Em 1982, ocorreu a primeira eleição direta para governador estadual desde 1965. Naquele ano, também houve eleições diretas para senadores, deputados, vereadores e prefeitos municipais (excetuando-se as capitais e municípios de fronteira). As eleições de 1982 foram as primeiras realizadas a partir da reinstituição do sistema pluripartidário.
(CBN. História das Eleições – Episódio 21. Disponível em: https://x.gd/t1k4E. Acesso em 18.02.2024. Adaptado)
O processo eleitoral abordado pelo fragmento foi caracterizado
pela veiculação inédita da campanha eleitoral pela televisão, em que os candidatos apresentavam suas propostas durante o horário eleitoral.
pela divisão da oposição no pleito, prejudicando a consolidação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) como força relevante no país.
pela realização das votações em dois turnos para os cargos majoritários do Executivo, que, no caso, seriam os de governadores.
pela vitória da ARENA, partido situacionista, na maior parte dos governos estaduais, municipais e na Câmara dos Deputados.
pelo voto vinculado, em que os candidatos escolhidos pelo eleitor para os cargos em disputa deveriam fazer parte de uma mesma legenda.