

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O comportamento de maciços rochosos fraturados é fortemente influenciado pela presença de fraturas. O JRC e o JCS são parâmetros presentes no critério de ruptura de Barton. As formas mais adequadas para estimá-los no campo são, respectivamente,
uso de paquímetro e do martelo geológico.
uso de paquímetro e realização de ensaio de compressão pontual.
uso de paquímetro e do martelo de Schmidt.
comparação com perfis de referência e ensaio de compressão pontual.
comparação com perfis de referência e uso do martelo de Schmidt.
Um engenheiro foi encarregado de calcular a vazão em uma determinada seção de uma bacia, com o uso de um molinete e realizou medidas em alguns pontos desta seção à profundidade de 0,6 do total. A tabela abaixo fornece os dados obtidos para os trechos da seção.

20,7
18,6
16,5
14,4
12,2
No que se refere à ventilação em subsolo, assinale a opção INCORRETA.
É finalidade da ventilação em subsolo assegurar o ar puro para respiração do pessoal e para a diluição dos gases que aparecem em subsolo.
A vazão mínima de ar por pessoa em minas subterrâneas de carvão é de 6m3/
Em minas com emanações de grisu, a corrente de ar viciado deve ser dirigida ascendentemente.
Em poços, furos de sonda, chaminés ou galerias, exclusivos para ventilação, a velocidade do ar não pode ser superior a 10m/s.
O sistema de ventilação deve possuir ventilador de emergência com capacidade que mantenha a direção de fluxo de ar
Associe os termos geotécnicos listados na coluna da esquerda com suas conceituações, apresentadas na coluna da direita.

Estão corretas as associações
I - Y , II - Z , III - X
I - Y , II - X , III - Z
I - X , III - Y , IV - Z
II - X , III - Z , IV - Y
II - Z , III - X , IV - Y
O estudo sobre as fundações em maciços rochosos permite a caracterização dos maciços e o dimensionamento de medidas adequadas de contenção contra o escorregamento e queda de blocos.
A Engenharia geotécnica ou Geotecnia é uma ciência que integra os conhecimentos da Geologia e da Engenharia civil, não sendo de fato uma única ciência, mas sim a mistura da Geologia de engenharia, Mecânica dos solos e Mecânica das rochas. Considera-se como correta a seguinte afirmação no que diz respeito à Geotecnia:
As aplicações da Geologia em projetos de Engenharia civil compreendem as atividades superficiais de obtenção de materiais para construções em geral, construção de estradas, corte em geral e minas a céu aberto, fundações de edifícios, obtenção de água subterrânea, barragens de terra e aterros em geral, túneis e escavações subterrâneas.
Em obras de Engenharia civil devem ser levado em consideração as características geológicas das rochas envolvidas. Deste modo, rochas competentes se fraturam facilmente como os folhelhos e calcários, enquanto que rochas incompetentes não têm tendência a se fraturarem, como os quartzitos e granitos.
Os materiais extraídos das “pedreiras” são utilizados para confecção de concretos, pavimentação e revestimentos de fachadas de edifícios, enquanto que as jazidas de cascalhos e areia são utilizadas para revestimento de leitos de estradas, construção de aterros, obras de drenagem e cerâmica em geral.
Entre as rochas mais utilizadas como paralelepípedos para revestimento de ruas e calçadas, devido a sua resistência à erosão, estão os granitos, basaltos, diabásios, folhelhos e gnaisses.
Estudos das barragens e estruturas associadas visando verificar a estabilidade e sustentação de escavações e a impermeabilização do maciço estão relacionados aos domínios de aplicação da mecânica das rochas.
Os preenchimentos são importantes, porque, dependendo de sua espessura, podem modificar ou controlar totalmente a resistência ao cisalhamento e à condutividade hidráulica das descontinuidades.
Aterros sanitários são formas para a deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Neles são dispostos resíduos domiciliares, comerciais, de serviços de saúde, da indústria, de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. É correto afirmar que
a desvantagem dos aterros sanitários em relação a algumas alternativas de disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos é que não é possível o aproveitamento ou recuperação da energia contida nos resíduos.
um dos problemas dos aterros sanitários é a proliferação de vetores como ratos, moscas, mosquitos e baratas.
ocorre nos aterros sanitários a degradação anaeróbica do material orgânico bruto, com geração de gás.
a produção de gases nos aterros sanitários, normalmente, é tão pequena que não há necessidade de construção de sistemas de drenagem dos gases.
os líquidos provenientes dos aterros sanitários são produzidos em pequena quantidade e não contêm altas concentrações de poluentes, de forma que não é necessário prover seu tratamento.
As formações São Paulo e Resende se estendem por toda a área central do Município de São Paulo. Os principais problemas de ocupação nessas áreas são:
instabilização de blocos e dificuldade de cravação de estacas.
recalques devido ao adensamento de solos moles e áreas mais sujeitas à inundação.
recalque diferencial na camada mais superficial de argila porosa e dificuldades de escavação, tanto nos solos superficiais como nos sedimentos desta unidade.
escorregamentos de aterros constituídos por solos siltosos e micáceos, provenientes da alteração dos filitos e mica-xistos, por dificuldade de compactação.
baixa capacidade de suporte de solos amolgados provenientes de mica-xistos e de anfibolitos, devido à presença de argila expandida.
Nas obras de engenharia, o estudo das dobras − deformações dúcteis que afetam um corpo rochoso − é muito importante. Sobre as dobras, é correto afirmar:
A linha de charneira é um elemento geométrico que une os pontos mais baixos da superfície dobrada.
As dobras podem ser classificadas em tectônicas e atectônicas, estas formadas por dois mecanismos básicos: flambagem e cisalhamento.
A linha de crista corresponde à linha que une os pontos da curvatura máxima da superfície dobrada.
Quanto à superfície axial, as dobras podem ser classificadas em normal, recumbente e inversa.
A linha de quilha é um elemento geométrico que une os pontos mais altos da superfície dobrada.
Para que haja ocupação do solo sem prejuízos técnicos e ambientais, levando em conta os conceitos básicos da Geologia de Engenharia, a coleta de dados deve
ser em nível local e não regional.
envolver apenas estudos de campo que geram dados para exploração e testes.
visar o grau de saturação do solo e o escoamento superficial, que ocorre quando a capacidade de absorção de água pela superfície é superada.
levar em conta se a infiltração de água no local ocorre em direção vertical ou no sentido horizontal.
prever a quantidade de chuva, granizo ou neve da região a ser ocupada.
Minerais deletérios em estruturas de concreto podem ocasionar trincas e fissuras, decorrentes de reações conhecidas como
adesividade e dilatação térmica.
álcali-agregados e adesividade.
quartzo tensionado e dilatação térmica.
quartzo tensionado e adesividade.
álcali-sílica e álcali-carbonato.
A colocação de pasta de cimento no espaço anelar, entre o revestimento e a parede do poço, é chamada de cimentação e tem por finalidade
aumentar a porosidade efetiva da formação aqüífera para maior produção de água.
minimizar a acidez das águas do aqüífero perfurado e fixação da coluna de revestimento.
a vedação das fraturas produtoras de água em aqüíferos cristalinos e estabilização das paredes do poço.
diminuir a permeabilidade específica do pré-filtro.
a fixação da coluna de revestimento, proteção sanitária e separação de camadas aqüíferas.
Os sedimentos da Formação Barreiras que ocorrem na área da reserva de Dois Irmãos são os mesmos que ocorrem no bairro da Guabiraba, separados pela BR-101. Qual a resposta que melhor explica as ocorrências freqüentes de deslizamentos durante as chuvas na Guabiraba em contraste com a ausência desses processos na área da reserva?
As declividades das encostas na reserva de Dois Irmãos são menores que nas encostas ocupadas da Guabiraba, fazendo com que o escoamento superficial provoque maior erosão na área ocupada
O desmatamento associado aos cortes quase verticais, a falta de microdrenagem e saneamento na Guabiraba, aumenta a probabilidade de deslizamentos em relação à reserva de Dois Irmãos.
Devido à altura da barreira formada pela mata da reserva de Dois Irmãos, as chuvas se concentram mais sobre os morros da Guabiraba, aumentando a probabilidade de deslizamentos.
A ausência de saneamento básico na Guabiraba é a principal causa dos deslizamentos.
O adensamento populacional da Guabiraba em contraste com a área da reserva de Dois Irmãos, responde pelo aumento do risco de deslizamento na área ocupada.
A queda de blocos rochosos freqüente nos taludes da BR-232, na Serra das Russas, tem como explicação mais adequada:
Isso acontece em todo talude de rodovia, devido à instabilidade gerada por cortes em granitos, com uso de explosivos.
Os taludes de corte da rodovia ficaram com declividades excessivas para os ortognaisses que ali ocorrem
As rochas milonitizadas apresentam sistema de fraturas que favorecem a produção de blocos soltos durante os cortes, com uso de explosivos.
Não foram feitas as contenções necessárias a todo corte de estrada em rocha metamórfica.
A queda está associada aos eventos sísmicos registrados na Serra das Russas.
Uma das fontes de areia usadas na construção civil são os depósitos resultantes do intemperismo de rochas cristalinas. A lavra desta areia é feita através de
seleção por composição química.
peneiramento e seleção.
seleção por densidade mineral.
desmonte hidráulico.
desmonte, trituração, lavagem, centrifugação e seleção granulométrica.
Em relação ao projeto de uma estrada, é correto afirmar:
As curvas de transição fazem a transição gradual da trajetória do veículo em planta e conduzem a um traçado fluente e visualmente satisfatório.
As curvas horizontais devem ter o maior raio possível.
As locações das curvas verticais antecedem o serviço de terraplenagem.
A distância máxima de visibilidade deve ser assegurada somente nas curvas horizontais.
Em terrenos sedimentares, a explotação de aqüíferos de forma descontrolada pode causar sua subsidência, com sérias conseqüências para obras civis. Este efeito físico é decorrente de
aumento de carga hidráulica e redução da tensão efetiva.
redução de carga hidráulica e aumento da tensão efetiva.
aumento de carga hidráulica e aumento da tensão efetiva.
redução de carga hidráulica e redução da tensão efetiva.
aumento do gradiente hidráulico de explotação.
Grande parte da população mundial vive nas regiões próximas aos oceanos, causando impactos importantes nestas áreas. Sobre este ambiente de transição continente-oceano, é correto afirmar.
I. A dinâmica costeira é largamente condicionada pelas ondas, marés e correntes.
II. Barragens construídas no interior dos continentes podem interferir no processo erosivo nas praias.
III. Obras de Engenharia, como os portos, construídas dentro de princípios técnicos rígidos, não trarão nenhum impacto ao ambiente marinho.
IV. Em âmbito mundial, mudanças no nível do mar têm sido o principal fator no desenvolvimento da paisagem costeira Quaternária.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
I, II e IV são verdadeiras.
Todas as afirmativas são falsas.
I e IV são verdadeiras.
I e III são verdadeiras.