

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o fragmento a seguir.
As duas raças, latina e saxônia, neste país, hão de produzir alguma coisa melhor [...] quero ir gradualmente, isto é, trazendo o estrangeiro precipitadamente para a província de São Paulo, porque eu, primeiro que tudo, sou paulista. Venha, pois, o estrangeiro, sr. presidente, façamos tudo quanto estiver ao nosso alcance para chamá-lo, e mais tarde teremos a restauração de nossos foros. |
AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites do século XIX. São Paulo: Annablume, 2004. p. 121.
Com este discurso, o deputado Aguiar Witaker saudou a chegada de imigrantes ao seu estado, em 1869. Da fala do deputado depreende-se a
compreensão da miscigenação como peculiaridade da formação do povo brasileiro, corroborando o mito das três raças fundadoras.
acepção racista do imigracionismo, visando a um projeto, inspirado pelos preceitos do darwinismo social, de branqueamento da população nacional.
interação harmônica e equânime entre as raças, assentando a tese da democracia racial brasileira.
indispensabilidade da imigração, decorrente do processo gradual de abolição da escravatura desde a Lei Eusébio de Queiroz (1850) até a Lei Áurea (1988).