Imagem de fundo

Sobre a vinda da família real à colônia e o processo de independência do Brasil assinal...

Sobre a vinda da família real à colônia e o processo de independência do Brasil assinale a alternativa que corresponde aos fatos dos eventos mencionados:

A

Um dos motivos que levou a família real a vir para o Brasil decorre da ameaça inglesa de se unir a Napoleão Bonaparte para, após invadir e conquistar o país lusitano, dividir esse país pequeno, mas estratégico, e também dividir a América Portuguesa entre Ingleses e Franceses.

B

Em 1822, ocorreu um novo e crucial passo para consolidar a independência do Brasil, que, na verdade, começou a se configurar em 1808, com as medidas que fortaleceram a política do pacto colonial. Entre 1820 e 1822, as lutas dos brasileiros resultaram principalmente das tentativas portuguesas de recolonização.

C

Durante a Guerra da Independência, algumas regiões do país tentaram opor-se à emancipação, mas foram derrotadas. Os principais focos de resistência estavam localizados na Bahia, Pará, Província Cisplatina, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foram conflitos prolongados, encerrando apenas com o término do Primeiro Reinado.

D

Quanto aos acordos estabelecidos entre Portugal e Inglaterra, destaca-se o que fixou tarifas favoráveis para mercadorias importadas da Inglaterra em comparação com os produtos de outros países. Esse ato de D. João, entre outros, representou um dos elementos que favoreceriam, em um futuro próximo, o processo de independência do Brasil.

E

A Constituição promulgada em 1824 e a derrota na Guerra Cisplatina, mesmo com o apoio inglês às tropas brasileiras, foram elementos que impulsionaram a abdicação de D. Pedro I do Trono Brasileiro. Internamente, a pacificação da Confederação do Equador diminuiu a oposição ao Rei por um longo período.