

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na abordagem sistêmica de Georges Bertrand, a paisagem é analisada como um Geossistema. Dentro da hierarquia dos componentes dessa estrutura, existe um elemento considerado estável (o "esqueleto" do sistema), que oferece resistência às mudanças rápidas, contrastando com a dinâmica acelerada do clima e da vegetação. Esse componente estrutural inercial é o:
Potencial hidrológico.
Uso e ocupação do solo.
Biocenose e biomassa.
Fluxo de energia atmosférica.
Embasamento geológico-geomorfológico.
Aziz Nacib Ab’Saber (2003), reconhece seis grandes domínios paisagísticos e macroecológicos no Brasil, os domínios morfoclimáticos. Com relação ao domínio Amazônico, consideram-se as seguintes afirmações:
I - Trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, localizado entre a grande barreira das terras cisandinas e pelas bordas dos planaltos Brasileiro e Guianense. A posição geográfica equatorial confere a esse domínio morfoclimático alta incidência solar, permanente umidade do ar, alta nebulosidade, altas temperaturas com baixa amplitude térmica anual.
II - Trata-se de um domínio equatorial e subequatorial que possui terras nos lados Norte e Sul da linha do equador, o que reflete na marcha dos períodos de maior precipitação no espaço total da Amazônia. Enquanto o Sul da Amazônia brasileira é dominado por chuvas de verão austral, o norte da região recebe precipitações maiores durante o verão boreal.
III - Trata-se de um domínio com a maior bacia hidrográfica do mundo, possuindo rios negros e drenagens perenes, apresentando planícies de inundação labirínticas e ou meândricas, tabuleiros extensos com vertentes convexas, morros baixos convexos nas áreas cristalinas adjacentes.
IV - Caracteriza-se pela topografia de morros convexos, definidos como mamelonares, resultado da intensa ação erosiva na estrutura cristalina. A vegetação é caracterizada pela floresta latifoliada. Essa paisagem sofreu grande degradação em consequência da forte ocupação humana. Além do desmatamento, esse domínio sofre intenso processo erosivo, com deslizamentos e frequentes formações de voçorocas.
Das afirmações acima, quais estão corretas?
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas III e IV.
Analise o mapa abaixo:

Fonte: cow sow Atlas Escolar — IBGE
O relevo brasileiro é resultante de processos geológicos, apresentando diversidade de formas. Sobre as principais classificações do relevo brasileiro, assinale a alternativa correta.
O relevo brasileiro é caracterizado por apresentar cadeias montanhosas jovens e recentes, de grande altitude.
As planícies brasileiras são formas predominantes e se estendem por quase todo o território nacional.
O Pantanal Mato-Grossense já era considerado como uma depressão, tendo seu caráter sedimentar e alagável reconhecido, em 1949, por Aroldo Azevedo.
Segundo Aziz Ab'Saber, as depressões brasileiras são resultantes exclusivamente da ação tectônica recente.
Os planaltos brasileiros, segundo a classificação de Jurandyr Ross, constituem formas de relevo resultantes de processos de erosão e sedimentação.
O Brasil apresenta grande diversidade de relevo, clima, vegetação e hidrografia, que influencia a ocupação humana, a agricultura, a economia e a preservação ambiental. Relacione os aspectos físicos da Coluna 1 com suas características principais na Coluna 2:
Coluna 1 − Aspecto físico
1.Relevo.
2.Clima.
3.Vegetação.
4.Hidrografia.
Coluna 2 − Características
(__)Formação de planaltos, depressões e planícies, determinando solos e padrões de ocupação humana.
(__)Distribuição de rios, bacias hidrográficas e regimes de fluxo, influenciando agricultura e transporte.
(__)Tipos de clima tropical, equatorial, semiárido e subtropical, determinando regime de chuvas e temperatura.
(__)Biomas como Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal, associados ao clima e solo.
Assinale a correspondência correta de cima para baixo:
1, 2, 3, 4.
1, 3, 4, 2.
3, 1, 4, 2.
2, 4, 1, 3.
4, 3, 1, 2.
Considere o texto a seguir.
100 anos de Aziz Ab'Saber, geógrafo que mapeou os domínios climáticos do Brasil
[...] Ao longo de quase 70 anos dedicados à geografia, estima-se que tenha escrito mais de 500 trabalhos. Em 2003, publicou Os Domínios de Natureza no Brasil. O livro fez uma das análises mais completas do relevo, solo, vegetação, hidrografia e clima brasileiros. Vem do geógrafo a divisão do território em seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Caatinga, Mares de Morros, Cerrado, Araucárias e Pradarias. [...]
Disponível em:https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2024/10/100-anos-de-aziz-absaber-geografo-quemapeou-os-dominios-climaticos-do-brasil.ghtml. Acesso em: 14/04/2025.
O geógrafo Aziz Ab'Saber foi importantíssimo para a definição dos domínios morfoclimáticos do Brasil. De acordo com Ab'Saber,
o cerrado caracteriza-se não só por ser um domínio com chapadões tropicais, com duas estações climáticas (úmida e seca), penetrados por florestas de matas, galerias aciculifoliadas e latifoliadas como também pela presença das vegetações arbórea, arbustiva e herbácea e solos laterizados.
o amazônico apresenta, predominantemente, uma exuberante floresta arbórea, latifoliada, perenifólia, com alta diversidade biológica, vasta rede hidrográfica, com predominância de rios perenes, alta pluviometria, solos lixiviados, altas temperaturas e baixa amplitude térmica.
os "mares de morros" refere-se a regiões planálticas serranas, de clima tropical úmido, com elevados níveis de precipitação e temperatura, predominância de uma floresta tropical arbórea caducifoliada de grande biodiversidade e solos profundos e lixiviados.
a Caatinga caracteriza-se pelas depressões intermontanas semiáridas, pontilhadas de inselbergs, dotadas de drenagem intermitente, recobertas por vegetação de perfil arbóreo com raízes profundas e clima semiárido com características mesotérmicas.
Sobre a ação humana na transformação do solo, conforme os estudos propostos pela BNCC, é correto afirmar que:
A atividade humana não interfere na qualidade do solo.
O solo é modificado apenas por fenômenos naturais.
Práticas agrícolas, urbanização e mineração transformam o solo.
O homem apenas observa as mudanças no solo sem alterá-lo.
Entre os diversos agentes externos que podem modificar o relevo, destaca-se a água, que pode provocar erosão. Quando essa erosão ocorre devido à ação dos rios que escavam leitos, formam vales, removem porções do solo, podendo provocar desmoronamentos, é conhecida como:
pluvial
fluvial
marinha
atmosférica
Argissolos caracterizam-se por acúmulo de argila em profundidade e por terem elevado potencial agrícola, devido à baixa susceptibilidade à erosão.
Certo
Errado

SALGADO-LABOURIAU, Maria Léa. História ecológica da Terra. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2ª ed.1998, p. 260.
As unidades de relevo destacadas no mapa possuem em comum a seguinte característica evolutiva:
São cadeias orogênicas que iniciaram seus levantamentos no Cenozoico.
São depressões relativas que resultaram de subsidência durante o Devoniano.
São escudos cristalinos estáveis originados por derrames basálticos no Mesozoico.
São sedimentações residuais que se formaram por dissecação intensa desde o Paleógeno.
São bacias sedimentares preenchidas por depósitos marinhos e continentais do Pré-Cambriano.
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituído por meio do Decreto nº 11.043/2022, é um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois apresenta um caminho para se alcançar os objetivos e materializar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/qualidade-ambiental-e-meio-ambiente-urbano/. Acesso: 20 out. 2024.
Com relação às diretrizes e metas para materialização dos objetivos dessa política, analise as afirmativas a seguir.
I. Alinhamento com as principais tendências internacionais e macroeconômicas.
II. Intensificação dos processos de recuperação de resíduos para 50% do lixo gerado no país, em 20 anos.
III. Adaptação e modernização de todos os lixões e aterros controlados.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Um estudo ambiental em manguezal analisa a linha de costa e a distribuição de crustáceos, integrando dados topográficos, imagens de satélite e monitoramento da fauna.
A modelagem espacial mais adequada para esse estudo, considerando a precisão geométrica e a variação contínua de fenômenos ambientais, deve priorizar:
a utilização de dados matriciais, que modelam o terreno com precisão absoluta;
a sobreposição de dados matriciais, para garantir a correta representação da área;
a conversão de dados vetoriais em matriciais, para melhor detalhamento das feições;
a representação vetorial para a linha de costa, e a matricial para as espécies;
a representação matricial para a linha de costa, e a vetorial para a modelagem da elevação.
A Geografia tem como um de seus principais objetos de estudo a relação entre sociedade e natureza. No entanto, ao destacar tanto a interdependência quanto a separação moderna entre esses conceitos, a disciplina revela, desde o início, uma visão crítica do chamado “desenvolvimento sustentável”. De acordo com as políticas direcionadas à conservação dos recursos ambientais, é correto afirmar que:
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (2000) assume como meta a alteração de categorias de Proteção Integral para Uso Sustentável até 2030.
O Código Florestal Brasileiro (2012) indica áreas de fragilidade ambiental relacionadas à proteção da vegetação, recursos hídricos e prevenção de desastres naturais, como abalos sísmicos.
A outorga de águas é concedida pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e está prevista como mecanismo regulador obrigatório na gestão hídrica.
As matas ciliares, como encostas íngremes, são consideradas Unidades de Conservação de Proteção Integral e permitem apenas atividades de pesquisa científica e visitação turística.
São alguns exemplos da política e direitos da natureza os casos citados do rio Whanganui, na Nova Zelândia, que obteve reconhecimento jurídico em 2017, como o Rio Meia Ponte, em Goiás, no ano de 2023.
Observe a imagem:

A compreensão das interações entre as camadas naturais da Terra — atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera — é essencial para interpretar os impactos ambientais resultantes da ação antrópica. A partir da leitura da imagem e com base nos princípios da geografia física, analise as afirmativas abaixo:
I.Alterações na cobertura vegetal, como o desmatamento, podem desencadear mudanças na umidade do ar (atmosfera), no escoamento superficial (hidrosfera) e na estabilidade do solo (litosfera), afetando diretamente o equilíbrio da biosfera.
II.O relevo interfere na distribuição da biodiversidade ao influenciar fatores climáticos como temperatura e precipitação, demonstrando a interação entre litosfera, biosfera e atmosfera.
III.A presença de corpos d'água e vegetação contribui para o resfriamento local por meio de processos como evapotranspiração, revelando a integração entre hidrosfera, biosfera e atmosfera.
IV.As esferas naturais atuam de forma autônoma, sendo os efeitos ambientais localizados e restritos a um único sistema físico.
V.A interação entre as esferas se intensifica nas regiões urbanas, onde a impermeabilização do solo altera o ciclo hidrológico e acentua desequilíbrios nos sistemas naturais.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
A erosão é um processo natural da natureza, porém, nas últimas décadas, ele tem sido acelerado pelas intervenções excessivas do homem no meio ambiente. Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os processos erosivos são divididos em três etapas: desgaste do solo, transporte de partículas e deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.
( ) A erosão fluvial é causada pelo excesso de vegetação no subsolo, o qual não é denso o suficiente para aguentar tal peso.
( ) O deslizamento de terra ocorre em terrenos regulares nos quais não existe barreira para segurar a água da chuva.
( ) A erosão marinha ocorre quando as marés atuam sobre as rochas e, nesse caso, a força das ondas acaba desgastando as rochas levando os seus sedimentos de um local para outro.
( ) A rotação de culturas é uma técnica de cultivo de vários tipos de planta a cada ano e essa técnica acaba piorando a erosão do solo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
V, F, F, V, F.
V, V, F, F, F.
F, V, F, V, V.
F, F, F, V, V.
F, F, F, V, F.
Observe as seguintes habilidades:
• Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
• Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
• Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.
• Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Essas habilidades envolvem diferentes objetos de conhecimento, como as características da Terra, a observação do céu e os usos do solo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas habilidades são estudadas em qual ano do Ensino Fundamental? Assinale a alternativa CORRETA.
Terceiro ano.
Quarto ano.
Sexto ano.
Quinto ano.
Os ciclos biogeoquímicos representam os processos naturais de circulação e transformação de elementos essenciais à vida, como carbono, nitrogênio, fósforo e água, entre a biosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera. No entanto, a intensificação das atividades humanas nas últimas décadas tem alterado profundamente o equilíbrio desses ciclos, gerando consequências ambientais de grande escala. Considerando os principais ciclos biogeoquímicos e a interferência antrópica sobre eles, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento intensificam o ciclo do carbono, aumentando a concentração de gases de efeito estufa e contribuindo para o aquecimento global.
A intervenção humana nos ecossistemas, por meio da agropecuária extensiva e mineração, acelera a decomposição da matéria orgânica e reduz a liberação de carbono para a atmosfera.
A impermeabilização dos solos nas áreas urbanas favorece a infiltração da água e aumenta a recarga dos lençóis freáticos, equilibrando o ciclo hidrológico.
O uso de fertilizantes agrícolas ricos em nitrogênio e fósforo reduz o aporte desses elementos aos solos e corpos d'água, diminuindo o risco de eutrofização e o crescimento excessivo de algas.
Analise a imagem abaixo:

Disponível em: El relieve terrestre el relieve procesos geológicos internos https://images.app.goo.gl/TPdf1Rsn3yLEHgpa8 Acesso> 23 jul. 2025. (adaptado)
Denominamos o processo endógeno em andamento na imagem como intemperismo
físico, pela ação do gelo.
químico, pela ação da água.
biológico, pela ação de micro-organismos.
meteriorizado, pela ação da chuva.
mecânico, pela ação do calor.
No contexto das Américas, qual país abriga a maior extensão territorial da Floresta Amazônica, sendo crucial para a biodiversidade e o regime climático global?
Peru.
Brasil.
Colômbia.
Venezuela.
Bolívia.
Embora o domínio amazônico seja amplamente conhecido, o domínio das araucárias representa uma formação natural singular do território brasileiro. Nesse sentido, identifique a alternativa correta sobre esse domínio.
Trata-se de um domínio serrano, com ausência de cobertura vegetal nativa e predomínio de áreas urbanizadas
O domínio das araucárias apresenta clima tropical úmido com estação seca marcada, e vegetação xerófila adaptada à escassez de água.
O domínio das araucárias, típico da região Sul, caracteriza-se por clima subtropical, vegetação aciculifoliada adaptada ao frio e solos férteis propícios à agricultura mecanizada.
Possui vegetação densa e equatorial, sendo caracterizado por elevado índice de biodiversidade e relevo predominantemente plano.
Esse domínio é encontrado nas zonas de planície costeira do Nordeste, onde a temperatura elevada favorece a vegetação de restinga.
O relevo predominante no Oeste de Santa Catarina é caracterizado por:
Dunas e restingas.
Desertos rochosos.
Planícies litorâneas.
Planaltos e colinas favoráveis à agropecuária.
Depressões tectônicas.