

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sob as mesmas condições de clima e relevo, a rocha mais susceptível ao intemperismo químico é
gabro
granito
quartzito
quartzo-arenito
sienito
Durante toda a história da Terra, a superfície do planeta sofreu importantes mudanças climáticas e geomorfológicas que resultaram no surgimento de ambientes com características bem variadas. O fenômeno caracterizado por movimentos verticais lentos de grandes superfícies continentais, os quais tiveram grande importância na formação de ecossistemas notadamente costeiros, onde as influências do nível do mar são diretas, denomina-se:
erosão
disjunção
orogênese
epirogênese
vulcanismo
Constitui-se em um processo químico de meteorização das rochas, cujo efeito é a formação de cavernas em regiões de rochas calcárias, fator a ser considerado no risco de possíveis obras de engenharia, a(o)
decomposição esferoidal
dissolução simples
esfoliação
variação da temperatura
congelamento da água
Trata-se de uma causa interna do escorregamento de um talude o(a)
aumento da carga na crista do talude
aumento da carga no corpo do talude
aumento da resistência ao cisalhamento
escavação próxima ao pé do talude
redução da resistência ao cisalhamento
Considerando-se as velocidades com que se processam os movimentos de maciços terrosos, de acordo com a escala de Vernes, é correto afirmar-se que o
desmoronamento é o mais lento de todos.
rastejo (creep) é o mais lento de todos.
rastejo (creep) é o mais rápido de todos.
escorregamento é o mais lento de todos.
escorregamento é o mais rápido de todos.
As bacias sedimentares são regiões de considerável extensão (pelo menos 10.000 km2), onde a combinação de sedimentação e subsidência formou uma espessa acumulação de sedimentos e rochas sedimentares.
De posse de uma imagem aérea em que é possível delimitar um corpo de feições de relevo positivo arredondado/ovalado, é correto afirmar que se trata de
camadas sedimentares horizontais.
um afloramento de um dique.
um batólito.
um derrame vulcânico.
uma cratera de impacto.
No território brasileiro, existem dois escudos geológicos principais: o escudo das Guianas e o escudo da bacia do Paraná.
Em relação ao raio da Terra, da ordem de 6.400 km, a espessura média da crosta continental representa apenas cerca de
10%
6%
3%
1%
0,1%
Diferentes padrões de drenagem podem indicar feições existentes em subsuperfície a serem investigadas. Por exemplo, anomalias localizadas com padrões bem definidos de drenagem radial, anular ou centrípeta indicam
juntas e falhas retangulares.
anomalia dômica localizada.
conjunto de dobras paralelas.
estrutura homoclinal.
relativa homogeneidade estrutural.
Considere o período a seguir.
__________ pode ser resultado do intemperismo de um feldspato potássico (KAlSi3O8).
Assinale a opção que apresenta o termo que preenche corretamente a lacuna do período acima.
A albita
A esmeralda
A hematita
O caulim
O espodumênio
Assinale a opção que apresenta os aspectos necessários para a formação de uma gruta (caverna).
Domínio formado por rochas charnoquíticas.
Região com granito maciço.
Região formada por calcário, preferencialmente fraturado.
Região gabróide.
Rochas pelíticas.
O método de avaliação ambiental por meio de sistema de informação geográfica consiste em fazer estimativas sobre possíveis ocorrências de alterações ambientais. A extensão dessas estimativas e suas relações de intensidade é definida vinculando-se essas informações a um conhecimento prévio da área a ser analisada. Em uma aplicação do método de avaliação ambiental descrito, as áreas classificadas com altíssimo risco de enchente são definidas pelas características referentes a Geomorfologia, Solo e Cobertura Vegetal. Essas características correspondem, específica e respectivamente, a
terraços e várzeas fluviais, gleissolos, gramínea rasteira.
terraços colúvio-aluvionares, cambissolos,vegetação arbustiva.
encostas estruturais, neossolos flúvicos, floresta secundária.
depósito de talus, argissolos, vegetação hidromórfica.
A unidade K é mais antiga que a unidade E.
As bacias sedimentares são depressões marinhas que nunca exibem subsidência concomitante ao aporte de sedimentos.
Bacias do tipo rift são depressões alongadas em processo de subsidência, que evoluem para sistemas de fraturas, os quais são controlados pelas forças de separação das placas tectônicas, em ambiente convergente.
O delta torna-se uma barreira ao fluxo do rio que o criou. O rio reage dividindo seu fluxo em uma série de canais menores, que distribuem a carga de água e sedimento do rio sobre o delta.
O Brasil apresenta sua geologia contida na Plataforma Sul-Americana, cujo embasamento é muito complexo, remontando à era Arqueozóica. Teve a sua consolidação completada entre o Proterozóico superior e o início do período Paleozóico, com o encerramento no ciclo Brasiliano. Quanto as principais províncias geológicas do Brasil, é correto afirmar:
Os maciços antigos, também chamados de escudos cristalinos, são os terrenos mais antigos do território emerso brasileiro, constituídos basicamente por rochas magmáticas e metamórficas, onde estão concentradas as mais importantes jazidas de minerais metálicos do Brasil.
O Brasil por situar-se em uma zona convergente de limite de placas tectônicas não apresenta recentemente significativos terremotos, bem como formação de cadeias de montanhas.
As bacias sedimentares intracratônicas começaram a se formar na era Mesozóica (aproximadamente 320 milhões de anos), resultado da acumulação de sedimentos provenientes do desgaste das rochas; de organismos vegetais ou animais; ou mesmo de camadas de lavas vulcânicas solidificadas.
Na região Sudeste do Brasil está registrado a presença do magmatismo da Serra Geral formado basicamente pelas rochas eruptivas da Formação Serra Geral e dos arenitos da Formação Botucatu, que representa hidrogeologicamente o Aqüífero Guarani.