
Fonte: https://pt.climate-data.org/
*No gráfico a barra representa valores de precipitação e a linha de temperatura.
Analise as assertivas abaixo e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) O climograma da localidade I, apresenta condições típicas de um clima tropical. A temperatura média é de 21.9 °C. A pluviosidade mais elevada ocorre entre os meses novembro, dezembro e janeiro e as menores nos meses de junho, julho e agosto.
( ) O climograma da localidade II, apresenta um clima de acordo com a classificação de Köppen (1920), semiárido (BSh). A quadra chuvosa se inicia em fevereiro com chuvas de pré-estação (chuvas que ocorrem antes da quadra chuvosa) com seu término ocorrendo no final do mês de agosto.
( ) O climograma da localidade I, representa uma condição de clima quente e temperado, com temperaturas ganham maior amplitude a partir do mês de agosto e quando inicia a elevação dos índices de precipitação.
( ) O climograma da localidade II, apresenta um clima quente e temperado classificação do clima é (As) de acordo com a Köppen e Geiger. As chuvas são elevadas de janeiro a julho e as temperaturas são sempre inferiores aos 25ºC.
A sequência CORRETA é:
F, V, F, V.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
F, F, F, V.
Entre os diferentes fenômenos climáticos, consta aquele que “representa de forma mais genérica um fenômeno de interação atmosfera-oceano associado ao aquecimento das águas do mar e à presença dos ventos alísios na região do Pacífico equatorial, entre a costa peruana e o Pacífico Oeste, próximo à Austrália.” Qual o nome desse fenômeno climático?
Tempestades Tropicais.
El Niño Oscilação Sul.
Inversão Térmica
Tornados.
La Niña.
A circulação dos ventos e o deslocamento das massas de ar são fatores preponderantes nas mudanças, quase que diárias, do tempo meteorológico.
Sobre tempo e clima podemos dizer que:
1. O tempo meteorológico é o estado momentâneo do ar atmosférico em uma porção da superfície terrestre e ele é determinado verificando-se se nesse lugar faz frio ou calor ou se há chuva ou se o céu está limpo, por exemplo.
2. Com base na observação contínua do tempo meteorológico, é possível estabelecer as principais características do clima de uma região.
3. O clima de um lugar é a reunião das condições atmosféricas, como temperatura, umidade e pressão do ar, mais marcantes em cada época do ano.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.