Imagem de fundo

A Revolução Francesa oferece nesse campo um quadro...

A Revolução Francesa oferece nesse campo um quadro privilegiado de estudo: dividida, segundo a expressão de Georges Lefebvre, entre as duas pulsões contraditórias “do medo e da esperança”, ela se confronta com a vontade coletiva de fazer nascer um novo homem, um homem “regenerado”.

-

Michel Vovelle. A Revolução Francesa 1789-1799.

São Paulo: Editora Unesp, 2012, p. 3.

-

Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.


A

A Revolução Francesa é um movimento de caráter elitista e aristocrata, já que buscava o fim dos privilégios feudais.


B

O movimento passou por diversas fases, como a fase heroica, entre 1791 e 1796, com o predomínio dos florianistas.


C

A revolução teve seu estopim a partir da convocação dos Estados Gerais pelo rei Luís XIV, o que provocou descontentamento por parte do chamado Terceiro Estado.


D

Alguns dos grupos políticos que se formariam durante a Revolução foram os jacobinos e os girondinos, que acabariam, cada qual em um diferente momento, liderando politicamente a França durante a Revolução.