Imagem de fundo

A geologia do petróleo estuda a formação, acumulação e exploração de hidrocarbonetos no...

A geologia do petróleo estuda a formação, acumulação e exploração de hidrocarbonetos nos reservatórios subterrâneos. Assinale a alternativa CORRETA que descreve de maneira precisa cada um desses conceitos.


A

Rocha reservatório é uma rocha impermeável que impede a migração de hidrocarbonetos para fora do reservatório.


B

Rocha geradora é uma formação geológica que possui porosidade e permeabilidades adequadas para armazenar e transmitir hidrocarbonetos.


C

Rocha selante é a rocha rica em matéria orgânica que, após a maturação térmica, gera hidrocarbonetos.


D

Armadilha estrutural é uma estrutura geológica formada por processos sedimentares que resulta em uma acumulação de hidrocarbonetos.


E

Armadilha estratigráfica é uma formação geológica cuja configuração impede a migração de hidrocarbonetos, formando uma acumulação.