Imagem de fundo

Nos últimos anos, um movimento chamado Terraplanista afirma...

Nos últimos anos, um movimento chamado Terraplanista afirma que o Planeta Terra não é um globo. O terraplanista Rowbotham (1872) tentou provar empiricamente que a Terra é plana. A base dos argumentos para os experimentos empíricos de Samuel é: “Se a terra é um globo com 25000 milhas terrestres inglesas de circunferência [...] cada parte tem de ser um arco de um círculo. Da superfície de qualquer arco, há uma curvatura ou uma declinação de 8 polegadas na primeira milha terrestre. Na segunda milha, a queda será de 32 polegadas; na terceira, 72 polegadas [...]” como é mostrado no seguinte diagrama.



Imagem associada para resolução da questão



“Através dessa tabela, depois das primeiras poucas milhas a curvatura, poderia ser tão grande que não haveria dificuldade alguma em detectar a atual existência dessa proporção”.

(ROWBOTHAM, 1872, tradução de Tolvai ,2016)

Disponível em:http://professorjean.com/wp-content/uploads/2018/02/A-Terra-N%C3%A3o- %C3%A9-um-Globo-Samuel-B.-Rowbotham.pdf. Acesso em: 15 fev. 2019.

Quando confrontados com a ciência geográfica, esses argumentos do movimento terraplanista demonstram não serem ciência, pois são


A

informações coletadas empiricamente, limitadas pelos órgãos dos sentidos humanos e pela percepção individual, ignorando todos as descobertas científicas desde os gregos.


B

primórdios do sistema de imagens e de cálculos geodésicos impossíveis de serem verificados naquele momento histórico.


C

construídos sobre uma base de cálculo imprecisa, possibilitando manipular os dados e reconstruir o campo de visão por esses resultados.


D

delimitações relativísticas quanto ao espaço e ao tempo, não promovendo o sistema de informação geográfica e causando prejuízos teóricos e práticos para o ensino.