

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de tecnologias voltadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais (georeferenciadas) para um objetivo específico. O emprego das tecnologias de geoprocessamento possibilita, no caso da mineração, a elaboração de mapas, plantas e outros documentos. Uma das principais vantagens do emprego das tecnologias do geoprocessamento é
possibilitar a medição de áreas em mapas e plantas.
possibilitar que os dados sejam georeferenciados desde a coleta até a geração de cartas, mapas e arquivos.
possibilitar que as escalas gráficas sejam alteradas durante cópias de mapas.
possibilitar a confecção de seções de mapas e cortes de plantas.
possibilitar a avaliação de mapas com escalas direfentes.
As imagens de radar são especialmente úteis para estudos em áreas com densa cobertura vegetal como, por exemplo, a região amazônica.
Em fotos aéreas, a resolução espectral é considerada ruim, porque o filme registra de maneira integrada a radiação refletida de uma ampla faixa espectral, dificultando a diferenciação de objetos pela análise de suas reflectâncias, expressas em tons de cinza nas fotos preto e branco.
O SIG permite o cruzamento de diversas informações como, por exemplo, mapas geológicos, dados geoquímicos e dados geofísicos de uma mesma área.
A sensibilidade dos instrumentos utilizados em levantamentos realizados com satélites impede que os dados coletados nesses levantamentos sejam precisos o suficiente para a determinação de modelos que expliquem o campo magnético da Terra.
Um modelo geralmente é expresso por meio de uma ou mais relações matemáticas a que os dados e os parâmetros do modelo devem obedecer.
Nas imagens multiespectrais, a resolução espectral permite que os objetos sejam identificados ou discriminados por meio de suas diferenças de reflectância.
As técnicas de deconvolução e expansão de histograma aumentam a resolução espectral da imagem e assim permitem que alvos de dimensões inferiores que um pixel sejam individualizados.
A banda 6 é a banda mais adequada para a análise de umidade de solos e identificação de incêndios florestais.
As SEVs e os CEs baseiam-se na determinação das resistividades aparentes em profundidade dos diversos materiais geológicos. A aplicação dessas técnicas pode ser útil no mapeamento de solos, por exemplo, para a distinção entre latossolos vermelhos e vermelho-amarelos.
O uso de transformadas Z pode permitir a caracterização da resposta de um sistema linear invariante no tempo, quando o sinal de entrada é de energia infinita.
Quatro pontos de coordenadas precisas são suficientes para o georreferenciamento de uma base cartográfica de uma área de 30.000 ha.
A taxa de migração de dunas móveis pode ser medida com a superposição de fotografias aéreas e imagens georreferenciadas produzidas pelo satélite Ikonos.
Para a confecção de um mapa qualitativo de potencial de perda de solos, é bastante cruzar as bases temáticas associadas a um mesmo sistema de georreferenciamento de uso e ocupação, solos e declividade, após ponderação das várias classes.
Assinale a afirmativa falsa sobre os modernos sistemas de geoposicionamento.
Utilizam satélites artificiais.
Recepção e transmissão de sinais de rádio freqüência são utilizadas.
Foram desenvolvidos e utilizados a partir de 1940.
Utilizam faixas de freqüência entre 1GHz e 2GHz.
O GPS é um sistema de posicionamento desenvolvido a partir década de 70 do século passado.
Qualquer representação digital de variações contínuas do relevo no espaço constitui-se na construção de um modelo digital do terreno.
Todos os pontos na superfície terrestre podem ser localizados por linhas de referência — meridianos e paralelos. Os paralelos correspondem às linhas norte-sul que contêm o zênite de um lugar, quando o Sol se posiciona no ponto mais alto da sua trajetória.