Imagem de fundo

Ainda não há um consenso entre os cientistas sobre a...

Ainda não há um consenso entre os cientistas sobre a ocupação da América e a origem do homem americano. Uma das hipóteses explicativas é a “Teoria Clóvis”. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:


I. Na década de 1930, foram descobertos artefatos de pedra perto da cidade de Clóvis, no México. Essas evidências de ocupação humana datavam de 12 mil anos e eram as mais antigas encontradas até o momento.

II. A chamada “cultura Clóvis” era constituída por povos caçadores que produziam ferramentas em pedra com uma técnica complexa e possuíam traços semelhantes aos das populações asiáticas.

III. A partir da década de 1970, novas descobertas arqueológicas em outras regiões da América (incluindo o Brasil) indicavam ocupações anteriores à cultura de Clóvis, que chegavam até 14.500 anos atrás.

IV. A análise dos restos humanos encontrados nos novos sítios arqueológicos apresentou as mesmas características que identificavam as populações asiáticas, corroborando a teoria de que o homem havia chegado à América através do Estreito de Bering.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e IV.


C

Apenas II e III.


D

Apenas III e IV.


E

I, II, III e IV.