

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A principal ferramenta de Tecnologia da Informação e Comunicação que permite a visualização, análise e cruzamento de dados georreferenciados, sendo fundamental para o raciocínio geográfico na contemporaneidade, é um:
Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Banco de dados estatístico.
Sensor remoto orbital.
Modelo Digital de Elevação (MDE).
A resolução dos dados primários coletados em campo está condicionada, em grande parte, às características técnicas dos instrumentos utilizados na coleta.
Certo
Errado
A Cartografia, aliada às Geotecnologias (como Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica − SIG, e GPS), é uma linguagem fundamental no ensino de Geografia, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017. Essas ferramentas transformaram a maneira como os alunos dos Anos Finais interpretam e representam o espaço, exigindo do professor o domínio tanto dos fundamentos cartográficos tradicionais quanto das novas tecnologias.
Com base nos princípios e elementos da Cartografia e das Geotecnologias como ferramentas metodológicas no Ensino Fundamental, assinale a alternativa CORRETA:
O Sensoriamento Remoto, como geotecnologia aplicada, consiste na obtenção de informações sobre objetos ou fenômenos na superfície terrestre por meio de instrumentos que não estão em contato físico com eles (sensores a bordo de satélites ou drones), sendo essencial para o monitoramento ambiental.
As projeções cartográficas não possuem impacto na interpretação dos mapas, uma vez que a distorção da área, do ângulo ou da forma é corrigida automaticamente pela escala numérica, mantendo a fidelidade das representações.
A escala gráfica em um mapa é a única forma de representação da relação entre o real e o mapa, sendo a escala numérica (exemplo: 1:100.000) inadequada para a utilização didática com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ferramenta destinada exclusivamente à produção de mapas temáticos estáticos (em papel), não possuindo capacidade de realizar análises espaciais complexas ou de cruzar diferentes camadas de informação.
Em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), diferentes arquiteturas de dados podem ser adotadas para organizar a informação espacial. Considerando a concepção clássica de arquitetura dual, assinale a alternativa correta.
Integra geometrias e atributos em uma única estrutura lógica, armazenando-os de forma unificada em um mesmo modelo de dados.
Armazena feições vetoriais como matrizes raster, vinculando atributos por meio de indexação matricial.
Organiza dados em bancos orientados a objetos, priorizando encapsulamento entre atributos e geometrias.
Mantém a componente espacial e a componente descritiva em estruturas distintas, estabelecendo associação entre ambas por meio de identificadores comuns.
Elimina a distinção entre armazenamento gráfico e tabular, adotando estrutura única baseada em arquivos espaciais integrados.
Uma organização deseja criar um painel interativo para monitorar focos de queimadas em tempo quase real. Para que os dados possam ser consultados, integrados e reutilizados por diferentes aplicações, é fundamental escolher o formato de dado adequado. Qual das alternativas a seguir apresenta formato(s) compatível(is) com análise espacial e interoperabilidade entre Sistemas de Informações Geográficas (SIG)?
PDF – pois permite distribuição de mapas com legenda e simbologia; é adequado para relatórios e visualização estática.
CSV/XLSX – pois fornecem tabelas de atributos sobre os focos de queimadas; são úteis para estatísticas e relatórios.
GML/GeoJSON – pois armazenam geometria, atributos e projeção espacial, permitindo consultas espaciais, filtragem e integração direta com diferentes aplicações SIG.
TIFF/PNG – pois são formatos raster que oferecem mapas de referência ou imagens de satélite, permitindo visualização e sobreposição.
KML – pois é adequado para visualização em mapas online.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Durante a instrução de auto de infração por lançamento clandestino de efluente, a equipe fiscal precisa organizar, em ambiente SIG, três elementos: o local exato do lançamento, o eixo da vala que conduziu o efluente até a drenagem natural e o perímetro da área submetida à medida administrativa de embargo. Considerando a representação vetorial adequada desses elementos, assinale a alternativa correta:
Os três elementos devem ser registrados como pontos, pois coordenadas geográficas substituem a necessidade de representação geométrica diferenciada.
Devem ser registrados: a vala como raster, o lançamento como linha e a área embargada como tabela alfanumérica, desde que haja relatório fotográfico.
Devem ser registrados: o lançamento como ponto, a vala como linha e a área embargada como polígono, todos vinculados a atributos e ao mesmo sistema de referência.
Devem ser registrados: o lançamento como polígono, a vala como ponto e a área embargada como linha, todos vinculados à escala de visualização do relatório.
Os três elementos devem ser registrados como polígonos, pois todo dado fiscal ambiental depende de cálculo de área para validade do auto.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
No desenvolvimento de aplicações WebGIS, a arquitetura geralmente segue o modelo cliente-servidor. O componente responsável por disponibilizar mapas como imagens renderizadas dinamicamente é o serviço __________, enquanto o serviço __________ permite a transferência de feições vetoriais com seus atributos para consulta ou edição. Para garantir interoperabilidade entre diferentes plataformas, esses serviços seguem especificações definidas pelo __________.
WMS / WFS / OGC
WCS / WMS / INDE
WMTS / WCS / ISO
WMS / WMTS / INPE
WFS / WMS / IBGE
Nas poligonais, a avaliação da precisão envolve a análise de diferentes tipos de erros de fechamento e suas causas. Com base nos conceitos de erro de fechamento e medição angular, assinale a alternativa CORRETA:
O erro de fechamento longitudinal é aquele avaliado em função da medição angular.
Erros de centragem e de pontaria são classificados como sistemáticos e não afetam o fechamento angular das poligonais.
Os erros na medição angular são, na sua maioria, acidentais, como erros de centragem, de pontaria e influência da reverberação.
A influência da reverberação é um fator externo que pode ser ignorado, pois não gera imprecisões na leitura dos ângulos.
As poligonais permitem a avaliação de erros de fechamento longitudinal, porém não possibilitam a verificação do fechamento transversal.
Na gestão de uma unidade de conservação, imagens de satélite apontam mudança de cobertura, pontos coletados em campo recebem coordenadas e camadas são cruzadas para definir áreas prioritárias. Esse conjunto se apoia em sensoriamento remoto
como medição de coordenadas por satélites, GPS como sistema de camadas, e SIG como imagens multiespectrais para detectar mudanças.
como leitura de cartas impressas, GPS como correção de escala em mapas, e SIG como cálculo de fuso horário por longitude.
como observação direta em campo, GPS como estimativa demográfica por setor, e SIG como escolha de projeção para reduzir distorção.
como navegação por sinais de rádio, GPS como ferramenta de edição de imagens, e SIG como leitura visual de relevo por fotografias.
para captar alvos por energia refletida ou emitida, GPS para registrar coordenadas, e SIG para integrar camadas e gerar análise espacial.
Considerando que o mapeamento sistemático brasileiro segue normas técnicas para a representação do relevo, da hidrografia e da toponímia nas cartas topográficas oficiais, assinale a opção correta.
A delimitação de bacias hidrográficas independe do relevo.
O mapeamento sistemático utiliza simbologia padronizada para representar elementos naturais e antrópicos.
A hidrografia é representada de forma livre, sem padronização cartográfica.
A toponímia corresponde à representação de curvas de nível.
Cartas topográficas não apresentam informações altimétricas.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No universo de representação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), as entidades formais já definidas no universo matemático são associadas a diferentes representações geométricas, podendo variar conforme a escala e a projeção cartográfica escolhida. É também nesse universo que as representações se distinguem como modelos de informação matricial e vetorial, reconhecidos como dois tipos básicos de estruturas de dados para representação gráfica no ambiente digital.
Em geral, os SIGs suportam esses dois tipos de modelos, sobre os quais é correto afirmar que:
A área que cada pixel representa no terreno é denominada resolução espacial.
No modelo vetorial, a superfície terrestre é concebida como contínua, onde cada pixel representa uma área no terreno.
Os modelos matriciais são formados por vértices de coordenadas X,Y, considerando-se três elementos gráficos: ponto, linha e polígono.
No modelo vetorial, também denominado raster, o espaço terrestre é representado, como o próprio nome já diz, por uma matriz.
Os arquivos raster são formados por vértices de coordenadas X,Y, considerando-se três elementos gráficos: ponto, linha e polígono.
A implantação e a manutenção de bases georreferenciadas em órgãos municipais exigem a padronização de formatos e a rigorosa documentação das informações espaciais. A utilização de metadados e dicionários de dados é um passo importante para garantir a interoperabilidade e a qualidade da base cartográfica. Sobre a estruturação de dados em um ambiente SIG para a gestão pública, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I.O dicionário de dados descreve a estrutura da base de dados geográfica, definindo os atributos, os tipos de campos (numérico, texto, data) e os domínios de valores permitidos para cada feição.
II.Os metadados são registros que descrevem a linhagem, a projeção cartográfica, a escala de coleta e a data de atualização do dado, permitindo que outros usuários avaliem a adequação do mapa para diferentes fins.
III.A base de dados georreferenciada de uma prefeitura deve utilizar exclusivamente o formato raster para o cadastro imobiliário, visando garantir a precisão métrica na delimitação de lotes e logradouros.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I e II, apenas.
Em uma certificação de imóveis rurais no INCRA, um profissional credenciado empregou os seguintes métodos de posicionamento para vértices de limite: aerofotogrametria e relativo cinemático. Considerando o Manual Técnico para Georreferenciamento de Imóveis Rurais 2022 – MTGIR 2ª Edição, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os tipos de vértices correspondentes a cada um dos métodos de posicionamento empregados.
Ambos são do tipo V.
Ambos são do tipo P.
P e M.
V e P.
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) constituem ferramentas fundamentais para atividades relacionadas ao planejamento, à organização e à gestão do espaço, bem como para a realização de análises espaciais. A respeito de suas características e funcionalidades, analise as afirmativas a seguir.
I.O SIG integra dois tipos de dados: gráficos e não gráficos, sendo os dados gráficos responsáveis por caracterizar quantitativa e qualitativamente as entidades presentes na base cartográfica digital.
II.Os dados gráficos podem ser representados pelos modelos vetorial e raster, sendo o modelo raster composto por uma grade regular de linhas e colunas, em que cada posição corresponde a um pixel ou célula.
III.Uma das vantagens do modelo raster é a facilidade de implementação de operações de superposição de camadas de informação.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
O uso de Geotecnologias e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia não apenas moderniza a prática pedagógica, mas também oferece ferramentas poderosas para promover a inclusão e a acessibilidade. Plataformas como os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e os visualizadores virtuais, em alinhamento com a BNCC, permitem que o aluno manipule dados espaciais e visualize fenômenos complexos, adaptando a informação a diferentes estilos de aprendizagem. No entanto, o professor deve estar atento para que o uso da tecnologia não se torne uma nova barreira, mas sim um meio eficaz de garantir que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades, desenvolvam o Raciocínio Geográfico.
Considerando os princípios da Educação Inclusiva e o uso de tecnologias no Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma tecnologia intrinsecamente inclusiva, pois a manipulação de camadas de informação facilita a simplificação da complexidade espacial, sendo acessível a alunos com dificuldades de abstração.
II. A adaptação curricular e o uso de legendas e ícone svisuais nos mapas (linguagem pictórica) são estratégias de inclusão eficazes para atender as necessidades de alunos com Dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
III. A principal limitação das TDICs em sala de aula é o custo de aquisição, mas, do ponto de vista pedagógico, elas não apresentam desvantagens, pois o acesso à informação é sempre um fator positivo no processo de ensino-aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
II apenas.
II, III apenas.
III apenas.
I, II e III.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Os Sistemas de Informação Geográficas (SIGs) funcionam como um modelo representativo do mundo real e, na descrição de sua base teórica, existem quatro universos para que o mundo real (a informação real) possa ser traduzido para o mundo computacional, sendo eles: o próprio universo real; o universo matemático (conceitual); o universo de representação; e o universo de implementação.
Sobre esses quatro universos de representação de um SIG, é correto afirmar que:
O universo de implementação é onde se encontram os fenômenos a serem estudados como tipo e uso do solo, hidrografia, geologia, dados sociais, cadastro urbano etc.
O universo real é onde ocorre a realização do modelo de dados através de linguagens de programação, e as representações se distinguem entre matricial e vetorial.
O universo matemático é onde se encontram os fenômenos a serem estudados, como tipo e uso do solo, hidrografia, geologia, dados sociais, cadastro urbano etc.
O universo de implementação é onde ocorre a realização do modelo de dados através de linguagens de programação.
O universo de implementação se distingue entre as grandes classes formais de dados geográficos, os dados contínuos e os individualizáveis, podendo especializar essas classes nos tipos de dados geográficos utilizados comumente como dados temáticos e cadastrais.
Em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), entende-se por atributo qualquer informação descritiva (nomes, números, tabelas e textos) relacionada com um único objeto, elemento, entidade gráfica ou um conjunto deles, que caracteriza um dado fenômeno geográfico. Eles permitem análises, rotulagem e criação de mapas temáticos, relacionando características, como população de uma cidade, nome de uma rua ou uso do solo.
Tais atributos podem ser didaticamente descritos por atributos espaciais, temporais e temáticos, sendo correto afirmar que:
Os atributos temáticos são referentes às informações sobre localização, topologia e geometria das feições.
Os atributos temáticos são aqueles relacionados à idade do objeto, data ou frequência do objeto ou fenômeno.
Tabelas de atributos são uma estrutura fundamental, onde cada linha é um elemento ou objeto geográfico (feature) e cada coluna é um campo de dados (atributo).
Os atributos temporais são aqueles que não se encaixam nos espaciais nem nos temporais, podendo ser índices pluviométricos, tipo de rocha, presença de minerais etc.
Tabelas de atributos são uma estrutura fundamental, onde cada linha é um campo de dados (atributo) e cada coluna é um elemento ou objeto geográfico (feature).
Medidas espaciais em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas analíticas utilizadas para quantificar propriedades geométricas e relações topológicas de objetos geográficos. As principais medidas espaciais utilizadas em SIG são as geométricas e espaciais (básicas), de vizinhança e proximidade, de terreno e elevação (3D), de densidade e análise espacial, e temporais e de movimento. Essas medidas permitem transformar dados brutos em informações para análise de padrões e planejamento territorial.
Sobre o objetivo de aplicação de algumas das principais medidas espaciais utilizadas em SIG, é correto afirmar que:
Sombreamento (Shadow Cast): Determina se um ponto é visível a partir de outro.
Distância: Calcula a extensão bidimensional de um polígono, como o tamanho de uma área de preservação ou uso do solo.
Análise de Visibilidade (Line of Sight): Identificação do elemento mais próximo (ex.: hospital mais próximo de uma escola).
Interseção/Sobreposição: Determina a área ou feição comum entre duas ou mais camadas diferentes.
Área (superfície): Mede a separação entre dois ou mais objetos, podendo ser euclidiana (“linha reta”) ou baseada em redes (como caminhos reais).
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs ou GISs) permitem obter uma ampla variedade de medidas espaciais e atributos georreferenciados, fundamentais para análise, planejamento e tomada de decisão. Essas medidas são geradas a partir de dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e raster (imagens de satélite e modelos digitais de terreno).
Sobre as principais medidas que podem ser obtidas utilizando o SIG, é correto afirmar que:
Perfil Topográfico: Visualização da variação de elevação ao longo de uma linha; são Medidas Geométricas e Espaciais (Básicas).
Volume: Cálculo de volume para terraplanagem, mineração ou capacidade de represas; são Medidas de Densidade e Análise Espacial.
Perímetro e Comprimento: Medição do contorno de áreas (polígonos) ou comprimento de linhas (estradas, tubulações); são Medidas Geométricas e Espaciais (Básicas).
Densidade de Fenômenos: Cálculo da concentração de elementos por unidade de área (ex.: crimes/km² e densidade populacional); são Medidas de Terreno e Elevação (3D).
Buffer (Área de Influência): Criação de zonas de entorno (ex.: 500m de um rio) para verificar o que está dentro ou fora de um raio; são Medidas de Terreno e Elevação (3D).
O relacionamento espacial entre feições geográficas no Sistema de Informações Geográficas (SIG) é fundamental para analisar como os elementos geográficos se posicionam e se conectam uns aos outros, indo além de simples coordenadas. Considerando o relacionamento espacial entre feições geográficas, analise as afirmativas a seguir:
I. O relacionamento topológico de adjacência é utilizado para feições do tipo lotes urbanos.
II. O relacionamento topológico coincidente é utilizado para feições do tipo ruas e rota de ônibus.
III. O relacionamento topológico conectividade é utilizado para feições do tipo fluxos de drenagem.
Está(ão) CORRETA(S):
apenas a I.
apenas a II.
apenas a III.
apenas I e II.
I, II e III.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.