Imagem de fundo

De acordo com Hobsbawm (1996), “A Revolução Francesa é...

De acordo com Hobsbawm (1996), “A Revolução Francesa é assim a revolução do seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem, portanto, ser procuradas não meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da França”. A respeito dos fatores que desencadearam o processo revolucionário na França, em 1789, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Crise financeira motivada pela Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra, na qual disputavam territórios e o domínio comercial da região de Flandres.


B

Endividamento gerado pelo apoio à guerra de independência das Treze Colônias, na qual a França participou com o envio de soldados, armamentos e suprimentos.


C

Crise administrativa gerada em parte pela distribuição de privilégios a uma parte da sociedade francesa, o que restringia a receita do Estado.


D

Prejuízos no campo, causados por oscilações do tempo. Chuvas excessivas, repetidas secas, invernos rigorosos e tempestades comprometeram a produção agrícola entre 1787 e 1789.


E

Escassez de alimentos e situação de miséria dos camponeses que provocaram repetidas revoltas populares nos anos que antecederam a Revolução Francesa.