

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A primeira tarefa do regime jacobino foi mobilizar o apoio da massa contra a dissidência dos notáveis e girondinos provincianos e preservar o já mobilizado apoio da massa dos sansculottes de Paris. Uma nova constituição, em 1793 foi proclamada.
(Eric J. Hobsbawm, A era das revoluções: Europa 1789-1848, p. 87. Adaptado)
Na Constituição francesa de 1793, é correto afirmar que havia preceitos como
o direito ao voto universal aos homens e o voto censitário para as mulheres, a restrição às médias e pequenas propriedades e fechamento das fronteiras aos estrangeiros.
a inviolabilidade da propriedade, a divisão entre a cidadania política em plena e básica e a organização das Oficinas Nacionais, que ofereciam trabalho aos mais pobres.
a devolução dos bens do clero tomados em 1789, a isenção tributária para os camponeses e os trabalhadores urbanos e o direito e a proteção aos bens dos estrangeiros.
o sufrágio universal, o direito de insurreição, trabalho ou subsistência, e – o mais significativo – a declaração oficial de que a felicidade de todos era o objetivo do governo.
a necessidade de a nova constituição passar por um plebiscito para ser aprovada, o direito francês de fazer guerras de expansão e estabelecimento o Banco da França, uma instituição pública.