Imagem de fundo

Os cacicados Para compreender melhor as mudanças que...

Os cacicados


Para compreender melhor as mudanças que ocorreram na transição das sociedades de caçadores-coletores para as de agricultores-ceramistas, alguns estudiosos adotaram o conceito de “cacicado”. Ele surgiu de uma perspectiva evolucionista (bando-tribo-cacicado-Estado), mediante a qual se tentava compreender as sociedades antilhanas do século XIV. Como não eram sociedades “primitivas” nem tinham um Estado organizado, ficavam em uma zona indefinida. [...]


(MORAES, José Geraldo Vinci de, 2009. p. 29.)


Algumas sociedades amazônicas aparentemente teriam alguns elementos dos “cacicados” e apresentariam, dentre outras, as seguintes características:


A

Notável desenvolvimento agrícola; intensa mobilidade demográfica; estado primitivamente organizado; e, sociedade estamental.


B

Agricultura de subsistência; modo de produção asiático; instrumentalização do trabalho feminino; e, homogeneização social.


C

Sociedades complexas; civilizações hidráulicas; monocultura e mão de obra coletiva; e, estabelecimento de um poder teocrático centralizador.


D

Centro de poder regionalizado; influências religiosas e culturais ancestrais; equidade social e de produção; ausência de redes de sociabilidade.


E

Mobilização do trabalho coletivo; trabalho agrícola intensivo; divisão e especialização do trabalho; formas de prestígio social e religioso; estratificação social; e, artesanato refinado.