É INCORRETO afirmar sobre a civilização egípcia.
Imagem de fundo

É INCORRETO afirmar sobre a civilização egípcia.

É INCORRETO afirmar sobre a civilização egípcia.


A

A sociedade egípcia se dividia entre os que se apossaram das terras e aqueles que tinham apenas a força de trabalho. As melhores terras ficaram nas mãos dos mais fortes militarmente (nobreza) que, sob a proteção dos sacerdotes e dos deuses, controlavam os trabalhadores.


B

Por volta de 670 a.C., os persas, oriundos da Mesopotâmia, invadiram e conquistaram o Egito. Expulsos, um novo governo independente se instalou na cidade de Saís, no delta do Nilo.


C

No período do médio império, com o apoio da classe sacerdotal de Tebas, temerosa do poder da nobreza, uma nova dinastia passou a governar a partir dessa cidade. Restabelecida a ordem interna, a produção agrícola se expandiu por causa da ampliação de canais de irrigação. O Egito tornava-se o celeiro do Oriente Médio, rompendo seu isolamento tradicional. O comércio, interno e externo, se tornava bastante ativo, quer na bacia do Nilo, quer no Mediterrâneo.


D

O Rio Nilo favoreceu a sedentarização dos grupos humanos. O volume e a perenidade de suas águas facilitaram a abertura de canais de irrigação, ampliando as áreas cultiváveis.