

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A geografia apresenta uma diversidade significativa de correntes e concepções. Considerando essa temática assinale o item INCORRETO:
Alguns autores definem a geografia como o estudo das relações entre o homem e o meio, ou, posto de outra forma, entre a sociedade e a natureza. Seria uma disciplina de contato entre as ciências naturais e as humanas, ou sociais.
Friedrich Ratzel (1844-1904) desenvolveu sua teoria tendo como princípio a visão integrada de Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Carl Ritter (1779-1859). Na sua visão, os homens precisam extrair do solo os seus meios de vida.
Nas décadas finais do século XIX tem início a fase universitária da geografia na França. Seu grande criador é Vidal de La Blache (1845-1918), tendo Elisée Reclus (1830-1905), geógrafo de formação anarquista, como grande ícone da fase antecessora à versão acadêmica da geografia francesa.
A geografia que hoje conhecemos tem suas origens no século XX, com seu desenvolvimento primordial se dando nas universidades.
A geografia é uma forma de leitura do mundo. A educação escolar é um processo no qual o professor e seu aluno se relacionam com o mundo através das relações que travam entre si na escola e das ideias. A geografia e a educação formal concorrem para o mesmo fim de compreender e construir o mundo a partir das ideias que formam.