Questões de Concurso sobre Território

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.087 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A extensa faixa localizada no nordeste de São Paulo e no oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, constitui uma das mais significativas áreas de especialização, domínio e predomínio agrícola no País, destacando-se cultivares de soja e milho, além de feijão, laranja, amendoim, trigo, girassol e cana-de-açúcar.

Entre os anos de 1996 e 2006, datas de realização dos dois últimos censos agropecuários, foi registrada uma intensificação da ocupação agrícola em toda esta área. Em conjunto, os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul registraram um acréscimo de cerca de 3,2 milhões de hectares em áreas de lavoura.

Adaptado de: IBGE. Censo Agropecuário 2006 – segunda apuração. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

O aumento nas áreas de lavouras verificado nesses estados no período intercensitário foi acompanhado pelo decréscimo das áreas de:


A
pastagens;

B
conservação;

C
matas naturais;

D
extrativismo vegetal;

E
cultivos permanentes.

Em relação ao território brasileiro, todo o seu litoral encontra-se voltado para o Oceano:


A

Atlântico.


B

Glacial.


C

Índico.


D

Pacífico.

A Geografia mobiliza diferentes categorias para a análise do espaço geográfico, dentre as quais destaca-se o território. Raffestin e Souza são exemplos de autores que contribuem com o debate sobre essa categoria. Como elementos comuns à problemática apresentada por esses autores está a compreensão de território como


A

área geográfica ocupada por uma população de uma mesma espécie, em um mesmo intervalo de tempo.


B

limite físico determinado pela jurisprudência estatal, no qual o Estado exerce soberania.


C

espaço produzido pelos homens, mediante relações sociais arquitetadas por e a partir de relações de poder.


D

porção do espaço ocupado por uma população, que possui os mesmos hábitos culturais.

ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO BRASIL

Tamanho dos imóveis (área total em ha)

% dos imóveis

% da área ocupada por imóveis rurais

até 10

32,5

1,8

10 a 25

26,0

4,5

25 a 50

16,1

5,7

50 a 100

11,5

8,0

100 a 500

11,4

23,8

500 a 1000

1,8

12,4

1000 a 2000

0,9

12,2

Mais de 2000

0,8

31,6

TOTAL

100,0

100,0


Fonte: INCRA 2006


Os dados acima informam uma realidade negativa, ainda, persistente no espaço rural brasileiro, apesar dos esforços do poder público na consecução da reforma agrária. Trata-se do(da):


A

distribuição equitativa das terras


B

recrudescimento do êxodo rural


C

má distribuição da renda


D

concentração das terras

Assinale a alternativa que apresenta informação correta em relação ao território brasileiro.


A

A maior parte das terras do país localiza-se acima da Linha do Equador.


B

O Brasil é o país que possui a maior extensão territorial de toda a América Latina.


C

Na América do Sul, apenas a Argentina possui um território maior que o do Brasil.


D

O território brasileiro é duas vezes maior do que o dos Estados Unidos da América.

O território de um país é demarcado por fronteiras, que são a linhas divisórias entre uma e outra área. Essas fronteiras podem ser naturais, como um rio ou uma serra, ou artificiais, como uma rua ou um muro. Em razão do tamanho do seu território. o Brasil possui grandes fronteiras terrestres e marinhas. Assinale a alternativa que contenha o nome dos países que não fazem fronteira com o Brasil:


A

Peru e Argentina.


B

Chile e Equador.


C

Guiana Francesa e Suriname.


D

Equador e Peru.


E

Venezuela e Chile.

Como conceito fundamental da Geografia, como se chama uma porção de espaço definido por uma relação de poder?


A

Lugar


B

Território


C

Paisagem


D

Região

Sobre a localização do território brasileiro, assinale a única alternativa correta:


A

Todo o território nacional encontra no Hemisfério Sul.


B

A capital, Brasília, encontra-se a leste de Greenwich.


C

O Brasil localiza-se em dois hemisférios diferentes.


D

Os dois principais paralelos que cruzam o território nacional são a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.


E

Além do trópico de Capricórnio o território brasileiro e cruzado pelo Trópico de Câncer.

Considere o diagrama abaixo.


Etapas do zoneamento ecológico-econômico e do ordenamento territorial, que configuram o processo abrangente de gestão territorial


Imagem associada para resolução da questão


O ordenamento territorial, é


A

a classificação de ambientes segundo suas múltiplas características sociais e ambientais.


B

um conjunto de conceitos, métodos e técnicas que, atuando sobre bases de dados georreferenciados, por computação eletrônica, propicia a geração de análises e sínteses.


C

uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente.


D

a vontade de corrigir os desequilíbrios de um espaço nacional ou regional e constitui um dos principais campos de intervenção da Geografia aplicada.


E

a ciência, técnica e a arte de expressar graficamente, por meio de mapas e cartas, o conhecimento humano da superfície da Terra.

Marque, entre as alternativas abaixo, a que apresenta o rio brasileiro de maior extensão com 6.937 km.


A

Rio São Francisco


B

Rio Purus


C

Rio Madeira-Mamoré


D

Rio Paraná


E

Rio Amazonas

Na organização do espaço urbano brasileiro na contemporaneidade, observa-se uma expansão impulsionada por duas lógicas, a da localização dos empregos nos núcleos das aglomerações e a da localização das moradias nas áreas periféricas. A incorporação de novas áreas residenciais, o aumento da mobilidade e a oferta de transporte eficiente favorecem a formação de arranjos populacionais de diferentes magnitudes que aglutinam diferentes unidades espaciais.

Adaptado de: IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 294 arranjos populacionais no País, formados por 938 municípios e que representam 55,9% da população residente no Brasil em 2010.

Os critérios utilizados na identificação dos arranjos populacionais empregam a noção de integração, medida:


A
pelos movimentos pendulares para trabalho e estudo e/ou pela contiguidade urbana;

B
pelas funções urbanas e/ou pelo rendimento dos responsáveis por domicílio;

C
pelos fluxos telefônicos e/ou pelas unidades locais das empresas de serviços à produção;

D
pela densidade demográfica e/ou pela estrutura da População Economicamente Ativa;

E
pelo tamanho populacional e/ou pelo fluxo de bens, mercadorias, informações e capitais.

“Entre 1890 e 1930, período que antecede à institucionalização da Geografia no Brasil, o pensamento geográfico, em sua versão ‘moderna’ participou das representações sobre o território e a população brasileiros.”

(Adaptado de Lia Osório Machado. “Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de ordem (1870-1930)”. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Com relação aos elementos que, no período citado, sedimentaram, no pensamento geográfico, a tese determinista de um destino de grande potência para o país, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A ocorrência de enormes recursos naturais como condição de desenvolvimento econômico.

( ) A presença de uma população etnicamente homogênea como referência para sua política externa.

( ) A dimensão territorial como expressão da sua força geopolítica no cenário internacional.


A
F, V, V.

B
V, F, V.

C
V, V, F.

D
F, V, F.

E
F, F, V.

Com a Proclamação da República, em 1889, as antigas províncias brasileiras passaram à categoria de estados da federação. Ao longo do século XX, novas unidades político-administrativas foram criadas a partir do desmembramento de alguns estados, principalmente na Região Norte. Em 1903, o atual estado do Acre foi anexado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis como Território Federal, uma unidade político-administrativa gerida diretamente pelo poder central.


Em 1943, foram criados outros cinco Territórios Federais, como mostra o mapa abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2008, p. 178.


A lógica que orientou a criação dos territórios federais, na década de 1940 foi:


A

a expansão dos limites do território nacional e o controle efetivo de áreas conflagradas por movimentos de secessão;


B

o aumento da presença do governo central em áreas pouco povoadas e consideradas vulneráveis às ameaças externas;


C

o atendimento às demandas políticas das elites locais e o estímulo à formação das cadeias produtivas transfronteiriças;


D

a consolidação da soberania nacional em áreas densamente povoadas e de litígio territorial com países vizinhos;


E

o incentivo à descentralização do poder executivo e o aumento da autonomia administrativa das áreas remotas.

Assinale a alternativa correta em relação à extensão do território brasileiro:


A

O Brasil é o maior país do mundo.


B

O Brasil é o maior país da América do Sul.


C

O território brasileiro é maior do que o dos Estados Unidos.


D

Na América Latina, apenas Argentina e Colômbia são maiores do que o Brasil.

Marcação, Patos e Campina Grande fazem parte respectivamente das Mesorregiões:


A

Agreste, Borborema e Borborema.


B

Agreste, Sertão e Borborema.


C

Agreste, Sertão e Zona da Mata.


D

Zona da Mata, Sertão e Borborema.


E

Zona da Mata, Sertão e Agreste.

A figura a seguir apresenta a paisagem típica dos manguezais que ocorrem nas áreas costeiras tropicais do território brasileiro.

Imagem associada para resolução da questão

Dentre as características do ambiente e da vegetação dos mangues, destacam-se, respectivamente:


A
a variação de salinidade pelo fluxo e refluxo das marés; as raízes respiratórias que compensam a falta de oxigênio no substrato;

B
a elevada acidez da água pela decomposição da matéria orgânica; as espécies adaptadas às variações sazonais de umidade;

C
o acentuado grau de erosão pela dinâmica das ondas; as espécies com folhas em forma de agulhas que evitam a perda de água;

D
os solos arenosos formados pelo intemperismo químico; a grande biodiversidade da flora que equilibra as restrições edáficas;

E
os solos com baixo teor de matéria orgânica; as raízes-escoras da vegetação que se fixam no substrato rochoso dos estuários.

O território é priorizado, porque incorpora a delimitação das relações de poder, o domínio e a apropriação de porções do espaço usado política, econômica e culturalmente. No território estão os homens, grupos sociais, povos. Eles conferem ao espaço, lugar, paisagem ou região uma territorialidade identificada nos processos de formação e transformação dos domínios pela tecnologia que, por sua vez, incorpora redes e técnicas usadas e apropriadas por meio do trabalho, da cultura e de outras relações de poder.


Quanto ao lugar marque a alternativa incorreta:


A

O lugar, no sentido de referência, localização e orientação espacial, transita entre o local, o regional e o mundial.


B

No lugar se reconhecem identidades, pertencimento, culturas, singularidades dos povos e civilizações.


C

É também no lugar que as características físicas, bem como as formas como essas condições são enfrentadas, transformadas ou determinantes de certo modo de vida.


D

No lugar deve predominar sempre os aspectos físicos em contraposição aos aspectos humanos.

Imagem associada para resolução da questão


A

O avanço da agricultura de cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis e o comprometimento do modo de vida indígena.


B

O avanço das áreas de pasto para a pecuária intensiva leiteira e o assassinato frequente de lideranças indígenas.


C

O interesse dos proprietários em expandir a produção de laranja e a alta mortalidade infantil da população indígena.


D

O avanço das grandes fazendas produtoras de café e a precarização das condições da mão de obra indígena nas lavouras.

Segundo constava no site da Câmara dos deputados no dia 24 de fevereiro de 2015, foi arquivado o PDC 1127/2013, que convocava plebiscito no estado de Goiás e no Distrito Federal para ouvir o eleitorado sobre a criação do estado do Planalto Central. Entre as implicações da possível criação dessa nova unidade federativa, segundo a proposta apresentada, encontra-se


A

um ganho territorial para o estado de Goiás.


B

uma perda territorial para o estado de Goiás.


C

novos limites interestaduais para Goiás, sem alteração de sua área territorial.


D

um ganho territorial para o Distrito Federal.


E

novos limites interestaduais para o Distrito Federal, sem alteração de sua área territorial.

Sobre Planejamento Territorial Brasileiro indique a opção incorreta:


A

O Brasil promove políticas de desenvolvimento regional objetivando promover a desconcentração da economia, atraindo investimentos e ampliando a oferta de empregos nas regiões menos desenvolvidas.


B

Dentre as agências de desenvolvimento regional podemos citar a SUDENE e a SUDAM – Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, respectivamente, objetivando implantar políticas econômicas.


C

A construção de Brasília, cidade planejada visava, além do deslocamento do centro político do país para fora do eixo Rio-São Paulo, o incentivo ao povoamento do interior do país.


D

Através de Brasília, pretendia-se integrar não apenas o Centro-Oeste, mas também a Amazônia, detentora de imensas potencialidades naturais.

   
Gerar simulado