Questões de Concurso sobre Geofísica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
589 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No que se refere aos métodos geofísicos aplicados em projetos de infraestrutura, julgue os itens subsecutivos.


Tanto a sondagem elétrica vertical quanto a sísmica de refração são ensaios geofísicos de identificação das diferentes camadas de solos e rochas do subleito.


C

Certo


E

Errado

Alguns métodos geofísicos são utilizados nos estudos ambientais e hidrogeológicos. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas sobre o tema:


I. Métodos geoelétricos permitem identificar a profundidade da zona saturada de aquíferos livres.

II. Métodos geoelétricos permitem identificar a ocorrência de cunha salina em aquíferos costeiros.

III. O método de sísmica de reflexão permite identificar a base de uma camada aquífera.

IV. Métodos magnetométricos permitem localizar zonas de aquíferos contaminadas com ferro e manganês dissolvidos.

Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas III e IV.


C

Apenas I, II e III.


D

I, II, III e IV.

No que se refere aos métodos geofísicos aplicados em projetos de infraestrutura, julgue os itens subsecutivos.


Os métodos geofísicos permitem a investigação direta do subsolo e a identificação de espessuras e resistência de camadas de solos e rochas, em substituição aos ensaios de SPT (standard penetration test).


C

Certo


E

Errado

Devido à operação na faixa espectral de micro-ondas, sensores de radar são capazes de adquirir imagens da superfície terrestre independentemente da presença de nuvens.


C

Certo


E

Errado

A diminuição das amplitudes das ondas sísmicas é o resultado da perda de energia com a distância transitada. A perda ocorre de três maneiras diferentes: divergência esférica, atenuação intrínseca e espalhamento.


A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. A divergência esférica é a diminuição da amplitude do sinal relacionada à expansão da frente de uma onda sísmica. A perda por divergência esférica depende do inverso do raio ao quadrado, da distância percorrida pela frente de onda.

II. A correção da divergência esférica é feita de modo a compensar a diminuição das amplitudes sísmicas à medida que a frente de onda se propaga afastando-se da fonte. Considerando a propagação das ondas sísmicas num meio homogêneo, para haver conservação da energia, a densidade de energia vai decair proporcionalmente a 1/r, sendo r a distância à fonte.

III. Na prática, a velocidade aumenta com a profundidade, fazendo com que a divergência da frente de onda aumente ainda mais. Assim, os refletores mais profundos vão ser menos visíveis pois terão amplitudes menores do que os refletores mais superficiais. Um efeito indesejado na correção da divergência esférica é o fato de aumentar o ruído e os múltiplos.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Por sua capacidade de mapear variações no subsolo, a tomografia sísmica é adequada para a investigação de solos altamente heterogêneos, visto que ela fornece dados críticos para o entendimento da distribuição de diferentes materiais geológicos nessas condições.


C

Certo


E

Errado

O método de datação por isótopo cosmogênico que tem sido aplicado a processos superficiais de soerguimento e erosão é denominado:


A

Samário-Neodímio


B

Rubídio-Estrôncio


C

Potássio-Argônio


D

Berílio-10

A sondagem a trado é um método de investigação do subsolo que utiliza lâminas de corte de pequeno diâmetro em diferentes formatos (broca). A perfuração do solo é feita de forma manual ou mecanizada, girando e forçando para baixo a haste vertical, em cuja extremidade encontra-se a broca. Em relação à sondagem a trado, é CORRETO afirmar que é um método:


A

de investigação que pode atingir grandes profundidades (> 30 metros).


B

que possibilita a obtenção de amostras amolgadas abaixo do nível d’água.


C

de investigação simples, econômico e rápido.


D

de investigação que permite a execução de furos inclinados.


E

no qual a coleta é obrigatoriamente realizada a cada metro de avanço.

Os métodos geofísicos permitem determinar a distribuição, em profundidade, de parâmetros físicos dos maciços, e são divididos em 3 grupos: métodos geoelétricos, sísmicos e potenciais. Assinale a alternativa que apresenta um método classificado como geoelétrico.


A

gravimetria


B

sonografia


C

ecobatimetria


D

magnetometria


E

radar de penetração no solo (GPR – Ground Penetrating Radar)

Metamorfismo, em geologia, define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada devido a reações que se processam no estado sólido. Essas modificações implicam mudanças na estrutura, textura, composição mineralógica ou mesmo composição química da rocha. Existem alguns tipos de metamorfismo e cada tipo atua de forma bem marcante nas rochas. Como se chama o tipo de metamorfismo que ocorre em faixas longas e estreitas, nas adjacências de falhas ou zonas de cisalhamento, onde pressões dirigidas de grande intensidade causam movimentação e rupturas na crosta?


A

Metamorfismo hidrotermal.


B

Metamorfismo de soterramento.


C

Metamorfismo cataclástico ou dinâmico.


D

Metamorfismo de impacto.


E

Metamorfismo de fundo oceânico.

Com relação à análise de dados gravimétricos e magnéticos, analise as afirmativas a seguir.


I. O método potencial da magnetometria mede a variação espacial do campo magnético da Terra. Esta variação é causada pela heterogeneidade da suscetibilidade magnética dos minerais que compõem os diferentes tipos de rochas.

II. A magnetização induzida ocorre quando as rochas são submetidas a um campo magnético interno, sendo constante segundo a quantidade de seus minerais magnéticos.

III. O campo de gravidade sofre influência da constituição geológica, pois a densidade das rochas gera pequenas variações nos valores de gravidade.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

As análises de microssondas eletrônica (EPMA-WDS) têm aplicações diretas para os seguintes fins, exceto:


A

Determinação de idades de minerais


B

Determinação da estrutura cristalina dos minerais


C

Determinação da temperatura de (re)cristalização de minerais


D

Identificação de zonamento químico em minerais

Assinale o item que representa uma vantagem da utilização de elementos puros como padrões para análises quantitativas de minerais com microssonda eletrônica (EPMA).


A

A concentração do elemento é superior no padrão em relação à amostra.


B

Não é necessário realizar correção para efeito matriz.


C

Há disponibilidade para todos os elementos da tabela periódica.


D

A ausência de ligações variadas no material facilita a correção dos resultados.

O método geofísico que se encontra bem desenvolvido e que possui larga aplicação em geologia de engenharia para determinação do nível d’água é:


A

gravimetria


B

magnetometria


C

caminhamento elétrico


D

perfilagem sísmica contínua


E

sonografia

O método geofísico sondagem elétrica vertical (SEV) é bem desenvolvido e possui larga aplicação em geologia de engenharia para:


A

caracterização de litologias


B

análise de escorregamentos


C

determinação dos módulos elásticos dinâmicos


D

localização de depósitos de minerais pesados


E

detecção de poluentes

A identificação das fases minerais por difração de raios X pode ser realizada por diferentes métodos, conforme os parâmetros λ e θ variam.


Assinale a alternativa que representa o método que tem λ variável e θ fixo, sendo utilizado na determinação da orientação e da qualidade do cristal.


A

Método de Laue


B

Método da rotação do cristal


C

Método de Debye-Scherrer


D

Método de Rietveld

Com relação aos fatores relacionados à preparação de amostras para análises pontuais de raios-X por microssonda eletrônica, que podem afetar os resultados, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Não apenas a composição do elemento empregado, mas também a espessura da metalização pode afetar os resultados.

( ) O polimento não afeta as análises, desde que feito com pasta de diamante.

( ) A espessura da lâmina ou mount não interfere nas análises, desde que maior que 25 µm.

( ) A composição do material do mount não afeta as análises.


Assinale a alternativa correta.


A

V V V F


B

F F F V


C

V F V F


D

F V F V

São elementos que podem ser usados na metalização para análises com microssonda eletrônica (EPMA), exceto:


A

Al


B

S


C

Cu


D

Au

O ponto mais alto da Terra acaba de se elevar. O Monte Everest está aproximadamente a 8.848,86 metros acima do nível do mar, de acordo com os resultados da pesquisa apresentada recentemente. Essa altura é 86 centímetros maior do que a altitude reconhecida anteriormente pelo governo do Nepal.

Fonte: https://www.nationalgeographicb rasil.com/ciencia/2021/01/por-que-aaltura-do-monte-everestcontinuamudando

Em relação ao local exemplificado acima, podemos afirmar corretamente que:

I. Há predomínio dos processos deposicionais.

II. Há a presença de zonas de falha transformantes associadas à margem sísmica passiva.

III. Há grande instabilidade sísmica e vulcanismos.

IV. Sob uma perspectiva geológica, as maiores cadeias de montanhas da Terra são muito antigas, tais como os Andes e o Himalaia. São datadas do começo da Era Paleozoica, cerca de 400 milhões de anos atrás.

V. Ocorre a ação de processos endógenos de alteração do relevo.

Estão corretas as afirmativas:


A

I, III, IV e V apenas


B

I, II, III, IV e V


C

I, II e IV apenas


D

III e V apenas


E

III, IV e V apenas

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado