Questões de Concurso sobre Sistema de Informação Geográfica - SIG

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
747 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O segmento espacial do GPS consiste de 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais igualmente espaçados (quatro satélites em cada plano), numa altitude aproximada de:


A
60.000 Km.

B
53.000 Km.

C
48.000 Km.

D
36.000 Km.

E
20200 Km.

Em Sensoriamento Remoto, quanto à resolução de uma imagem, a habilidade do sistema sensor em distinguir e medir os alvos na superfície terrestre refere-se à


A

Resolução Espectral.


B

Resolução Temporal.


C

Resolução Radiométrica.


D

Resolução Espacial.


E

Resolução Full HD.

Sobre o Sistema de Posicionamento Global, conhecido por GPS, leia atentamente as afirmações a seguir e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.

( ) O GPS tem como objetivo auxiliar as atividades de navegação e realização de levantamentos geodésicos e topográficos.

( ) O modelo adotado pelo sistema GPS fundamenta-se na determinação da distância entre um ponto denominado receptor e os pontos de referência que são os satélites.

( ) O sistema opera, ininterruptamente, 24 horas por dia, independentemente das condições meteorológicas.

( ) O sistema GPS é dividido em três segmentos: espacial, lunar e de controle.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.


A

F – V – V – F.


B

V – V – F – F.


C

V – V – V – F.


D

F – F – V – F.


E

V – V – V – V.

Em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), as imagens digitais podem ser representadas por uma estrutura em grade, com n linhas e m colunas. Cada célula, denominada pixel, apresenta um valor z, que pode indicar, por exemplo, uma cor ou um tom de cinza, como mostra a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa correta que apresenta o nome da estrutura mencionada acima.


A

Estrutura vetorial


B

Estrutura cartográfica


C

Estrutura matricial


D

Estrutura radiométrica

No posicionamento DGPS (Differential GPS), as correções extraídas da estação de referência (base) são envidas ao receptor remoto (rover), por meio de um link; estas correções referem-se a qual(ais) observável(eis):


A

efemérides.


B

fase da portadora.


C

mensagem de navegação.


D

fase da portadora e pseudodistância.


E

pseudodistância.

No que diz respeito aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sabe-se que os mesmos podem atuar através de diferentes problemas ou situações por meio de contribuições substanciais. Atualmente, estes sistemas têm sido utilizados principalmente em órgãos públicos nos níveis federal, estadual e municipal, em institutos de pesquisa, em empresas de prestação de serviço de utilidade pública (ex.: companhias de água, luz e telefone), na área de segurança militar (ex.: Projeto SIVAM) e em diversos tipos de empresas privadas. Além de suas utilizações em meio a estes órgãos, os sistemas podem ser classificados e aplicados como


A

Biodiversidade e o Uso de Multivariadas


B

Ocupação Humana e Atividades Econômicas


C

Atividades Socioeconômicas e Biodiversidade


D

Biodiversidade e o Uso de Recursos Naturais


E

Atividades Socioeconômicas e o Uso de Multivariadas.

Polígonos e atributos são conceitos de SIG envolvidos, por exemplo, na identificação de aterros sanitários com áreas superiores a 10 hectares.

C
Certo

E
Errado

Recomenda‐se que as etapas de trabalho em SIG sejam realizadas na seguinte sequência:


A

aquisição de dados; gerenciamento da base de dados; análises espaciais; pré‐processamento (integração dos dados); output (mapas, gráficos, tabelas); e visualização e análise dos resultados.


B

aquisição de dados; pré‐processamento (integração dos dados); output (mapas, gráficos, tabelas); gerenciamento da base de dados; análises espaciais; e visualização e análise dos resultados.


C

aquisição de dados; output (mapas, gráficos, tabelas); pré‐processamento (integração dos dados); gerenciamento da base de dados; análises espaciais; e visualização e análise dos resultados.


D

output (mapas, gráficos, tabelas); aquisição de dados; pré‐processamento (integração dos dados); gerenciamento da base de dados; análises espaciais; e visualização e análise dos resultados.


E

aquisição de dados; pré‐processamento (integração dos dados); gerenciamento da base de dados; análises espaciais; output (mapas, gráficos, tabelas); e visualização e análise dos resultados.

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ciência, um sistema tecnológico, uma disciplina e uma metodologia aplicada à resolução de problemas (LONGLEY et al., 2013) que permite compreender a distribuição e a localização de inúmeras questões e aspectos da natureza da sociedade por meio dos modelos digitais.

A representação geográfica é um modelo digital de algum aspecto da superfície terrestre selecionado pelo(a) geógrafo(a) que deverá levar em consideração, na composição e na análise dessa superfície,


A

o entendimento dos campos contínuos para a subtração das generalizações das informações geográficas.


B

a compreensão das dimensões bidimensionais e tridimensionais como, por exemplo, áreas e volumes.


C

a verificação de dados geográficos, de dados matriciais e de dados vetoriais, bem como dos objetos discretos e campos contínuos com as suas representações.


D

a averiguação das feições como objetos discretos nas representações matricial e vetorial.

A imagem abaixo mostra o processo que permite a visualização de uma mesma área, em duas fotografias aéreas obtidas em posições diferentes. Este processo possibilita a percepção visual de profundidade em feições observadas nas imagens.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Carvalho e Araújo (2009).


Assinale a alternativa que indica correta, e respectivamente, o nome do processo e do instrumento apresentados na imagem.


A

Estenoscopia; Estenoscópio


B

Estereoscopia; Estereoscópio


C

Estetoscopia; Estetoscópio


D

Estesiometria; Estesiômetro

“O termo sensoriamento refere-se à obtenção de dados por meio de sensores instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais” (FLORENZANO, 2011). Relacione as informações contidas nas colunas A – Tipos de plataformas, com a B – Exemplos de plataformas para aquisição de dados.


Coluna A


Tipos de plataformas


I. Terrestre

II. Aérea

III. Orbital

Coluna B


Exemplos de plataformas


1. Satélites artificiais.

2. Espectrorradiômetro.

3. Ônibus espaciais.

4. Aviões.

5. Drones.


Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.


A

1-III, 2-I; 3-III, 4-II, 5-II


B

1-II, 2-I; 3-II, 4-III, 5-III


C

1-III, 2-II, 3-II; 4-III, 5-I


D

1-II, 2-II, 3-III; 4-II, 5-I

Antes de se obter fotografias aéreas verticais para a obtenção de informações quantitativas da superfície, em uma determinada área de estudo, é necessário o estabelecimento de linhas de voo. O voo deve ser planejado de tal forma que as fotos tenham, entre duas faixas de voo paralelas, um ______ e, numa mesma linha de voo, um _____ (FITZ, 2008).


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

recobrimento lateral / recobrimento longitudinal


B

recobrimento longitudinal / recobrimento lateral


C

recobrimento linear / recobrimento paralelo


D

recobrimento paralelo / recobrimento linear

O SGB (Sistema Geodésico Brasileiro) adota como único referencial o SIRGAS 2000 desde fevereiro de 2015. Esse referencial utiliza qual elipsoide de revolução como superfície de referência:


A

Elipsoide Internacional 1967.


B

GRS 80.


C

CLARK.


D

HAYFORD.


E

BESSEL.

Durante o posicionamento por ponto, as informações orbitais são obtidas a partir das efemérides transmitidas pelos satélites, mas, para aplicações onde se queira melhor acurácia, podem ser utilizadas efemérides precisas IGS, IGR e IGU, resultantes de pós-processamento. A efeméride tipo IGU é disponibilizada com que frequência?


A

Uma vez por semana.


B

Duas vezes ao dia.


C

Uma vez ao dia.


D

Cinco vezes ao dia.


E

Quatro vezes ao dia.

O Sensoriamento Remoto pode ser entendido como um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações dos objetos que compõem a superfície terrestre sem a necessidade de contato direto com os mesmos. Estas atividades envolvem a detecção, aquisição e análise (interpretação e extração de informações) da energia eletromagnética emitida ou refletida pelos objetos terrestres e registradas por sensores remotos.

(Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/oba/aeb/sensoriamento_remoto_alta_resolucao_2008.pdf. Acesso em: 10/01/2019. Adaptado.)


Sobre sensoriamento remoto, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A energia eletromagnética é emitida por qualquer corpo que possua temperatura acima de zero grau absoluto (0 Kelvin). O Sol e a Terra são as duas principais fontes naturais de energia eletromagnética utilizadas no sensoriamento remoto da superfície terrestre.

( ) O fluxo de energia eletromagnética ao atingir um objeto (energia incidente) sofre interações com o material que o compõe, sendo parcialmente refletido, absorvido e transmitido pelo objeto. Essas diferentes interações possibilitam a distinção e o reconhecimento dos diversos objetos terrestres sensoriados remotamente.

( ) Os sistemas sensores também podem ser classificados como ativos e passivos. Os sensores ativos possuem fonte própria de energia eletromagnética, como os sensores de satélites e os radiômetros. Os sensores passivos não possuem uma fonte própria de energia eletromagnética, como o radar e qualquer câmara fotográfica com flash.

( ) No sensoriamento remoto, a palavra satélite é empregada para se referir aos engenhos construídos pelo homem e que giram em torno da Terra ou de outros planetas e/ou satélites naturais. Portanto, são plataformas que carregam a bordo vários tipos de dispositivos destinados a obter dados que permitem ao ser humano estudar objetos e fenômenos da Terra e do Universo.


Assinale a sequência correta.


A

F, F, V, F


B

V, F, V, F


C

F, V, F, V


D

V, V, F, V

O emprego de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), sem prévio processamento dos dados que pudesse tratar a diferença entre limites de setores censitários que se verifica entre censos, permitirá comparar as informações


A

por distrito e por setor, entre censos.


B

entre censos por distrito, mas não por setor.


C

por setor, entre censos, mas não por distrito.


D

entre censos, apenas, sem desagregação por distrito ou por setor.


E

por distrito e por setor, mas não entre censos, seja qual for a agregação espacial.

Conforme sua precisão, podemos classificar os receptores GPS em


A

navegação, Topográficos ou Geodésicos.


B

submétricos, métricos, quilométricos.


C

sistemáticos, assistemáticos e neutros.


D

automobilísticos, náutico e aéreos.


E

náuticos e Terrestres.

É conhecido nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) como uma representação matemática da distribuição espacial da característica de um fenômeno vinculada a uma superfície real. Podemos afirmar que se trata do


A

Modelo Digital do Terreno – MDT.


B

Modelo Digital Matemático – MDM.


C

Modelo Digital Bilinear – MDB.


D

Modelo Multivariado da Superfície – MMS.


E

Modelo Multivariado Matemático – MMM.

O recente crescimento do número de usuários de Sistemas de Informações Geográficas – SIG’s e de mapas, tanto no Brasil e no mundo atual, é um indicador da consolidação da ideia de que avançamos progressivamente em direção a uma sociedade informacional.


Fonte: FERREIRA, M.C. Considerações metodológicas sobre as origens e a inserção do sistema de informação geográfica na Geografia IN: VITTE, A. (org) Contribuições à história e à epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. P 101 -125.


Analise as categorias I, II e III, e marque a alternativa CORRETA:


I. O Sistema de Informações Geográficas é um campo de pesquisa que não contém um amplo conjunto de questões de análise espacial.

II. O SIG é um sistema de análise espacial que deve está vinculado a área de planejamento na geografia.

III. O SIG é um instrumento importantíssimo para a decisão geográfica, independentemente do olhar adotado pelo geógrafo em relação ao seu objeto de estudo.


A

Somente I.


B

Somente III.


C

II e III.


D

I e III

Em Sistemas de Informações Geográficas, para o modelo vetorial, o mundo real é representado por pontos, linhas e polígonos. Assinale a alternativa que apresenta elemento a ser representado por pontos numa carta em escala de 1:50.000.


A

Rio.


B

Estação Pluviométrica.


C

Talhão florestal.


D

Rodovia.


E

Plantio agrícola.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado